- Mariana
Secretário detalha preparativos para o Carnaval 2023
Integração entre setores, pouco tempo de preparação e questões financeiras foram fatores predominantes do processo.
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Nessa quarta-feira (08) a reportagem da Agência Primaz foi recebida por Pedro Henrique da Paixão Sousa, responsável pela Secretária de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer, há pouco mais de 30 dias, acompanhado por Marlon Figueiredo (Planejamento), Marta Guido (Segurança Pública), Magalhães (Guarda Municipal), Rodolfo Pereira (Fiscalização de Posturas) e dos assessores Wandrey (Cultura) e Marcella Pontes (Comunicação). No encontro foram esclarecidos os detalhes relacionados aos preparativos para o Carnaval de 2023 e apresentadas algumas ideias que devem ser implementadas ao longo do ano, já pensando na edição do próximo ano.
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“É um prazer estar nessa manhã podendo falar com a Agência Primaz a respeito do Carnaval de 2023. Tudo está sendo preparado com muito carinho, muito zelo e muita responsabilidade, para entregar à população de Mariana um Carnaval de qualidade” (Pedro Sousa, Secretário de Patrimônio Histórico, Cultura Turismo e Lazer de Mariana)
Cadastramento de artistas para o Carnaval 2023
Agência Primaz: Quais as principais dificuldades, além do fator tempo, para a montagem da programação do Carnaval de 2023? Como foi o processo de cadastramento de artistas para as apresentações?
Pedro Sousa: É importante mencionar a questão do tempo. O tempo, realmente, estava em nosso desfavor, haja vista a proximidade do carnaval e a data de nossa entrada aqui na secretaria. Bom, quando falamos em processo de cadastramento de artistas, é importante a gente ressaltar que nem todas as pessoas tem a informação da parte burocrática que é esse processo entre a administração pública e o prestador de serviço. Então, por exemplo, ainda que você passe uma receita de bolo para o artista, nem todos eles têm essa assessoria que possa entregar toda a documentação correta. Então, além do tempo, nós tivemos essas questões com relação a documentação que dificultou também o fechamento dessa apresentação [da programação].
Seguindo o fluxo comum, esses documentos vêm para a Secretaria de Cultura, que encaminha para a Secretaria de Planejamento, para posteriormente passar para a Procuradoria, Controladoria, etc. Mas esse processo de documentação ele é muito moroso, né? Haja vista também, vale ressaltar, que nós fizemos um cadastramento aberto para todos esses artistas. Então, dos artistas que foram pré-selecionados, que tiveram sua documentação com um parecer positivo, nós tivemos que analisar todas as outras também, para um possível deferimento. Então, questão fator tempo e fator documentação foram peças importantes aí nesse processo.
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Prorrogação do cadastramento dos blocos
Agência Primaz: Por que foi necessária a prorrogação do prazo de cadastramento dos blocos?
Pedro Sousa: Na verdade, houve a prorrogação, de fato, no período de cadastramento dos blocos. Os dos artistas seguiu um período normal, mas o dos blocos nós prorrogamos até o dia 20 de janeiro. Com relação aos artistas não houve prorrogação, foi justamente esse período, e foi um período que nós tivemos um volume até considerável de adesão desse cadastro.
Então, com relação ao cadastramento dos blocos, até em conversa com o Prefeito, nós identificamos que, no ano de 2020, nós tivemos algo em torno de 19 blocos no Carnaval de Mariana. Aí, na primeira semana de cadastramento, nós tínhamos apenas dois blocos, e a gente entende que é o retorno de fato, né? Essas agremiações, elas nem existem mais, né? É uma possibilidade. Então, em conversa aqui, nós entendemos estender o prazo para que, de repente, tenha mais adesão.
Você pode observar aí que nós temos aí hoje, que já está definida a programação com Bloco Cerejeira, Bloco Tubalokos, Bloco Cascalheira, Bloco Amarelo e a Banda dos Farrapos. Mas, lá atrás, quando nós fizemos esse processo de cadastramento, nós identificamos essa queda no número de blocos. Então a nossa intenção em prorrogar esse prazo era aumentar esse número de blocos, para que abrilhantasse ainda mais o nosso Carnaval. De fato, fechou somente nesses blocos mesmo e eu tenho certeza que farão um belo desfile.
Ausência das escolas de samba no Carnaval 2023
Agência Primaz: Especificamente em relação às escolas de samba, por que elas não figuram na programação do Carnaval, como nos anos anteriores à pandemia?
