- Mariana
Prefeitura lança a plataforma Emprega + Mariana
Sistema pioneiro em Minas Gerais, promete estreitar a conexão entre empresas e profissionais que buscam acesso ao mercado de trabalho
Compartilhe
Nessa quinta-feira (11), no Centro de Convenções, foi oficialmente apresentada a plataforma Emprega + Mariana. Presidida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Danilo Assis, a cerimônia teve a participação do Coordenador do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Mariana, Gustavo Ribeiro, e do vereador Ricardo Miranda (Republicanos), representando a Câmara Municipal.
*** Continua depois da publicidade ***
***
“Eu penso que a maneira mais fácil de explicar é quando a gente lembra daquele aplicativo de relacionamento, o Tinder. Esse [sistema] é o Tinder do emprego, porque ele conecta as vagas com as pessoas, ele conecta as empresas e o trabalhador de uma maneira simples, rápida, gratuita e desburocratizada”, afirmou Danilo Assis na abertura da solenidade de apresentação da plataforma Emprega + Mariana.
O objetivo do sistema, segundo Assis, é impulsionar e expandir as oportunidades de emprego, bem como a busca pela inserção no mercado de trabalho, promovendo a inclusão digital voltada para a empregabilidade, possibilitando que os trabalhadores disponham de um instrumento ágil, gratuito e eficiente para gerenciar o mecanismo de cadastro de currículo, busca de vagas e processo de seleção para preenchimento das oportunidades de emprego.
Com a implantação do Emprega + Mariana, Danilo espera um aumento significativo dos cadastros de vagas. “O que a gente quer aqui é ampliar a quantidade de vagas ofertadas pelas empresas. Em Mariana, atualmente, nós temos 3,7 mil CNPJ’s [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] ativos, mas somente 200 empresas anunciam no portal do SINE. Imaginem quantas vagas podem ser anunciadas nesse sistema?”, argumentou o secretário, referindo-se às facilidades da plataforma e à dificuldade, ou falta de hábito de algumas empresas de utilizarem o sistema de âmbito nacional, e dispondo-se a percorrer as empresas locais para incentivar o uso da ferramenta.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Funcionalidades do Emprega + Mariana
Na apresentação, Danilo Assis ressaltou o símbolo do programa, “que continua sendo ‘envolver pra desenvolver’”, constituindo “mais uma das ações que a gente está fazendo para valorizar o pertencimento de quem é de Mariana e de quem quer fazer Mariana acontecer””, fazendo menção à complementariedade do sistema com o “Sou + Mariana”.
Falando sobre a questão da empregabilidade, o secretário destacou que, nos últimos 10 anos, a taxa média de desemprego, no Brasil, atingiu 11,9%, com rotatividade de 38,5%. De acordo com Danilo Assis, esses dados evidenciam a existência de um “prejuízo operacional que influencia diretamente na renda per capita e acaba interferindo no desenvolvimento do País, sendo consequência do tempo que um profissional fica inativo, sem recolocação no mercado de trabalho, sem produzir algo”.
Por outro lado, os estudos também apontam que é perceptível “o prejuízo que as empresas têm com a rotatividade de colaboradores, por contratar sem planejamento ou sem orientação”.
Em face disso, afirmou Danilo, o uso do currículo interativo, no qual se baseia o programa Emprega + Mariana, visa oferecer vantagens aos dois principais atores do processo, os trabalhadores e os empregadores.
Para os primeiros, o sistema soluciona o problema mediante a possibilidade de orientação e direcionamento para a criação do currículo, por meio de “um passo a passo descomplicado, com as dicas mais atuais sobre como criar um currículo mais assertivo, (…) em poucos cliques”. Além disso o sistema permite que o usuário possa realizar pesquisas, encontrar a vaga desejada e cadastrar seu currículo em uma vaga específica, ou aguardar que o próprio sistema, com o uso de Inteligência Artificial (IA), faça o cruzamento de suas habilidades e competências com as exigências das vagas cadastradas, disponibilizando os currículos às empresas que ofertam as vagas em “compartilhamento infinito”, ou seja, sem as limitações existentes no sistema do SINE, ou seja, com limite de encaminhamento, como ressaltado por Gustavo Ribeiro.
