- Ouro Preto
Empresas que mais empregaram em Ouro Preto são homenageadas
Iniciativa municipal prevê diversificação da economia
- Milena Reis Silva
- Supervisão: Isabela Vilela
Compartilhe
Na manhã desta sexta-feira (03), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto realizou a entrega do Certificado de Honra ao Mérito às empresas que mais contrataram trabalhadores no ano anterior, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Ouro Preto. A cerimônia, realizada no auditório da Prefeitura, contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo (PV), da vice-prefeita Regina Braga, de outros representantes do executivo municipal, como o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, além do representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Éder Rodrigo e do coordenador do SINE, Guilherme de Jesus.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Entrega do Certificado de Honra ao Mérito
Os certificados são concedidos homenageando 15 empresas por ano. Este ano, porém, de acordo com o coordenador do SINE, Guilherme de Jesus, foram 21 as que receberam o certificado. “Este ano houve até mais [empresas homenageadas], porque a média é 15, mas nós atendemos vinte e uma porque houve seis empates. Então o SEDESE totalizou vinte e um”.
As empresas homenageadas foram Consórcio APIA, empresa de engenharia de infraestrutura; os supermercados Farid, Cooperouro e BH; Tecnosonda; empresa de fundações, geotecnia, construção civil e mecânica; Sodexo, empresa de cartões alimentícios, Deflor Engenharia, Construtora Dinâmica; Construtora Marco XX; as empresas de hospedagem Retiro Das Rosas, Solar da Ópera e Solar do Rosário, Rimo Engenharia e Arquitetura, Sociedade Lar São Vicente de Paulo, Lavanderia Lave e Limpe; Fase, serviço de urbanização; Pássaro Verde, empresa de transporte; Spin Energy, empresa de manutenção de redes de distribuição de energia elétrica e a multiespecialista de prestação de serviços Manserv.
Ver Mais
Colunista da Agência Primaz lança livro em Mariana
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, falou à Agência Primaz sobre a importância desse evento para as empresas. “É muito importante, são as empresas que mais colocaram, mais disponibilizaram vagas no SINE. Isso mostra um processo de transparência dessas vagas, já que a população de Ouro Preto tendo acesso ao SINE, têm acesso a essas vagas”.
Guerra, ressalta que também é relevante para a capacitação da população ouro-pretana, “porque quanto maior é o número de vagas colocadas no SINE, maior é o recurso que vem da SEDESE e do Ministério do Trabalho para a capacitação da população de Ouro Preto”.
Diversificação da economia de Ouro Preto
e acordo com a SEDESE, o SINE de Ouro Preto está entre os 10 postos do sistema, entre os 132 existentes, que mais produzem resultados positivos no estado de Minas Gerais, e a atual gestão tem como objetivo diversificar a economia da cidade, proporcionando vagas de trabalho e colocações no espaço socioeconômico no município.
Em entrevista à Agência Primaz, Felipe Guerra explicou as atitudes tomadas para a diversificação da economia no município. “Nós temos o PAD que é o Plano em Apoio à Diversificação Econômica, que inclusive foi para a Câmara para virar lei onde a gente trabalha cinco eixos de verificação econômica: turismo, empreendedorismo, agricultura, inovação e tecnologia, e os rejeitos da mineração, que não deixam também de ser uma forma de inovação”.
“Nesses cinco eixos são várias ações colocadas e esse plano está dentro do Conselho de Desenvolvimento Econômico que nós criamos, que é deliberativo, e da Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto”.
O prefeito Angelo Oswaldo, falou sobre os próximos projetos de desenvolvimento econômico para a cidade. “Estamos lançando agora o projeto Jovens de Ouro, que está todo reciclado, e os 500 jovens recrutados no ano passado já vão poder entrar em campo este ano. A partir de agora o polo empresarial de Cachoeira do Campo foi todo consolidado, os lotes todos já estão ocupados e o polo de Antônio Pereira vai sendo ampliado”, declarou.
Ouro Preto vai receber Faculdade SENA
Com o objetivo de qualificar a comunidade ouro-pretana, a administração municipal tem o objetivo de trazer uma faculdade do SENAI para o município. “Nós estamos num processo de finalização do contrato com o SENAI. Acreditamos que até julho isso já vai estar resolvido e a gente começa então a disponibilizar essas vagas para a população de Ouro Preto”, informou Felipe Guerra, acrescentando que a instituição vai com cursos focados no empreendedorismo, com o intuito de não precisar contar com pessoas de outras cidades para trabalhar no município.