Pedro Sousa: Com relação as escolas, eu volto sempre a frisar a questão do nosso tempo, né? Da nossa vinda aqui para a secretaria. Nós assumimos dia 05 [de janeiro] e, desde que assumimos, iniciamos todo esse processo, as tratativas e as conversas com as agremiações. Mas o fator tempo, de fato, ele pesou muito na decisão das escolas, até porque a maioria delas, por exemplo, não tem sua sede própria ainda né? Então, isso é um processo também, é um fator de peso para a decisão das escolas, entre outras particularidades que algumas escolas tiveram especificamente esse ano de 2023.
O questionamento das escolas foi a questão do tempo, a questão do espaço mesmo para que pudessem angariar seus próprios recursos e nós, enquanto secretaria, assumimos esse desafio de pós-carnaval, iniciar esse diálogo com as agremiações para que nós possamos, em 2024 ter o retorno de todas as agremiações. O que nós fizemos foi iniciar os diálogos com as escolas e já protocolar o projeto de lei autorizativo na Câmara, para que, quando as escolas já tivessem sido definidas, esse recurso já estivesse disponível. Tudo isso para tentar ganhar tempo nesse processo, para que não ocorresse o prejuízo aqui agora, na hora do carnaval.
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De fato, nós sabemos que os integrantes das escolas são pessoas que têm também as suas atribuições diárias, seus trabalhos eventuais, e que doam o seu tempo pós-horário administrativo, para poder fazer a confecção das alegorias, né? E todo esse processo, o tempo, ele é um fator que realmente pesou muito aí para as escolas.
Capacitação e fiscalização dos ambulantes
Agência Primaz: Como foi feita a capacitação dos ambulantes e como está sendo estruturada a fiscalização?
Pedro Sousa: Acho importante ressaltar que a gente tem trabalhado com muita responsabilidade, até pensando na segurança dos nossos foliões. E aí já agradeço novamente a Secretaria de Segurança Pública, na pessoa da Marta, que está aqui também presente, tem acompanhado todo esse processo, assim como as outras pastas têm nos dado todo esse auxílio. Mas em especial a questão desse curso, após finalizarmos esse cadastramento dos ambulantes, dos trailers, das barracas, dos feirantes, nós encaminhamos todos esses processos à fiscalização de posturas para que desse seguimento ao processo.
O Rodolfo vai pontuar aqui muito bem como foi feito esse elo com a Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária para que pudesse capacitá-los no sentido da emissão dessa licença, desse certificado e com todas as orientações necessárias para a comercialização desses produtos aqui no nosso Carnaval.
Rodolfo Pereira: A fiscalização [de posturas], juntamente com a Secretaria de Turismo, ela fez esse trabalho de pré-cadastro que nunca foi feito aqui. Nós tivemos 74 cadastros, e a gente estipulou algumas medidas que seriam um cadastro por núcleo familiar, por endereço, e a pessoa poderia fazer por uma modalidade. Diante a documentação reduziu-se para 60 pessoas que vão trabalhar sendo 19 barracas, 29 ambulantes e 10 credenciadas.
Essas pessoas passaram pelo curso de manipulação e produção de alimentos. É muito importante as pessoas terem consciência, por exemplo, que se você está na barraca, a pessoa que está com dinheiro não pode pegar na alimentação, tem que usar vestimenta apropriada, etc. Então, nessa vigilância, a fiscalização vai tentar atuar da melhor forma possível, junto com a guarda municipal, com a Polícia Militar. E também a gente pede muito o apoio da imprensa na questão do vasilhame de vidro, que é um risco, e que a gente já teve algum episódio ruim na cidade.
Arrecadação municipal, integração dos setores e decoração carnavalesca
Agência Primaz: É importante registrar aqui o trabalho conjunto que vem sendo feito, de integração de todos os setores da administração, em relação aos preparativos do Carnaval, incluindo uma série de reuniões que vem sendo realizadas e divulgadas, buscando esse alinhamento das diferentes secretarias. Mas uma questão vem sendo bastante discutida na cidade, que é relativa à queda da arrecadação municipal. Como é que esse problema afeta, ou tem influenciado a realização do Carnaval? E como está sendo programada a questão da decoração das ruas e praças?