Além disso, o andamento das candidaturas pode ser feito em tempo real pelos trabalhadores, com informações atualizadas encaminhadas por e-mail ou aplicativo de mensagens. “O candidato vai ter sempre informações atualizadas, vai ter a resposta rápida do processo de seleção, se foi aprovado, se não foi aprovado, e isso é muito bom e gratificante”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Pelo lado das empresas, o sistema vai permitir que os recrutadores tenham acesso fácil aos trabalhadores, via Banco de Currículos permanente, permitindo conexões rápidas e maior amplitude de candidaturas às vagas, que podem ser publicadas diretamente no sistema, além das notificações decorrentes do cruzamento de habilidades exigidas e apresentadas para o preenchimento das oportunidades de emprego.
Segundo Danilo Assis, o sistema ainda favorece o Poder Público na tomada de decisões, mediante fornecimento de informações detalhadas, o que é bem mais complicado no SINE, “porque ele mostra quais são as áreas de atuação que tem mais vagas. Isso não era mostrado antes no SINE e já nos ajuda a tomar muitas decisões”.
No momento de apresentação do Emprega + Mariana, com apenas três dias de funcionamento, e sem qualquer tipo de divulgação prévia, o painel de controle do Poder Público já apresentava 154 currículos cadastrados, 61 vagas publicadas e três contratações efetivadas, além de 79 conexões, ou seja, 79 pessoas contactadas pelas empresas, em decorrência do recebimento de currículos.
Consulta realizada pela Agência Primaz, às 19h45 deste sábado, já mostravam números mais expressivos, mas sem a apresentação do número de contratações realizadas, informação ainda não disponível para todos os usuários. A esse respeito, Gustavo Ribeiro informou que já se encontra em desenvolvimento uma funcionalidade de transparência, para dar visibilidade às informações relativas ao sistema.
*** Continua depois da publicidade ***
Acessibilidade
Ainda disponível apenas na versão para computadores pessoais, o Emprega + Mariana vai ganhar uma versão para celulares e tabletes dentro de 90 dias. Entretanto, para aumentar a acessibilidade ao sistema, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico disponibiliza, na sede do SINE, um totem que permite a criação e cadastro do currículo, além da consulta às vagas. Demonstrações feitas por Gustavo Ribeiro e Danilo Assis, evidenciaram a intuitividade da operação do equipamento que, inclusive, permite que o candidato faça a foto para inserção no currículo e, até mesmo, grave um vídeo de sua apresentação, caso queira, que vai ser disponibilizado no Youtube, acessível por link direcionado exclusivamente à empresa geradora da vaga á qual o trabalhador tenha feito sua inscrição.
Para maior facilidade dos usuários, o totem do sistema vai integrar ações de descentralização, percorrendo bairros distantes e distritos do município. De acordo com Danilo Assis, mesmo em locais com restrições de acesso à internet, o equipamento é capaz de gerar os currículos, com armazenamento interno para posterior inserção no banco geral de dados.
Em relação à facilidade de uso, Gustavo ressaltou que, apesar do sistema ser amigável e intuitivo, tanto na sede do SINE quanto nas ações itinerantes, haverá o apoio de funcionários. “O totem, obviamente, ele tem esse papel chamativo, e a pessoa pode ela mesma operar. Mas nós vamos ter sempre alguém para auxiliar”, finalizou Gustavo.
Custos do sistema
Desenvolvido, com exclusividade, pela empresa Tittonel e Killes LTDA, sediada em Sorocaba (SP), o sistema de Currículo Interativo, no qual se baseia o Emprega + Mariana, coloca o município como pioneiro no uso e implantação da plataforma em Minas Gerais, ao custo de R$2.350 mensais, a título de manutenção do software, de acordo com informações colhidas pela Agência Primaz no Portal da Transparência, onde também foi obtido o valor de R$19.980 pela aquisição do totem. Dessa forma, o sistema vai ter custo inferior a R%590 mil, considerando o primeiro ano de funcionamento.