- Mariana
38ª Corrida da Ressaca e 32ª Ressaquinha movimentaram mais de 600 atletas em Mariana
O evento teve início no começo da manhã e só terminou no meio da tarde.
Compartilhe
Aconteceram nesse domingo (26), em Mariana, as tradicionais corridas da Ressaca e Ressaquinha, que sucedem o carnaval há mais de 30 anos na cidade. Com mais de 600 inscritos, a Primaz de Minas vivenciou muita atividade física no Jardim, além de muita festa e alegria.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Organização e alegria
O evento foi um sucesso em termos de organização, com todas as largadas acontecendo nos horários divulgados com antecedência. Às 8h30, a juventude foi protagonista, com a Corrida da Ressaquinha sendo vencida por Matheus Gonzaga, de 14 anos. Inúmeras crianças fizeram o percurso de 2km, delimitado pela organização.
Logo após os pequenos, os adultos foram competir. Às 9h aconteceu a largada da prova geral, que contava com mais de 600 inscritos, de acordo com a Secretaria de Esportes e Eventos.
O atual secretário, Gustavo Gomides, se mostrou muito satisfeito com o evento: “Cada ano que passa a corrida da Ressaca está maior, mais bonita. A gente fez um capricho com ela, colocando alguns atrativos durante a prova para fortalecer a vinda desses atletas, para que eles tenham motivação para vir de novo”, declarou.
O prefeito interino Edson Agostinho (Cidadania) marcou presença no evento, e chegou a sugerir uma edição 60+ no próximo ano, intitulada “Corrida do Ressacão”, dando a entender que participaria. E também considerou positivo o saldo do evento. “Onde há esporte, há saúde e há vida. Então temos que incentivar isso aí. Aqui está surgindo o futuro do país, futuros atletas. Nós temos que apoiar esses eventos sim”, afirmou, em Entrevista à Agência Primaz.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Comitivas de outras cidades
Outro ponto de destaque da 38ª Corrida da Ressaca foi a presença de diversas comitivas de outras cidades. Itabira, Ubá e outros municípios da região mandaram representantes para a competição.
Muitos vieram de carro particular, mas algumas cidades organizaram comitivas com ônibus lotados de atletas para vivenciar este dia de esporte em Mariana. Um dos competidores, Jeferson, revelou que mais de 60 pessoas vieram de Itabira para competir. Catas Altas e Ponte Nova também enviaram representantes.
Bicampeões
Não houve surpresas entre os vencedores da competição, com repetição de atletas nos pontos mais altos dos pódios, em relação à última edição. Mais uma vez os gêmeos Gilberto e Gilmar Lopes foram os primeiros colocados da prova masculina geral foram, que também estiveram no pódio na última edição e, em uma brincadeira pós-competição, Gilberto, segundo colocado nos dois anos, brincou com Gilmar: “Ano que vem ele tem que me deixar ganhar, já ganhou muito”.
Na competição feminina, Jéssica Ladeira conseguiu manter o favoritismo e levar o seu segundo título para Ubá, finalizando a prova com um tempo que a colocaria no Top 20 da categoria masculina.
Além da competição, a Prefeitura da cidade também disponibilizou uma “Rua de Lazer” para as crianças e atrações musicais. Para repor as energias dos competidores, também ofereceu um macarrão para o almoço de domingo dos atletas.