- Mariana
Banda dos Farrapos arrasta multidão no sábado de Carnaval
O mais tradicional bloco de Mariana voltou às ruas, depois de dois anos de ausência
Compartilhe
Com concentração na Rua Wenceslau Brás, a Banda dos Farrapos foi o ponto alto do sábado de Carnaval, em Mariana. Mesmo com incertezas a respeito da participação, em decorrência da mudança de comando da Administração, o desfile foi um sucesso, repetindo a tradição de atrair foliões locais e visitantes, para o mais irreverente bloco carnavalesco marianense, com reprise agendada para esta segunda-feira (20).
*** Continua depois da publicidade ***
***
Concentração
A concentração da Banda dos Farrapos começou às 14h de sábado (18) e, logo no início, já se podia perceber a animação dos foliões com o retorno do bloco, depois de dois anos sem desfilar, devido à pandemia da Covid-19.
Em entrevista concedida à Agência Primaz, Vanderlei Lúcio, integrante da direção do bloco, falou sobre as dificuldades enfrentadas nos preparativos. “Há dois anos parado, com essa pandemia, tivemos muita dificuldade para convocar e convidar a população, par divulgar os eventos da nossa banda. É uma banda tradicional, muitos procuram, mas houve a incerteza entre ter Carnaval ou não ter”, declarou.
Entretanto, alguns minutos antes de começar oficialmente o desfile, Vanderlei se mostrava satisfeito com o resultado, prevendo um público ainda maior na segunda-feira. “O público presente está superando nossa expectativa, o tempo está ajudando também. Graças a Deus vai dar tudo certo. E eu acredito que segunda-feira haverá um número ainda maior de participantes”, finalizou.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Irreverência das fantasias da Banda dos Farrapos
Caracterizada pela liberdade dada aos foliões no quesito fantasia, a Banda dos Farrapos sempre apresenta figuras irreverentes, com fantasias elaboradas ou, somente na base do improviso.
Participante do bloco há muitos anos, Gereba inovou ao se fantasiar de “Miss Linzonbal, utilizando uma fusão das palavras “Linha”, “Zona” e “Pombal”, em alusão a três ruas da região: Rua Beira Linha, Rua Wenceslau Brás, onde funcionava a zona de prostituição, e Rua Marquês de Pombal.
Outra tradição da Banda dos Farrapos é a escolha das melhores fantasias. Este ano, a fantasia escolhida como 1º lugar, foi a do casal representando o Casamento Macabro, que faturou mil reais.
*** Continua depois da publicidade ***
Confira, na galeria, imagens da concentração da Banda dos Farrapos, das fantasias, do desfile da Banda dos Farrapos no Jardim e do público presente no local, na tarde/noite deste sábado (18) de Carnaval: