- Ouro Preto
Audiovisual de Ouro Preto é condecorado com selo do Governo do Estado
Município é um dos 100 escolhidos para o selo “Cidade Amiga do Audiovisual”
Compartilhe
Ouro Preto recebeu nessa terça-feira (28), em uma cerimônia do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o selo “Cidade Amiga do Audiovisual”. A solenidade de entrega aconteceu durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos, que contou com a presença de secretários municipais e técnicos do setor, representando 100 cidades participantes da capacitação “Cidade do Cinema”. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), entidades que promoveram a ação.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Além do reconhecimento à produção local, o selo também tem como objetivo o fomento de políticas públicas para a expansão do setor nos níveis municipais, estaduais e nacionais. As cidades condecoradas, participaram do programa “Cidade do Cinema”, qualificação ofertada pela Minas Film Commission, que contou com aulas sobre políticas públicas e o impacto regional do fortalecimento do setor audiovisual em cada localidade.
Ouro Preto Film Commission
Em junho de 2022, o município instituiu o decreto nº 6.527, instituindo a Ouro Preto Film Commission, com o intuito de incentivar a produção audiovisual local. Uma comissão, composta por membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Cultura e Turismo, foi nomeada para a Film Commission, que possui, entre outras atribuições, assessorar o Poder Executivo Municipal na gestão das políticas públicas de produção audiovisual.
Dentre os 11 membros da comissão, estão representantes da administração municipal, das instituições de ensino da cidade e das produtoras independentes de Ouro Preto.
Fabiana Nonato, Diretora de Turismo de Ouro Preto, falou à Agência Primaz como andam os trabalhos. “Mensalmente já executa algumas discussões, já tem reuniões que já estão sendo realizadas por esse comitê”, explica. “Ele [o selo] só está sendo entregue pra gente graças ao empenho, ao esforço, da equipe técnica”, ressaltou Nonato sobre os trabalhos que culminaram no reconhecimento do Governo de Minas.
Com a condecoração, o executivo municipal prevê um aumento da visibilidade do município e um alavanque do desenvolvimento econômico através economia criativa, gerando emprego e renda por meio da contratação de profissionais da área. “Isso com intuito de fomentar a economia e também incentivar o turismo, expor Ouro Preto nas mídias nacional e internacional”, completou a diretora.