Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 24 de novembro de 2024

Conselhos Comunitários se reúnem com a Secretaria de Esportes de Mariana para debater sobre demandas e melhorias

Problemas com os equipamentos esportivos da cidade foram apontados pelos participantes do encontro.

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Representantes dos Conselhos Comunitários de Esportes de diversos bairros e distritos em reunião com integrantes da equipe da Secretaria de Esportes
Conselhos de diversos bairros se reuniram com a Secretaria de Esportes - Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Mariana

Nessa segunda-feira (23), a Secretaria de Esportes de Mariana promoveu reunião com líderes de conselhos comunitários esportivos do município. Os convidados aproveitaram a conversa com o novo secretário, Gustavo Gomides, para apresentar os problemas com os equipamentos de lazer e esporte e a falta de reparo em locais mais afastados da sede.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A reunião entre o poder público e os conselhos foi convocada para estreitar a relação entre esses dois atores de transformação social. O assessor técnico Wagner Flávio Ramos esteve presente e observou que o encontro serviu para a nova Secretaria tomar ciência da situação do esporte e do lazer nos distritos e bairros mais afastados de Mariana.

A gente tem uma comunidade relativamente grande, com 30 a 33 distritos, sendo muitos deles com distância de até uma hora para a sede, como Serra do Carmo, Santa Rita do Durão, Goiabeira. Por conta disso, ficamos limitados em ter acesso a eles, além de não participar do dia a dia. Então, quando existe uma organização como os conselhos, o acesso fica mais próximo, porque as demandas chegam”, relatou Wagner em entrevista à Agência Primaz.

Ver Mais

Conselhos apresentaram os problemas estruturais existentes no município

Durante a reunião foi discutida a situação precária de alguns locais esportivos, sendo apresentadas desde demandas menores, como problemas com lâmpadas, portas com trincos quebradas, vazamentos e goteiras, até questões mais sérias, como a necessidade de reforma do estádio de Cachoeira do Brumado.

Thalison Matheus Maia, representante do Conselho do Bairro Nossa Senhora Aparecida, revelou que os conselheiros colocaram em pauta uma radiografia das estruturas físicas e dificuldades dos conselhos, trazendo para debate, por exemplo, o problema da quadra poliesportiva da Cartuxa (bairro São José), que segue sem condições de uso.

Wagner Ribeiro falou à reportagem da Agência Primaz sobre os problemas na quadra e no campo mencionados pelos participantes da reunião. De acordo com ele, a instabilidade política na cidade inviabiliza que ações de grande porte sejam tomadas neste primeiro momento. Contudo, colocou como prioridade as reformas estruturais básicas, sem se esquecer das obras maiores.

Wagner Flávio Ramos, assessor técnico da Secretaria de Esportes , foi o idealizados da criação dos Conselhos Comunitários de Esportes
Wagner Flávio Ramos, assessor técnico da Secretaria de Esportes - Foto: Igor Varejano/Agência Primaz

A gente vive esse momento político que dificulta algumas coisas. Por isso que eu divido as nossas frentes de atuação entre curto, médio e longo prazo. Eu não posso fazer compromisso com um membro de um conselho desse, dizendo que vou abrir o ginásio da Cartuxa em um período x, não posso fazer isso. O que vamos fazer é seguir com as visitas in loco e levar a demanda até o chefe do executivo, porque a caneta dele é maior do que a nossa para executar as obras”, declarou.

*** Continua depois da publicidade ***

Para buscar solução para essas questões, Wagner afirmou que não vai poupar esforços no sentido de unificar as ações conjuntas com outras secretarias. Ele citou, como exemplo de possibilidade de integração, uma parceria com a secretaria de obras em Cachoeira do Brumado, visando solucionar os problemas do estádio.

Conselheiros aprovaram iniciativa da reunião

Thalison considerou que a reunião com a nova secretaria foi benéfica, pois “o secretário se colocou à disposição e apresentou caminhos e soluções. Primeiro ele nos ouviu de forma individualizada, e depois mostrou que alguns reparos já poderão ser feitos de maneira mais rápida. Já outros pontos ele precisa de apoio de outros setores da prefeitura. Avalio com bons olhos esse primeiro gesto, de chamar os conselhos para discutir”, declarou à Agência Primaz.

Outra representante de conselho convidada foi Irleth Santos Mendes, que considerou que a reunião gerou frutos, mas os problemas ainda existem. No encontro, ela apresentou os problemas do campo do Rosário, que estava com a grama alta por conta das chuvas. Nessa quarta-feira (25) a prefeitura já enviou funcionários para aparar o gramado.

Além disso, ela também relatou que solicitou ao secretário uma atenção para “a quadra, que virou uma piscina em tempo de chuva, e para a o portão da quadra do Rosário, que está caindo”. Para ela, a fiscalização dos serviços executados pela Secretaria de Esportes será constante, visando cobrar o que foi prometido e discutido no encontro dessa segunda-feira (23).

***