- Mariana
Campeonato amador de Ouro Preto retorna em fevereiro
Liga Esportiva Ouro-pretana (LEO) se prepara para a 7ª edição do Campeonato Municipal de Veteranos
- Milena Reis Silva
- Supervisão: Isabela Vilela
Compartilhe
O primeiro Campeonato Amador de 2023 será o Campeonato Municipal de Veteranos e já tem data marcada. A 7ª edição do evento vai ter a participação de atletas nascidos em 1983 ou que completem 40 anos até o dia 30 de janeiro. O campeonato terá início no próximo domingo (04) e acontece sem patrocínios, como ocorre em outros eventos, já que os próprios times pagam uma taxa, sendo esse valor utilizado para a realização do Campeonato.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A edição de 2023, vai contar com 10 equipes, divididas em duas chaves, classificando os dois primeiros para a disputa das semifinais, em dois jogos. As partidas acontecem aos sábados, a partir das 13 horas, e aos domingos, a partir das 8 horas, a princípio no Estádio Municipal Genival Alves Ramalho, conhecido como “Campo da Barra”.
A competição promove a interação de times que não são filiados à Liga, e foi incorporado no calendário pelo atual presidente, com o objetivo de proporcionar maior visibilidade. “O Campeonato de Veteranos, é saudável e vemos os veteranos com um espírito de competitividade muito bom”, ressaltou o presidente da Liga, Ronaldo da Silva, em entrevista à Agência Primaz.
Liga Esportiva Ouro-pretana (LEO)
A Liga Esportiva Ouro-pretana é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica e sem fins lucrativos, e é responsável pela organização do campeonato amador de futebol que envolve os bairros e distritos de Ouro Preto. “A liga é gerenciadora do futebol amador nesta cidade de Ouro Preto, então ela tem o objetivo de preservar a história dos times preservando a história do futebol não só na cidade, mas na região”, explica Silva à Agência Primaz.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
A equipe da Liga Ouro-pretana (LEO) é composta por um presidente, diretoria financeira, secretaria, comissões disciplinares e técnicas, que organizam cerca de 8 campeonatos anualmente, com times de Ouro Preto. Atualmente, a Liga conta com a participação de cerca de 4.500 atletas, incluindo de municípios vizinhos, como Mariana, Belo Horizonte e Ponte Nova.
Esses campeonatos contam com diversas categorias, sendo elas a Sub-11, para atletas de 10 e 11 anos; Sub-13, para atletas de 12 e 13 anos; e Sub-15, para atletas de 14 e 15 anos, além de campeonatos adultos da primeira e segunda divisões e dois campeonatos de veteranos. De acordo com o presidente, a Liga está com o objetivo de criar uma competição de futebol feminino. “Estamos tentando incrementar o futebol feminino, que realizamos um campeonato há muitos anos atrás, mas não foi um campeonato para valer, mas vamos tentar e fazer um Ouro Preto feminino”.
A LEO possui 40 clubes filiados, entre eles os mais antigos da cidade, como o Guarani Esporte Clube, fundado em 1937, e o Esporte Clube Tabajaras, fundado em 1945.
Atualmente, a maior parceira de investimentos da Liga é a Prefeitura de Ouro Preto, mas a instituição busca patrocínios de empresas locais durante as competições, já que o valor recebido pelo executivo municipal é destinado às premiações. “O patrocínio é mais para uma final ou um jogo específico. No ano passado a gente diversificou com televisão, com YouTube, então esse ano a gente conseguiu patrocínios para realizar a transmissão”, explicou Silva.
Os times filiados à liga também recebem um repasse da Prefeitura para se organizarem para os campeonatos, porém esse valor ainda não é suficiente para o investimento nos jogos. “O valor repassado é muito aquém do que temos de gastos para promover um grande espetáculo”, ressalta Magalhães.
Jogador da várzea da Região dos Inconfidentes negocia com o América mineiro
David Braga (21), nasceu em Itabirito, e vestiu a camisa de diversos times do futebol amador da Região dos Inconfidentes, como o São Caetanense, Oito de dezembro, São Cristóvão, CAC, Treze de Maio e Penãrol. Começou a carreira atuando nos campos amadores de Itabirito, Mariana e Ouro Preto, se tornando um dos principais destaques da região. Atualmente David Braga é jogador do time paulista Desportivo Brasil e nos últimos meses se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcando 3 gols em 6 jogos.
Para o atleta, o Campeonato Amador Ouro-pretano é a chave para muitos atletas da região chegarem a times profissionais. “O Campeonato de Ouro Preto, com certeza, é um dos mais disputados da região, junto com o Regional dos Inconfidentes, por isso dá muita visibilidade para atletas que ainda sonham em chegar no profissional”, salienta David à reportagem Agência Primaz.
Além da grande visibilidade, o Campeonato Amador traz um sentimento de carinho pela comunidade ouro-pretana e, mesmo não atuando mais na cidade, o atleta relata que tem um carinho muito grande por esse evento. “Significa muito para mim, foi onde tudo começou. Mesmo de longe, sempre acompanho meus amigos por causa da paixão pelo amador”, afirma David Braga.
O jornalista Venê Casagrande divulgou, em 19 de janeiro, a contratação do atacante até o final do Campeonato Mineiro de 2023, e ele já está realizando exames médicos em Belo Horizonte. O atleta informou à reportagem da Agência Primaz que ainda não pode dar detalhes sobre a contratação.
*** Continua depois da publicidade ***
A importância do campeonato amador para os ouro-pretanos
O futebol amador, também conhecido como futebol de várzea, é a prática de atletas e clubes não profissionalizados, formados dentro de comunidades, bairros e regiões. Essa modalidade esportiva está fortemente enraizada na cidade e distritos de Ouro Preto, sendo a Liga Ouro-pretana responsável pela organização de campeonatos amadores. As partidas são eventos importantes para os moradores locais, os times contam com grandes torcidas ativas no campo e suas histórias são passadas de gerações em gerações.
Os campeonatos amadores acontecem no decorrer do ano em Ouro Preto, e têm o objetivo de incentivar o esporte na cidade, a socialização, integração entre atletas e torcedores de diferentes bairros e distritos. Além disso, fomentam a economia e dão visibilidade a atletas para subirem para o profissional, como é o caso de jogadores da Região dos Inconfidentes que se destacaram no futebol de várzea e, atualmente, estão em clubes profissionais. Como exemplo de sucesso, o volante Foguinho, do distrito de Santo Antônio do Salto, já passou por times como Cruzeiro, Chapecoense, Botafogo, Avaí e, recentemente, fechou contrato com uma equipe do Japão.
Em entrevista à Agência Primaz, Danilo Magalhães, presidente do Guarani Esporte Clube, ressaltou a importância desses eventos esportivos no município. “É um campeonato muito importante para nós ouro-pretanos, pois é quando conseguimos ter um esporte em mais alto nível em nossa região”.
A comunidade ouro-pretana participa ativamente dos eventos esportivos, principalmente em partidas importantes. “Sempre que temos bons jogos os campos ficam bem movimentados, em especial nos jogos do Guarani onde temos uma torcida grande e apaixonada pelo clube”, relata Danilo Magalhães.