Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Abertura do Ano Letivo de 2023 reúne profissionais da educação de Mariana

Evento contou com a participação do atual Prefeito de Mariana, Edson Agostinho Carneiro, além de professores, diretores e pedagogos do município.

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Bloquinhos e canetas distribuídos aos participantes do evento de abertura do ano letivo
Bloquinhos de notas e canetas foram entregues aos participantes do evento. - Foto: Daisy Pereira/Agência Primaz

Mais um ano que começa e mais aprendizados nos aguardam!”. Essa frase estampada no bloquinho de notas que foi distribuído na Abertura do Ano Letivo de 2023 define os objetivos centrais do evento que aconteceu nessa quarta-feira (01), na Arena Mariana, e que contou com a participação de professores, diretores, pedagogos e membros dos poderes Executivo e Legislativo da região. A cerimônia de abertura foi realizada pela Prefeitura de Mariana em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e marcou o retorno das atividades pedagógicas das escolas públicas, que acontece nesta segunda-feira (6) em todo o município.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A proposta principal do encontro foi trazer motivação, acolhimento e alinhar expectativas junto ao corpo docente da rede de ensino municipal. A volta às aulas acontece após dois anos de pandemia causada pela Covid-19, o quê, para o Prefeito de Mariana, é um momento de grande desafio. “Ainda temos que recuperar os danos causados pelo período que vivemos no isolamento social, que causou grandes prejuízos ao ensino. Mas temos esperança que com o trabalho incessante dos educadores, teremos melhorias constantes”, afirmou o prefeito interino em seu discurso de abertura.

Evento de abertura do ano letivo foi realizado na Arena Mariana, com presença de profissicionais da educação municipal
Professores, diretores e pedagogos enchem a Arena Mariana - Foto: Daisy Pereira/Agência Primaz

Ver Mais

O evento contou com palestras motivacionais, da Consultora Acadêmica da Pearson, Danielle de Lima Fonseca e do Mestre da Educação Vitor De-Lazzari Bicalho, que tiveram como objetivo ressaltar a importância da educação infantil para construção de memórias como ferramenta pedagógica e acolhimento escolar.

Vitor De-Lazzari Bicalho, durante palestra motivacional no evento de abertura do ano letivo
Vitor De-Lazzari Bicalho, Mestre em Educação, destacou a importância do acolhimento escolar em palestra no evento. - Foto: Daisy Pereira/Agência Primaz

Para a diretora do CMEI Tia Elza, Denise Tavares Martins, a volta às aulas é um momento de extrema importância para os pequenos se relacionarem com outros alunos após o distanciamento. “Aos poucos nossa vida vai voltando ao normal e para nossas crianças, que voltam para os CMEI’s, o contato com os colegas, professores e monitores nunca foi tão importante e necessário quanto neste cenário de pós-pandemia. Esse retorno ainda mais efetivo de nossas atividades traz novos sonhos e nos dá forças”, disse Denise em entrevista à Agência Primaz.

Denise Tavares Martins, diretora do CMEI Tia Elza
Denise Tavares Martins, diretora do CMEI Tia Elza, falou sobre a importância da abertura do ano letivo. - Foto: Daisy Pereira/Agência Primaz

Condições das escolas e materiais escolares

Nos últimos meses a Secretaria de Educação realizou uma série de reformas nas instituições públicas municipais de ensino. Em agosto de 2022, entregou o Espaço do Tempo Integral da Escola Municipal Almiro Germano Cota e, em setembro, concluiu a reforma completa do Centro Municipal de Educação Infantil Danielle Cristina, em Passagem de Mariana. Porém, algumas reformas ainda não foram concluídas, gerando preocupação na população. Para a atual secretária de educação, Elizete Fernandes dos Santos, mesmo as escolas que ainda não foram contempladas estão em plenas condições para receberem estudantes. “Algumas escolas acabaram ficando em débito, as demandas foram muitas, mas todas estão em condições para que os alunos possam frequentar. Nos preocupamos com o ambiente escolar e todos estão de acordo para receber nossos alunos no dia 6 de fevereiro”, afirmou Elizete.

Elizete ressaltou também que a distribuição de materiais escolares vai ser realizada conforme os anos anteriores: “Os materiais escolares serão disponibilizados, a princípio, serão entregues os kits escolares dos estoques das escolas e depois novos kits vão ser distribuídos, mantendo a política da cidade de entrega de material a todos”.

De acordo com a secretária de Educação, haverá transporte escolar para as crianças moradoras dos distritos: “A Secretaria de Transporte já providenciou os veículos para os alunos dos distritos e calculou as rotas para continuar com o transporte escolar para que todos os estudantes sejam atendidos e possam estudar”, garantiu.

*** Continua depois da publicidade ***

Secretária Municipal de Educação discursa na abertura do ano letivo
Elizete dos Santos, Secretária de Educação, destacou a importância da volta às aulas nas escolas municipais. - Foto: Daisy Pereira/Agência Primaz

Planos da nova gestão da Secretaria de Educação para 2023

O início do ano letivo anima não só os alunos, mas também os professores, diretores e pedagogos, que aguardam o período coma expectativa de que será um momento de muito aprendizado e troca com seus alunos. A diretora do CMEI Tia Elza, Denise Tavares, expressou sua animação e ansiedade para o dia 6 de fevereiro: “Quanta expectativa temos em relação ao primeiro dia de aula. Em como a criança vai reagir ao novo ambiente, como os pais vão se sentir nesse momento que para muitos é o primeiro separados dos filhos. São muitas experiências novas e para as famílias das crianças que vão para os CMEI’s tudo é muito novo. Nós, profissionais da educação, preparamos tudo com muita dedicação e comprometimento para termos mais um ano de muitas realizações”, afirmou Denise.

***