Pedro Sousa: A questão da ornamentação, a proposta da Secretaria de Cultura foi ornamentar nos mesmos moldes que foram, por exemplo, no último carnaval, de 2020. Nós teremos ornamentação na rua Frei Durão, na rua Dom Viçoso, na rua Travessa João Pinheiro, na Praça da Sé e também na praça o Terminal Turístico. E teremos também uma intervenção da AMAP, a Associação Maranhense de Artistas Plásticos aqui da nossa cidade. Estão fazendo um trabalho muito bonito, deixando o nosso Carnaval ainda mais belo.
Com relação a esse cronograma, nós já tivemos anuência do Conselho de Patrimônio, já oficiamos também ao IPHAN, ainda estamos nesse processo de entrega dessas ART’s [Anotação de Responsabilidade Técnica], por exemplo, na parte de sonorização, ela ainda está nesse processo, nós não temos ainda em mãos essas ART’s para que a gente possa enviar para o IPHAN, mas está bem adiantado, para que a gente possa dar início a todo esse processo de montagem. Algo que eu tenho aí a certeza que se resolva ainda essa semana.
Marlon Figueiredo: Em relação a essa questão da queda de arrecadação do município, a Secretaria de Cultura teve uma atitude do meu ponto de vista, enquanto Secretário de Planejamento, uma atitude exemplar. Quando eu digo exemplar, eu estou dizendo a ser seguida por todas as outras secretarias. Todo mundo está esperando um Carnaval muito grande e todo mundo está esperando um retorno de uma festa muito esperada, sem ter acontecido durante os últimos dois anos. E logo nesse primeiro evento, a Secretaria de Cultura já entendeu a importância de a gente contingenciar algumas despesas para poder já equacionar as contas no primeiro mês do exercício.
A gente sabe muito bem que o exercício financeiro é de janeiro a dezembro. Então o município teria que fazer esse dever de casa dentro desse período de doze meses. Como o município já verificou uma queda de arrecadação especificamente pontual da CFEM, agora no mês de janeiro, inclusive já começou a se movimentar, com a anuência do nosso prefeito que também teve essa sabedoria de entender que, em que pese o caráter de interinidade do governo dele, ele entendeu a necessidade, e a Secretaria de Cultura já está contingenciando algo em torno de trezentos quatrocentos mil reais, em relação ao orçamento projetado para esse Carnaval.
Mas, essa questão da queda de arrecadação, está tendo muito rumor a respeito disso, criando uma situação assim muito fora da realidade. Caiu a arrecadação do CFEM? Caiu de um mês para o outro, de dezembro para janeiro caiu R$5 milhões de reais. Só que outras fontes de receitas também tiveram arrecadações muito melhores. Por exemplo, está aí o ICMS que arrecadou muito acima do projetado. Então a gente acaba por equilibrar essas contas desde já. O nosso foco maior não é tão somente contingenciar por contingenciar. É contingenciar agora, logo no primeiro mês, para o município ter a capacidade de investimento, tão logo retome os números da CFEM.
A gente fez essa pesquisa junto à Vale, alinhamos bem essa conversa junto à Vale, e o nosso diagnóstico de tudo isso foi que a queda de arrecadação decorre do período chuvoso, considerado entre os meses de outubro e março. Então, teve uma queda de arrecadação em virtude da queda de produção. A produção da Vale retomando, a tendência é de aumento da arrecadação da CEFEM.
O fato já é esperado, porque o minério de ferro já esteve, no dia 1º de novembro de 2022, a 80 dólares, hoje ele está em 124 dólares a tonelada. Então, além do aumento do preço do minério de ferro no mercado internacional, a gente ainda tem esse benefício de ter uma empresa que vai começar a produzir agora, que é a Cedro, além da Vale retomar as atividades normais após o período chuvoso.
Então, é um ato de cautela, é um ato de responsabilidade, não é um ato assim de extrema necessidade. Por isso que eu estou dizendo, desde o início, é um exemplo que a Secretaria de Cultura colocou para todos as demais unidades sobre como fazer gestão pública.
Funcionamento do sanitário público
Agência Primaz: Chegou ao nosso conhecimento que o banheiro público ao lado do Cine Theatro Municipal tem funcionado apenas até 22h, inclusive nos finais de semana. Como esse problema será enfrentado no Carnaval, inclusive quanto à ação para inibir o uso das ruas do entorno do Jardim, e de ouros locais de concentração de pessoas no Carnaval, como banheiro público? E quanto às reclamações ocorridas por ocasião da montagem e desmontagem das estruturas do Natal de Luz? Como esses inconvenientes vão ser contornados para a montagem da decoração e sonorização do Carnaval?
