Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Abertura do Carnaval de Ouro Preto leva foliões de volta às ruas

Primeiro dia de folia teve apresentação de 4 blocos tradicionais e solenidade oficial

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Multidão, diante da Igreja do Rosário, acompanha os blocos que desfilaram na abertura do Carnaval de Ouro Preto
Carnaval Imperial 2023 é o tema da folia ouro-pretana- Foto: Milena Reis Silva

Teve início oficialmente, na noite desta quinta-feira (16), o Carnaval Imperial 2023, em Ouro Preto. Apesar da chuva que dispersou os foliões durante a solenidade de abertura do evento, centenas de pessoas tomaram as ladeiras da cidade histórica atrás de blocos tradicionais, que não desfilavam desde 2020. A festa continua até a próxima terça-feira (21) e, na Quarta-feira de Cinzas, o Carnaval 2023 se encerra com a apuração das escolas de samba do município.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

De acordo com a Polícia Militar, o bloco Vermelho i Branco, que fechou a primeira noite de carnaval, foi acompanhado por cerca de 3 mil pessoas. Além dele, os blocos Os Conspirados, Zé Pereira do Club dos Lacaios e Gatas e Gatões, também fizeram parte da noite de estreia do carnaval 2023.

Os Conspirados assumem as ladeiras ouro-pretanas

O bloco Ow Conspirados foi o primeiro a desfilar na abertura do Carnaval de Ouro Preto
O Bloco Os Conspirados surgiu no ano 2000 com a proposta de promover a solidariedade e igualdade de todos- Foto: Warley Josafá

Com o lema “Libertas que será tão bom”, o bloco Os Conspirados foi o primeiro a sair na quinta-feira de carnaval, partindo da Praça Tiradentes. Formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), os foliões seguiram pelas ruas do centro de Ouro Preto, acompanhado pela tradicional Banda do Rosário, até a igreja de mesmo nome.

Acompanhados por amigos e familiares, os integrantes desfilaram uniformizados e com diversas fantasias, dentre elas caricaturas do Rei Momo, figura da mitologia grega que foi adaptada ao imaginário das festas de Carnaval.

Zé Pereira dos Lacaios completa 156 anos de história

No início da noite, os Zé Pereira do Clube dos Lacaios assumiram a programação do Carnaval Imperial 2023. A primeira das cinco apresentações que a agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil vai fazer durante o carnaval, percorreu as ruas do bairro Antônio Dias finalizando o trajeto na Praça Tiradentes. O cortejo dos “Zé Pereiras” tornou-se um símbolo do carnaval de Ouro Preto há mais de 150 anos, começando com a missa solene na Igreja de Santa Efigênia, no bairro Alto da Cruz.

Carnaval Imperial 2023 é aberto oficialmente

A solenidade de abertura oficial do Carnaval Imperial 2023 aconteceu no palco montado no centro da cidade, mas foi esvaziada pela chuva que caiu sobre a cidade. A cerimônia teve as participações da vice-prefeita Regina Braga (Republicanos), do presidente da Câmara Municipal, Zé do Binga (PV), e da Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro,

À frente da organização das festividades, Monteiro desejou sucesso à folia, de volta após dois anos suspensa devido à pandemia da Covid-19. “Vamos torcer para que a gente tenha um carnaval muito bom e que a gente possa deixar extravasar um pouco dessa alegria guardada no peito durante tanto tempo”, comemorou Monteiro.

O tema deste ano marca o bicentenário da elevação de Vila Rica a cidade imperial, após visita de Dom Pedro I, em 1823. Blocos e as escolas de samba programaram homenagens à data, e, segundo a secretária, “os temas estão muito bem trabalhados”.

*** Continua depois da publicidade ***

Vermelho i Branco completa 40 anos de folia

Estandarte do bloco Vermelho i Branco, que fechou os desfiles da abertura do carnaval de Ouro Preto
Vermelho i Branco é um dos Blocos mais aguardados pelos ouro-pretanos e turistas- Foto: Milena Reis Silva

Completando 40 anos saindo nas ruas do bairro Rosário, o Vermelho i Branco, um dos blocos mais aguardados pelo público no carnaval ouro-pretano, lotou as ladeiras. De acordo com a PM, cerca de 3 mil pessoas formaram a multidão, que entoava músicas e marchinhas puxadas pela banda do bloco.

Uma das participantes do bloco, Elenice Silva, contou à Agência Primaz sobre o sentimento de volta às ruas. “É maravilhoso! Principalmente estar na abertura do carnaval de Ouro Preto com o Bloco Vermelho I Branco, para nós ouro-pretanos o carnaval começa agora”, enalteceu Silva.

O desfile do Bloco começou às 23 horas e só terminou por volta das 01h30, arrastando as pessoas com seu lema “com dinheiro ou sem dinheiro, meu amor, eu brinco”. Os participantes caminharam em direção ao Centro, e mesmo após o desfile, a festa continuou com os foliões cantando e dançando músicas carnavalescas.

***