- Ouro Preto
Secretaria de Saúde de Ouro Preto realizou quase 35 mil atendimentos em 2023
UBS na Serra do Siqueira e construção do posto do Antônio Dias foram temas debatidos durante prestação de contas da pasta
Compartilhe
Aconteceu nessa quarta-feira (31), na Câmara de Ouro Preto, a prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 1° quadrimestre de 2023. Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Leandro Moreira, a secretária adjunta Isabella Guimarães, além de conselheiros de saúde e vereadores.
*** Continua depois da publicidade ***
***
De acordo com os números apresentados pela pasta, entre janeiro e abril de 2023 foram realizados quase 35 mil atendimentos médicos e cerca de 45 mil visitas domiciliares pelas equipes de saúde da família. Outros números que chamam atenção são os relativos aos levantamentos sobre a Covid-19, realizados em 2023, que contabilizam mais de 700 testes feitos e 7 mil doses de vacina bivalente aplicadas.
Dentre as ações implementadas este ano na pasta estão os investimentos em saúde bucal nas unidades básicas de saúde do município, sessões de aromaterapia, microagulhamento e auriculoterapia, como métodos alternativos de tratamento.
Também foi retomado o programa de Saúde na Escola, contemplando 21 unidades de ensino. O objetivo do programa é incluir temas da saúde, por meio de ações educativas e distribuição de kits de higiene bucal, dentre outros. As ações, que tiveram início este ano, continuam em execução até 2024, com 19 das 44 escolas municipais incluídas ao programa, até agora, além de duas escolas estaduais.
Ver Mais
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Associação das Cidades Históricas lança livro em Mariana
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Ano de investimentos em odontologia
De acordo com o secretário, dentro da atual gestão que completa três anos, o primeiro foi dedicado a investimentos na atenção terciária, abrangendo todo o funcionamento hospitalar do município. No segundo ano, o foco foi direcionado à atenção primária, com expansão das equipes dos Postos de Saúde da Família (PSF) e multidisciplinares. Para 2023, os esforços se concentram na área de odontologia e fortalecimento da atenção primária. “Nós temos 100% de cobertura de equipes de saúde da família, mas de atenção primária à saúde bucal nós estamos em torno de 30%”, pontuou Moreira.
Para a continuidade de maiores investimentos, a saúde odontológica foi transferida da atenção secundária para primária, dedicada a procedimentos especializados, de modo a facilitar o acesso dos pacientes aos atendimentos.
Segundo Moreira, o objetivo da secretaria é que as equipes de saúde da família fiquem responsáveis pela atenção primária, com os atendimentos iniciais aos usuários; ficando os atendimentos de urgência na UPA Dom Orione – onde ainda é necessário criar a estrutura adequada, – e os atendimentos especializados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
O prefeito, Angelo Oswaldo (PV), já havia denominado 2023 como “o ano da odontologia”, com investimentos e parcerias na área. A última delas, o OdontoSesc, prevê cerca de 130 atendimentos gratuitos de pacientes cadastrados no sistema municipal. Dentre os serviços ofertados estão limpeza, canais e pequenas cirurgias, que estão sendo realizados na carreta da odontologia, estacionada na Praça da Estação. De acordo com o cronograma, os serviços ofertados pela parceria continuam até o final de julho.
Vacinação bivalente está abaixo do esperado
Apesar dos bons resultados em diversos setores, Moreira alerta para a baixa cobertura vacinal geral no município. O ponto de maior atenção é para o reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19, que está disponível para pessoas acima de 18 anos. Segundo o secretário, apenas 7,1 mil pessoas buscaram a dose de reforço no primeiro quadrimestre. Desde abril de 2022 não são registrados óbitos decorrentes do novo coronavírus.
Já os números referentes à imunização contra influenza, que teve a campanha ampliada até 31 de julho em Minas Gerais, apresentam melhores resultados. De acordo com Moreira, após a ampliação do público-alvo (pessoas acima de 6 meses de idade), Ouro Preto contabiliza mais de 20 mil pessoas imunizadas.
Outra vacina que vem sendo foco de campanhas em 2023 é contra a meningite C, que na cidade foi aplicada em cerca de 10 mil pessoas durante o primeiro quadrimestre. A imunização contra a doença ainda está disponível em todas as unidades básicas de saúde, da sede e distritos, até 30 de julho.
*** Continua depois da publicidade ***
UBS Antônio Dias permanece em debate
Sobre a Unidade Básica de Saúde do Bairro Antônio Dias, a secretaria informou estar em negociações com a UFOP para a liberação do terreno, ainda que, no primeiro quadrimestre não tenha havido reuniões oficiais. Atualmente, o espaço que abriga a UBS não possui capacidade física para receber os pacientes e, segundo Moreira, o local “não serve para ser uma Unidade Básica de Saúde”.
Apesar de ser denominado como posto do Antônio Dias, a unidade é responsável por mais de 4,6 mil usuários, englobando os bairros Alto das Dores, Barra, Vila Aparecida, Pilar, Rosário, Centro e parte baixa do São José. Além disso, há usuários flutuantes, vindos de outros bairros, que também utilizam o local.
Distritos passam por melhorias em saúde
Durante a prestação de contas, Moreira anunciou o início das obras de construção de uma unidade básica de saúde na Serra do Siqueira, no local onde funcionava a antiga escola da localidade. A inserção da UBS é uma demanda antiga dos moradores, e já foi tema de diversos requerimentos na Casa Legislativa.
Segundo o secretário, o distrito de Amarantina também deve receber um novo posto, que será construído em decorrência de parceria com a Pedreira Irmãos Machado, que vai doar os recursos necessários para as obras. A pactuação entre a empresa e a Prefeitura está sendo finalizada e deve ser divulgada em breve.
Outra localidade que vai receber melhorias no posto de saúde é o distrito de Glaura, cujas obras foram licitadas em maio, De acordo com o documento, a UBS vai passar por melhorias infraestruturais e expansão do espaço físico, para prestar melhor atendimento aos munícipes.