- Ouro Preto
Negócios, gastronomia e cultura marcam 3ª edição do FESTUR
Presença de empresas de distritos e cidades do interior ajudam a impulsionar turismo rural em todo Brasil
Compartilhe
Com o tema “Turismo Criativo, Turismo Inteligente”, o evento que acontece desde 2019 na cidade histórica, trouxe os distritos e cidades de pequeno porte como protagonistas. Organizado pela C:M Business Hub e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), o FESTUR teve apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT-MG) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto. Em três dias de programação imersiva e diversificada, o Festival de Turismo 2023 mostrou a força do turismo como mecanismo de diversificação econômica. Com foco no fomento aos negócios locais e criação de novas parcerias, o FESTUR trouxe à tona a diversificação do turismo rural e interiorano, que possui como foco o ecoturismo, a gastronomia e a cultura local.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Durante a abertura, que aconteceu na noite de quinta-feira (01), os participantes de muitas cidades do Brasil puderam vivenciar, em um só lugar, a diversidade ouro-pretana. Dentre os atrativos, a apresentação do centenário bloco Zé Pereira dos Lacaios, que agitou o público com a presença dos bonecos gigantes, e a palestra sobre o fermentado de jabuticaba e hidromel da empresa Bolinho de Feijão de Ouro Preto.
No estande dedicado à cidade sede, foi possível enviar cartões postais com fotos das principais paisagens do município, que foram encaminhados com o selo de comemoração do bicentenário da elevação de Ouro Preto, de vila a cidade imperial. No local, também era possível marcar presença em dois dos mais famosos atrativos turísticos da cidade, em imagens feitas por dois fotógrafos ouro-pretanos: a rua Direita, com foto de Ane Souz, e a Igreja Matriz São Francisco de Paula, com foto de Patrick de Araújo.
Ver Mais
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Associação das Cidades Históricas lança livro em Mariana
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Toda a programação do Festival aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP e, pela primeira vez, ocupou todo o espaço do local com expositores, salas de palestras e cozinhas. Com áreas denominadas pelo nome de algumas das localidades participantes, como o “Espaço Sabará”, a “Sala Mariana” e o “Auditório São João Del-Rei”, o festival se propôs a imergir os visitantes nas mais diferentes paisagens mineiras e brasileiras.
De acordo com Márcio Abdo de Freitas, um dos organizadores do Festival, as próximas edições já estão garantidas. “Nosso objetivo é fazer todo ano esse evento e tornar uma referência do turismo aqui da região, do estado, uma referência nacional”, ressaltou o presidente do CVB.
Distritos tiveram presença marcante no FESTUR
Um dos estandes gastronômicos participantes do FESTUR foi o da Feira da Matriz de Glaura, distrito de Ouro Preto que faz divisa com Itabirito. Com produtos preparados pelos moradores, como queijos, geleias, bolos e pimentas, os visitantes puderam saber mais sobre o comércio que, apesar de funcionar todos os sábados pela manhã, é pouco conhecido por pessoas de fora de Ouro Preto.
O famoso doce de goiaba do distrito de São Bartolomeu também marcou presença no evento. A iguaria, feita em tachos de cobre com a fruta plantada no próprio distrito e em Santa Rita de Ouro Preto, foi produzida durante a programação do Cozinha Show, e os visitantes puderam apreciar, ao vivo, o modo de fazer o doce, tombado como patrimônio imaterial pela UNESCO. Durante a exposição, turistas também puderam conhecer um pouco mais sobre a Festa da Goiaba e o Encontro de Tradições Culinárias, duas das principais festas do lugarejo.
*** Continua depois da publicidade ***
Networking entre empresas e consumidores já começam a surtir efeito
Outra localidade participante do evento foi Aiuruoca, cidade mineira localizada a 300km de Ouro Preto que, com menos de 10 mil habitantes, tem como foco o ecoturismo. No estande, os visitantes aprenderam sobre alguns dos atrativos do município, como as mais de 50 cachoeiras que banham a região localizada em meio ao Parque Estadual da Serra do Papagaio, e a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. Para conhecer cada um desses lugares, os interessados podem contratar serviços especializados com guias turísticos credenciados e transporte por buggy e carros 4×4.
À Agência Primaz, Marcus Moreira Arantes, guia e agente de turismo da Pousada Ajuru, em Aiuruoca, ressaltou que o networking em outras cidades, como Ouro Preto, ajuda a impulsionar o turismo local. “O Festival é algo superinteressante e sempre soma demais nos contatos. Para nós que trabalhamos com pacotes, hospedagem, passeios, guiamento e agenciamento faz toda diferença”.
Arantes, que atua no ramo de ecoturismo desde 1992, participou do FESTUR pela primeira vez este ano, e já tem negócios a serem fechados. “Já temos cotações vindas de contatos do festival, não concretizadas ainda, mas com boas chances”, finalizou o guia.