- Ouro Preto
3ª edição do FESTUR terá como foco valorização do turismo rural
Festival Internacional de Turismo de Ouro Preto acontece de 1º a 03 de junho, com programação gratuita
Compartilhe
Aconteceu nessa quinta-feira (30), na Casa Gonzaga, a apresentação oficial do Festival Internacional de Cultura e Turismo de Ouro Preto 2023 (FESTUR). A 3ª edição do evento terá como enfoque a valorização de produtos e serviços de áreas rurais mineiras, com um dia exclusivo para networking entre marcas. A coletiva de apresentação do festival contou com a presença de veículos de imprensa da Região dos Inconfidentes e de Belo Horizonte, organizadores do evento, e membros da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Com foco no ecoturismo e no turismo rural regional, a expectativa é que uma centena de expositores regionais participem do evento este ano. “Nós temos muitas riquezas pelo município, pelos distritos, mas muitas vezes essas pessoas não têm oportunidade de se mostrar”, explicou Cássia Neves, CEO do CRM Business Hub, empresa organizadora do FESTUR. O tema segue a tendência do Governo de Minas no fomento ao turismo dentro do próprio estado, com enfoque em áreas rurais e cidades de pequeno porte.
Realizado desde 2019, o FESTUR do ano passado foi consagrado como uma edição histórica, após hiato de 2 anos devido à pandemia da Covid-19. Naquela ocasião, o festival apresentou números expressivos, com mais de 6 mil visitantes, 103 municípios alcançados e 14 países participantes. Este ano, mais do que aumento dos números, a organização do FESTUR espera que sejam criados negócios fortes e duradouros na região.
“Nosso objetivo é fazer todo ano esse evento e tornar uma referência do turismo aqui da região, do estado, uma referência nacional”, ressaltou Márcio Abdo de Freitas, presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), uma das empresas organizadoras do festival.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Tema de 2023 dá protagonismo a distritos e cidades pequenas
Cidades de pequeno porte e distritos serão os grandes protagonistas da edição do FESTUR 2023. Com enfoque na busca pelo fortalecimento e integração dos negócios locais, o evento terá como tema o turismo rural e o ecoturismo, entrelaçado às mais diferentes vertentes de negócios.
Além do apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a edição deste ano conta com a participação da Secretaria Estadual de Agropecuária, no apoio ao aporte técnico do evento. De acordo com os organizadores do evento, já está sendo realizado um levantamento dos potenciais e déficits de diferentes regiões do estado, através de visitas e diagnósticos, de modo a possibilitar a criação de uma programação que atenda às reais necessidades do setor.
O turismo rural segue sendo um dos principais segmentos de expansão e criação de novos negócios, com maior alavancagem desde a flexibilização das medidas sanitárias decorrentes da pandemia.
Mas não somente os setores de viagens, passeios e alimentação são impactados pelo fortalecimento do turismo. De acordo com Neves e Freitas, a cadeia produtiva do turismo e da cultura ultrapassa a interação entre empresas de viagens, guias turísticos e festas regionais, alcançando todo o 3º setor. “A nossa intenção é criar acesso com mercados diferentes, e não só com aqueles que a gente está acostumado a ver no turismo”, ressalta Neves.
“Tem estudos técnicos, até do SEBRAE, que a atividade turística impacta em 70 outras atividades. Quando vem um visitante em uma cidade, ele impacta não só hotéis e restaurantes, mas ele impacta tudo, ele impacta táxi, impacta salão de beleza porque vem tem que se preparar, guias de turismo, lojas de artesanato, drogarias”, dentre outros departamentos, explica o presidente do CVB.
Programação imersiva propõe fortalecimento de networking
Ao contrário da edição anterior, em que o foco foi a criação de laços com mercados internacionais, o FESTUR 2023 terá como meta a valorização de produtos e serviços ofertados em cada região.
“Este ano, trazendo a questão da importância do rural para o turismo, é ter um entendimento do valor agregado do produto do rural. Então a gente tem hoje uma série de produtos premiados fora e que a grande maioria não conhece”, explicou Neves à reportagem da Agência Primaz.
Em 3 dias de programação aberta ao público, o FESTUR se propõe a criar uma imersão nos negócios e fortalecimento de vínculos entre empresas e serviços já inseridos em cada localidade. Além das exposições, palestras e demais atividades, de 1º a 03 de junho, o Festival terá um dia exclusivo para networking. O último dia de maio (31) vai ter programação fechada, com presença apenas de empresários, empreendedores e da imprensa, para conversas e estreitamento de laços.
“Muita gente, durante o evento, quer encontrar com outra pessoa, fazer negócio com outra pessoa, mas não sabe como chegar. Então nós vamos criar esse ambiente, fazer com que as pessoas tenham acesso à outra pessoa, acesso à empresa que tem interesse de fazer negócio”, argumentou a organizadora do FESTUR.
A atração de expositores e participantes será garantida pela democratização do acesso, através da gratuidade da maior parte do festival. “É um evento aberto, nada lá é cobrado, tudo é gratuito. A não ser que você queira sentar no espaço gourmet, tomar uma cerveja e tal, aí é por sua conta”, brinca a organizadora.
Além do espaço, que conta com experiências gastronômicas, os stands de exposição e venda de produtos locais também serão cobrados. Os demais espaços e atividades serão gratuitas. “Nossa intenção é termos uma abertura para que todas as pessoas tenham acesso”, completa Neves.
*** Continua depois da publicidade ***
O que está por vir no FESTUR
A programação do FESTUR ainda não está fechada, mas os organizadores adiantaram algumas das novidades, com todas as atividades baseadas em relações humanizadas de negócios, através dos princípios de ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa).
Outra atração vai ser a presença de empresas de produtos e serviços do sul de Minas, como da cidade de Extrema, que foram especialmente convidadas para apresentar seus negócios. “Eles vão participar do setor rural e da área de negócios, e estão trazendo também um ‘case’, contando um pouco da realidade econômica, social e turismo da cidade e da região”, contou Neves.
Shows e apresentações musicais e culturais de artistas ouro-pretanos e da região também estão na programação do evento, com destaque para a banda Forró Cabra Cega, formada por músicos com deficiência visual total. A proposta é promover um debate a respeito do turismo adaptado e voltado às pessoas com deficiência (PCD’s), público de quase 8 milhões de pessoas no Brasil.
O Cozinha Show, sucesso na edição passada, volta ao Centro de Artes e Convenções, constituído por uma cozinha experimental com foco na criação de conexões com chefes e cozinheiros de locais. A proposta é a construção de pratos que reflitam a cultura, os produtos e os saberes regionais.
A programação completa do Festival Internacional de Cultura e Turismo de Ouro Preto será divulgada em breve no site oficial do evento.