Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Nos pênaltis, Guarany conquista o título da Copa LEO em Ouro Preto

Vitória sobre o Real Master deu o tricampeonato à equipe ouro-pretana

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Vitória nos pênaltis, por 7 a 6, garantiu o tricampeonato do Guarany
Título de 2023 se soma aos de 2013 e 2020, e coroa Guarany como tricampeão - Foto: Milena Reis Silva/Agência Primaz

Neste domingo (24), aconteceu a final da 7° Copa LEO de Veteranos de Ouro Preto no Estádio Municipal Genival Alves Ramalho, com a disputa entre os classificados Guarany (Ouro Preto) e Real Master (Ouro Branco). Os times empataram no tempo normal por 1 a 1 e decidiram nos pênaltis, no qual o Guarani saiu vitorioso por 7 a 6.

Os finalistas também foram protagonistas da competição em anos anteriores e, em 2023, o time ouro-pretano estava em busca do tricampeonato, enquanto o adversário pretendia conquistar o tetracampeonato. Com a vitória, o Guarany se iguala ao Real Master, dividindo a liderança em títulos da Copa LEO.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Título decidido nos pênaltis

Público presente na final foi maior que nos outros jogos da Copa LEO
Público presente na final foi maior que nos outros jogos da Copa LEO- Foto: Milena Reis Silva/ Agência Primaz

A decisão da 7ª Copa LEO de Veteranos teve início às 9h, em uma manhã fria, com a presença de uma grande torcida, composta por familiares e amigos dos jogadores. Foi realizada uma cerimônia de abertura, na qual os jogadores entraram com crianças em direção ao meio do campo, onde os atletas, perfilados, cantaram o Hino Nacional Brasileiro.

Foi um jogo muito disputado com as duas equipes em busca da vitória. O Guarany saiu a frente com gol de Wagner José (Juninho), artilheiro do campeonato, aos 22 minutos do primeiro tempo, após receber a bola de Leo Itabirito, na entrada da grande área. O Real Master teve boas oportunidades de empatar o jogo na primeira etapa da partida, porém as chances criadas não foram bem aproveitadas.

No segundo tempo, o time ouro-branquense tinha como objetivo empatar, enquanto a equipe ouro-pretana buscava ampliar o placar. Aos 42 minutos, Francisco Solano (Chiquinho de Acaiaca) marcou para o Real Master, em um belo gol de cobertura, deixando tudo igual no placar, resultado que aumentou a intensidade da partida e levou a decisão para os pênaltis., em uma disputa intensa e emocionante. Os dois times empataram por 4 a 4 na primeira série de batidas. Nas disputas alternadas, duas novas igualdades, até que Adair Fernandes, goleiro que entrou nos segundos finais do segundo tempo, exatamente para a disputa de pênaltis, conseguiu defender a última cobrança do Real Master, garantindo o título para a equipe ouro-pretana.

Graças a Deus podemos ser campeões de novo nos pênaltis. Na última decisão o Guarany também foi campeão nos pênaltis contra o Minas Fer, Deus conseguiu me abençoar e consegui fazer a defesa do último pênalti ali, e me sagrar campeão mais uma vez com o Guarany”, comemorou o herói da conquista.

Personagens do campeonato comentam sobre o jogo

Wagner José (Juninho), atacante da equipe do Guarany, em entrevista à Agência Primaz, resumiu o jogo: “Começamos bem, fazendo gol no início. Eles vieram para cima porque precisavam empatar e virar, eles conseguiram empatar, erramos várias chances de gol e saímos campeões nos pênaltis”.

Anderson Luiz, jogador do Real Master, ressaltou a organização e o nível da Copa LEO: “Grande jogo, duas grandes equipes, organização perfeita, um evento em um nível top para nós que já passamos dos 40”. O atacante, também afirmou que sua equipe buscou a vitória até o final. “Em relação à partida, alguém tem que sair vencedor. Nós lutamos até o final, fizemos um grande jogo, assim como a equipe do Guarany. Mas, como disse, alguém tem que sair vencedor”, completou.

Para Ronaldo Silva, presidente da Liga Esportiva Ouro-pretana (LEO) e organizador da competição, o campeonato foi bem disputado, e com equipes qualificadas. “Campeonato bem disputado, equipes bem equilibradas, não poderia ser melhor! E foi nos pênaltis, deixando mais emocionante ainda, teste para cardíaco”, declarou.

O presidente também falou sobre a sua satisfação com o decorrer do campeonato: “A gente fica satisfeito de estar entregando mais uma competição, prometendo coisas melhores, parabenizando as duas equipes e as outras equipes, que também puderam realizar um grande espetáculo nessa grande competição”, finalizou Ronaldo.