Pedro Sousa: Com relação ao banheiro público lá, e à questão de complementação com banheiros químicos, quando eu assumi nós identificamos que as servidoras que ali atuavam estendiam ali o seu horário até zero hora em períodos de final de semana.
Feito aqui esse reconhecimento da carga horária, eu entendi, em conversa até com o prefeito, que nós precisaríamos fazer algumas reformas administrativas no horário dessas servidoras. Então, hoje, o horário ficou de 9 às 22, mas nesse período especificamente do Carnaval nós teremos os banheiros públicos e os banheiros químicos posicionados na parte superior do jardim. Então, são 12 banheiros à esquerda, femininos, e 12 à direita, nas duas extremidades, próximo ao Rancho da Praça e ao Palácio dos Bispos, para tentar oferecer condições minimamente dignas à população, mas também para que não ocorram fatos como esses [utilização das ruas do entorno do Jardim como banheiro].
Além disso, a gente tem conversado e já fizemos esse pedido ao Departamento de Elétrica para reforçar a iluminação em alguns pontos mais escuros e com pouca visibilidade, até para colaborar com o trabalho da segurança pública, no sentido até de inibir essas questões.
Com relação ao cronograma de montagem, realmente chegou para mim que houve esses questionamentos na desmobilização do processo Natal de Luz, quando eu estava aqui há apenas quatro dias. Já cheguei nesse processo, e a intenção era justamente aproveitar essa estrutura que já existia do Natal de luz para poder colocar a ornamentação do Carnaval. Mas, quando nós tentamos iniciar essa conversa, já tinha esse cronograma de desmobilização. O que nós estamos fazendo no Carnaval é um diálogo com a Secretaria de Segurança Pública e com a Comunicação da Prefeitura, aqui representada pela Marcella Pontes, para a emissão de avisos aos moradores do entorno das ruas que serão ornamentadas e que vão sofrer essas alterações. Para que os moradores recebam essa informação previamente e possam se programar, no seu ir e vir ali, seus carros, e esse processo de deslocamento, até com relação ao horário.
Então hoje nós estamos tentando fazer dessa forma para que as pessoas tenham ciência, né? Não sei se a palavra antecedência ainda cabe hoje, mas dentro da nossa realidade, poder levar aos moradores e comerciantes o mínimo de programação.
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Capitã Marta Guido: Eu costumo dizer que cada evento, embora a gente tenha a experiência de vários carnavais que a gente já passou aqui em Mariana, cada evento é único. Ele nos traz novidades, e esse evento de Carnaval de 2023 nos traz ainda a expectativa dessa ansiedade das pessoas.
Tem dois anos que não acontece o evento, então ele nos traz essa expectativa de como que as pessoas vão lidar com isso O Carnaval já é uma festa intensa, e com a retomada, depois de dois anos sem a festa, a gente está com essa expectativa. Estamos sim montando um esquema de segurança, a Secretaria de Segurança Pública abarca setores importantes como a Guarda Civil, o Departamento de Trânsito e a Fiscalização de Posturas. Estamos, desde quando o Pedro começou essa empreitada à frente da Secretaria de Cultura, num alinhamento bem constante, porque se depender de reunião de alinhamento esse Carnaval vai ser nota mil.
Mas a gente tem essa preocupação até mesmo por causa da expectativa das pessoas e de tudo que essa instabilidade política gera. Somos novos nas pastas, então a gente está com esse dever moral. Com relação a esse uso, por algumas pessoas, das ruas como banheiro público, infelizmente nem a Polícia Militar, nem a Guarda Civil consegue dar educação às pessoas, né? Eu costumo dizer, e sou muito sincera em relação a isso, o que a gente tenta é amenizar isso. Então vai ser feito um trabalho nessas ruas que a gente já sabe que as pessoas usam, principalmente ali naquela descidinha ali do Jardim, na rua Salomão Ibrahim. A gente sabe que as pessoas ali sofrem com isso, e também aquelas ruas ali que sobem do Jardim. Então a gente tem essa consciência, só que, mais do que uma ação efetiva da Guarda Civil e da Polícia Militar, a gente precisa ter a educação das pessoas, a gente tem que contar com isso, que a pessoa priorize o uso de dos banheiros químicos que vão ser disponibilizados, e o banheiro público, lá no Theatro Municipal, que também nesse período vai ser disponibilizado em certos horários.
