- Ouro Preto
Prefeitura de Ouro Preto e Museu Boulieu realizam Festival Conexão em valorização da francofonia
Município é o único do Brasil a realizar esse tipo de evento
- Milena Reis Silva
- Supervisão: Isabela Vilela
Compartilhe
Aconteceu, na noite de sexta-feira da semana passada (24), o Festival Conexão no Museu Boulieu, organizado pela Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Aliança Francesa de Ouro Preto, contando com atrações internacionais em homenagem à integração da cultura brasileira e a cultura do idioma francês. Além do público que acompanhava as apresentações, prestigiaram o evento o chefe de gabinete e presidente do Instituto Boulieu, Zaqueu Astoni, e a diretora da Aliança Francesa de Ouro Preto, Raíssa Palma.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Festival Conexão Ouro Preto 2023
A cidade de Ouro Preto conseguiu realizar o evento, pois voltou a receber recursos para investir no intercâmbio cultural após 10 anos. O município é o único do Brasil a fazer parte da Associação Internacional de Prefeitos Francófonos, organização de líderes do executivo municipal que falam e são promotores da cultura e língua francesa.
O valor recebido para a realização do Festival foi de aproximadamente R$50 mil e foi integralmente custeado pela Associação Internacional dos Municípios Francófonos. “O sistema de relações internacionais de Ouro Preto sempre está dialogando com embaixadas e consulados. Já recebemos a embaixadora da França e, através desse bom relacionamento, a cidade pôde se habilitar e captar um evento desse custeado integralmente com recursos internacionais”, explicou Zaqueu Astoni.
De acordo com o presidente do Instituto Boulieu, o Festival, que é divulgado fora do país, impacta positivamente a economia ouro-pretana. “Isso ajuda a projetar a cidade junto ao público estrangeiro, fomentando a vinda de estrangeiros da nossa cidade, que ajuda a fomentar o turismo, a cultura, a geração de emprego e renda”, declarou.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
O evento contou com a apresentação da ganhadora do Festival Nacional de Canção Francesa, Laís Lacôrte; do cantor belga Ivan Tirtiaux e do grupo senegalês African Beat.
A cantora Laís Lacôrte, em entrevista à Agência Primaz, falou sobre a sua apresentação. “Tivemos a minha apresentação, representando Minas Gerais, mas fazendo um repertório metade em português, metade em francês, trazendo essa cultura no repertório, né? Então, eu trouxe artistas de África, fiz referência a vários países francófanos”, ressaltou Lacôrte.
Comemoração à Francofonia no Museu Boulieu
A data de 20 de março marca a comemoração do Dia da Francofonia, escolhida por ser a mesma da fundação da Organização Internacional da Francofonia (OIF), em 1970, integrando também uma iniciativa da ONU, criada em 2010, para celebrar a diversidade linguística e cultural.
A Diretora da Aliança Francesa de Ouro Preto, Raíssa Palma, falou sobre a importância dessa comemoração. “A língua francesa é mundialmente falada em todos os continentes por mais de trezentos milhões de falantes”. Palma ainda comentou sobre as ações e valores entre as culturas ressaltando que “também promovem algumas ações em comum e têm alguns valores em comum, como a promoção da paz”.