Premiação

Mesmo derrotada nos pênaltis, equipe do Real Master enalteceu a vitória do adversário e posou, orgulhosamente, com o troféu e as medalhas
Atletas do Real Master parabenizaram o Guarany pela vitória- Foto: Milena Reis Silva/Agência Primaz.

No final do evento a Liga Esportiva Ouro-pretana realizou a entrega das premiações para o juiz Willian Soares e seus auxiliares Deyvison Hendrix, José Arlindo e Robson José, que receberam uma medalha específica pela participação na final. Em seguida, foi entregue a Juninho, do Guarany, o troféu de “Artilheiro”, tendo o jogador marcado 10 gols durante todo o campeonato, enquanto o goleiro Glauber Rogers (Gal), também do Guarany, recebeu o troféu de “Goleiro de Defesa Menos Vazada.

Os jogadores da equipe vice-campeão receberam, das mãos de Marcos Dias, Secretário de Esportes de Ponte Nova, as medalhas de prata, o troféu e um cheque no valor de R$750.

Coube a Wagner Francisco, Secretário de Esportes de Ouro Preto, a entrega das medalhas de ouro, do troféu e do prêmio de R$1,5 mil à equipe campeã.

*** Continua depois da publicidade ***

Três meses de campeonato

A abertura oficial do Campeonato Amador de Ouro Preto aconteceu nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Estádio Genival Alves Ramalho (Campo da Barra). Nas rodadas iniciais os jogos aconteciam aos sábados e domingos. Já nas fases eliminatórias, as disputas aconteceram apenas nas manhãs de domingo, no mesmo local, exceto a 3ª rodada, que foi disputada no campo do Progresso, em Cachoeira do Campo.

Dez times de quatro cidades, disputaram o campeonato, divididos em duas chaves, por sorteio, na fase inicial. Na Chave A, ficaram o Guarani (Ponte Nova), 1° De Maio (Mariana), Nacional (Antônio Pereira), Real Esportivo (Ouro Branco) e Bebi Água (Ouro Preto). Guarany (Ouro Preto), Minas Fer (Mariana), 13 de Maio (Ouro Preto), Real Master (Ouro Branco) e São Vicente (Mariana), ficaram na Chave B.

Nas 25 partidas disputadas, foram marcados 120 gols, resultando em média de 4,8 por partida. Em cada grupo, os times se enfrentaram em apenas um jogo, e os dois primeiros colocados de cada chave avançaram para a fase semifinal, disputada em dois jogos, definindo as equipes finalistas, para a decisão do título, disputada no último domingo (23).

Campanhas idênticas na Copa LEO

Final repetiu jogo disputado na fase inicial, quando o Guarany venceu o Real Master por 1 a 0.
Os dois times classificados fizeram parte da Chave B no campeonato - Foto: Milena Reis Silva/Agência Primaz

Os finalistas, Guarany e Real Master, fizeram campanhas idênticas na Copa LEO, antes da decisão final. De seis partidas disputadas, o time ouro-pretano ganhou 3 jogos, vencendo o Real Master (1×0), o São Vicente (13×0) e o Bebi Água (3×2), este último na semifinal. Os empates foram contra o 13 de Maio (1×1), ainda na fase inicial e contra o Bebi Água (2×2) na segunda partida da semifinal, com uma única derrota, por 2 a 1, para o Minas Fer. Ao final do campeonato, o Guarany atingiu 21 gols marcados, contra sete sofridos, ficando com um saldo positivo de 14 gols.

Já o time ouro-branquense, em seis partidas disputadas, também saiu vitorioso em três jogos – Minas Fer (5×1), o São Vicente (8×0) e Guarani, de Ponte Nova (4×2), na semifinal. A única derrota foi para o Guarany, de Ouro Preto, na segunda rodada da Copa, por 1 a 0, e os empates aconteceram contra o 13 de Maio (1×1) e contra o Guarani, de Ponte Nova (2×2), ainda na semifinal. Sem contar a final, a equipe marcou 20 gols e sofreu sete, terminando a competição com saldo positivo de 13 gols.

Próximos campeonatos organizados pela Liga

Finalizada a Copa LEO de Veteranos, a Liga Ouro-pretana já tem novos campeonatos agendados até o final do ano. Neste domingo (30), começa o “Campeonato Master 50tão” com as equipes filiadas a Liga Ouro-pretana. No primeiro final de semana de maio começa o Campeonato de Base (sub 11,13 e 15) e, na metade do ano, o Campeonato Distrital e o Campeonato Adulto 1ª e 2ª divisão. O ano será finalizado com o Campeonato Feminino sub 17 e sub 20, e com a Recopa, com participação dos vencedores dos campeonatos realizados pela Liga.

***