A gente já tem essa experiência, não é de hoje que isso acontece, infelizmente. A gente pode pôr um banheiro químico para cada folião, que mesmo assim vai ter aquela pessoa que vai usar as ruas. Mas, em parceria também com o Setor de Obras da prefeitura, na parte de iluminação pública, a gente vai estar iluminando esses locais, porque o local melhor iluminado ele proporciona a dificuldade para as pessoas cometerem esse tipo de fato de ilícito., como já a gente já tenta fazer, principalmente nesses horários noturnos, o policiamento com moto e a pé mesmo.
E também pedir a colaboração das pessoas, porque isso perpassa a educação, e a educação vem de berço. É uma situação difícil, mas a gente vai tentar, vai ter o reforço do policiamento em parceria com a Polícia Militar, que também vai receber um reforço. Nós já somos bem experientes nessa questão de organização da parte da segurança, no último carnaval a segurança foi um dos quesitos mais bem avaliados. Então, a gente está procurando fazer tudo, até mesmo para que o Carnaval de Mariana seja um dos mais seguros de Minas Gerais.
Antecipação dos preparativos para 2024
Agência Primaz: Voltando à questão das escolas de samba, qual é o planejamento da Secretaria, ao longo deste ano, para tentar garantir a participação delas em 2024?
Pedro Sousa: O nosso objetivo aqui, até o encaminhamento tirado da reunião com as próprias agremiações, é que elas possam também ter espaço dentro do calendário oficial do município para que possam ganhar seus próprios recursos. Eu acredito que nós devemos, enquanto poder público, e aí especificamente como Secretário de Cultura, é iniciar esses diálogos até o início do segundo semestre, para que se tenha uma tranquilidade em relação ao Carnaval, que precisa ser pensado com bastante antecedência. Nós estamos falando aí da maior festa popular do nosso país, né?
Então, eu costumo dizer que é um desafio, talvez algo novo, mas nós precisamos iniciar, independente de ser Pedro Souza ou qualquer outro secretário. Enquanto estivermos à frente da pasta, iniciaremos essa conversa após o Carnaval, mas não somente sobre o Carnaval de 2024, mas dentro do calendário [de 2023], trabalhar dentro do calendário oficial com os nossos distritos, entidades, com os nossos movimentos aqui da nossa cidade, para que nós tenhamos uma programação e que nenhum setor, ou nenhuma festividade, nenhum evento, dentro do nosso calendário, fique desguarnecido por fator tempo.
Lembrando que, da mesma forma que estamos trabalhando agora, continuaremos com muita responsabilidade. Se tiver que contingenciar, vamos contingenciar. Se tiver que tomar mais medidas responsáveis, iremos tomar porque o interesse maior é da nossa população marianense.
Agência Primaz: Qual é a mensagem final da Secretaria à população marianense, em relação ao Carnaval 2023?
Pedro Sousa: Gostaria, mais uma vez, de agradecer a disponibilidade, a atenção e o zelo da Agência Primaz com o Carnaval e com a secretaria. Quero dizer a proposta é de entregar um Carnaval de qualidade à população. Eu costumo dizer que, mais do que o nosso dever, enquanto servidor público, é também nosso dever moral, depois de quase três anos de pandemia.
A população merece um Carnaval de qualidade, um carnaval seguro, onde a população e os nossos turistas possam vir para o nosso circuito aqui do Centro Histórico e se divertir, relembrar músicas que marcaram época como as marchinhas, entre outros gêneros.
E, ainda, gostaria de colocar a Secretaria à disposição de todos e todas. Artistas, população, agremiações, entidades, para que nós possamos consolidar ainda mais a nossa cultura, fomentar ainda mais o turismo na nossa cidade, não somente no período do Carnaval, mas durante todo o ano.
