- Mariana
Vereadores questionam proposta de mudança de pontos de ônibus da Praça Tancredo Neves
Requerimento aprovado na última reunião ordinária na Câmara solicita presença de autoridades para esclarecimento das razões da intervenção no trânsito
- Yuri Dinalli
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe
Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Mariana, realizada nessa segunda-feira (22), atendendo demanda de empresários e moradores de distritos, o vereador Pedrinho Salete (Cidadania), apresentou o requerimento nº 241/2023, solicitando reunião presencial com a Secretária de Segurança Pública, contando ainda com outras autoridades ligadas à gestão do trânsito na cidade e de comerciantes do entorno do Terminal Turístico (Praça Tancredo Neves), para esclarecimentos relacionados à realocação dos pontos de ônibus existentes no local. Em votação, o requerimento foi aprovado por unanimidade e contou ainda com a assinatura de Maurício Borges (Avante) e Fernando Sampaio (PSB).
*** Continua depois da publicidade ***
***
Em resposta a questionamentos encaminhados pela Agência Primaz, Pedrinho Salete esclareceu que o requerimento foi apresentado, com apoio dos vereadores Maurício Borges (Maurício da Saúde) e Fernando Sampaio, para atender à demanda de empresários e moradores de distritos, que questionaram a proposta de mudança do ponto de ônibus, tendo sido feito contato prévio com a Secretaria de Segurança Pública. “Quando eu fiquei sabendo dessa intenção de mudança do ponto de ônibus, através do povo, de imediato eu liguei para a secretária de Segurança Pública, que é responsável por essas questões do trânsito. Ela disse que estava para ocorrer a mudança do ponto de ônibus, pois tinha sido feito um levantamento devido às ligações dos semáforos. Porém, ainda é necessário fazer uma análise sobre a forma que esse estudo foi levantado”, esclareceu o vereador.
Desse modo, o vereador ressalta que não é de seu conhecimento quais locais estão sendo cogitados para a realocação, razão pela qual ele solicitou a reunião de esclarecimentos, entendendo que os demais pontos de ônibus existentes no centro da cidade já atendem a uma grande demanda de pessoas que precisam do transporte coletivo.
Ver Mais
Região dos Inconfidentes gasta R$21 milhões com shows
Brasil registra uma vítima de feminicídio a cada 6 horas
Barrados na Praça
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Pontos de ônibus atendem a linhas urbanas e distritais
Os pontos de ônibus localizados em frente ao Terminal Turístico são bastante frequentados pela população de Mariana, já que por eles passam muitas linhas urbanas de ligação dos bairros com o centro da cidade, facilitando o acesso ao local de trabalho ou de estudo de muitas pessoas.
Além disso, pela proximidade em relação a estabelecimentos comerciais e de serviços, o local de embarque e desembarque são facilitadores para os moradores dos distritos, razão pela qual Pedrinho Salete se posiciona contrário à mudança. “Sou contra, pois vai prejudicar a população e muito, principalmente as pessoas que pegam ônibus em seus distritos. Ali está no centro, está próximo de uma lotérica, supermercado, do Terminal Turístico, da farmácia, de tudo ali no centro. A gente luta para que isso não aconteça”, ressalta o ator do requerimento.
Em visita à Praça Tancredo Neves, nessa quinta-feira (25), a reportagem da Agência Primaz constatou que a mudança não agrada os usuários dos pontos de ônibus situados no local. “Aqui já é o local que a gente faz nossas compras, então a gente já para no local certo quando termina. ‘Pra’ mim eu acho que prejudica muito”, afirmou Willian, que esperava pelo ônibus, após fazer compras em um supermercado estabelecido ao lado do ponto embarque e desembarque.
“Eu acho que eles deviam começar a fazer coisas que vão realmente beneficiar as pessoas. Retirar o ponto de ônibus daqui vai ajudar o quê para a população?” questiona uma usuária do sistema de transporte, que preferiu não se identificar.
*** Continua depois da publicidade ***
Complementando suas alegações, Pedrinho Salete questionou a alegada razão da mudança, em termos de problemas que poderiam afetar o trânsito, depois que os semáforos forem ligados, ressaltando que, os pontos de ônibus estão no local, mesmo antes da implantação de mão única na praça.
Participantes da reunião de esclarecimentos
No requerimento nº 241/2023, os vereadores solicitam que, na reunião, a ser agendada pela Presidência da Câmara, a secretária de Segurança Pública, Maria Marta Guido de Lima, seja acompanhada do secretário de Obras Leonardo Rodrigues dos Santos; do fiscal de Posturas, Rodolfo Anderson, do engenheiro de trânsito e de comerciantes estabelecidos nas proximidades dos pontos de ônibus em questão.