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Confira a programação do Carnaval 2023 em Mariana:
16/02 (QUINTA-FEIRA): ABERTURA CARNAVAL 2023 (FEIRA NOTURNA)
Praça dos Ferroviários
19h: Cortejo Zé Pereira da Chácara, Incrível Banda, Bloconeco e Bloco do Cria – Percurso: saindo da Prefeitura Municipal em direção à Praça dos Ferroviários
20h30: Abertura Oficial do Carnaval
21h: Banda Vilodum
17/02 (SEXTA-FEIRA)
Praça Gomes Freire (Jardim)
19h: Yasmin Mello (Show Infantil)
20h: Incrível Banda
22h: Grupo Sorriso
Praça da Sé
18h: Missa
19h30: João Fernandes
21h: Banda Quixote
23h: DJ Lobba
Praça Tancredo Neves (Terminal Turístico)
20h: Sabor do Samba
21h30: FunSax
22h10: Negão do Piseiro
00h: DJ Lipe Andrade
Praça Dom Benevides
20h: Cortejo do Zé Pereira e Charanga Oi’tô Tonto
18/02 (SÁBADO)
Praça Gomes Freire (Jardim)
12h: Som mecânico
13h às 15h: Carnaval Infantil com Máquina de Brincar (Osquindô)
16h: Karla Morais Para Crianças
17h30: DJ Osupa
19h: Doce Trapaça
21h: Incrível Banda
23h: DJ Pátrida
Praça da Sé
13h: Tony Primo e Banda
15h: Erika Curtiss e o Samba de Sobra
17h: Trio Chinelado
19h: Missa
21h: Deitando o Cabelo (Fernando Costa)
Praça Tancredo Neves (Terminal Turístico)
18h: Banda Brilho
19h: Na Pegada
20h30h: Marcelo Oliveira
22h: Profisamba
00h: Uai Sô (Pavahot)
Rua Wenceslau Braz
14h: Concentração do Bloco dos Farrapos
17h: Saída do Bloco dos Farrapos
19/02 (DOMINGO)
Praça Gomes Freire (Jardim)
12h: Som mecânico
14h às 16h: Carnaval Infantil com Máquina de Brincar (Lunática)
17h: Som mecânico
18h: Missa
21h: Só Pagode
23h: Grupo Sorriso
Praça da Sé
13h: Banda Decisão
15h: Chegada + Intervenção Palhaço Furreca
17h: Pedro Chagas (Trio Folia)
19h30: Missa
21h: Baião Gaveteiro
Praça Tancredo Neves (Terminal Turístico)
16h: Na Pegada
17h: Saída Cortejo Bloco Cerejeira
17h30: Saída Bloco do CRIA
19h: Trio Chinelado
22h: Banda Candonguêro
00h: DJ Lipe Andrade
Praça Dom Benevides
15h: Cortejo Palhaço Furreca
16h: Cortejo Bloconeco e Incrível Banda
19h: Cortejo Bloco Tubaloucos e Charanga Oi’Tô Tonto
20h: Cortejo do Zé Pereira da Chácara e Charanga Oi’Tô Tonto
20/02 (SEGUNDA-FEIRA)
Praça Gomes Freire (Jardim)
14h: Karla Moraes Para Crianças
16h: Samba no Pé de Moleque – Circovolante
18h: Só Pagode
20h: Banda Candonguêro
22h: Banda Quixote
Praça da Sé
13h: João Fernandes
15h: Pedro Chagas (Trio Folia)
17h: Baião Gaveteiro
19h: Tony Primo e Banda
21h: Profisamba
Praça Tancredo Neves (Terminal Turístico)
16h: Banda Abahdá
18h: Nathália Nunes
19h30: Na Pegada
22h: Negão do Piseiro
00h: DJ VH
Rua Wenceslau Braz
14h: Concentração Bloco dos Farrapos
17h: Saída Bloco dos Farrapos
21/02 (TERÇA-FEIRA)
Praça Gomes Freire (Jardim)
13h: Som mecânico
15h: Samba no Pé de Moleque – Circovolante
17h: FunSax
18h30: MISSA
19h30: Yasmin Mello (Infantil)
21h: Deitando o Cabelo (Fernando Costa)
23h: Erika Curtiss e o Samba de Sobra
Praça da Sé
13h: DJ Lobba
15h: DJ Pátrida
17h: Sabor do Samba
18h30: Missa
21h: Los Gregórios
Praça Tancredo Neves (Terminal Turístico)
18h: DJ VH
20h: Doce Trapaça
22h: Uai Sô (Pavahot)
00h: Nathalia Nunes
Praça Dom Benevides
14h: Cortejo Bloconeco e Incrível Banda
16h: Cortejo Palhaço Furreca
17h: Cortejo Bloco Cascalheiras
20h: Cortejo Bloco do Zé Pereira e Charanga Oi’Tô Tonto