- Ouro Preto
Guarany é campeão da 1ª Copa LEO Cinquentão em Ouro Preto
Vitória sobre o Aluminas deu o título à equipe ouro-pretana
- Milena Reis Silva
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe
Neste domingo (18), aconteceu a final da 1ª Copa LEO Cinquentão em Ouro Preto, no Estádio Municipal Genival Alves Ramalho (Campo da Barra), realizada pela Liga Esportiva Ouro-pretana (LEO), com a disputa entre os classificados Guarany Esporte Clube e Associação Atlética Aluminas. A equipe colorada venceu no tempo normal por 3 a 0.Os finalistas haviam sido definidos no domingo (11), nos confrontos entre Aluminas 2xo 13 de Maio e Guarany 1×1 Tabajaras, com vitória do Guarany, na disputa de penalidades.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Vitória incontestável garante título ao Guarany
A decisão da 1ª Copa LEO de Veteranos teve início às 9h, em uma manhã fria, com a presença de uma grande torcida, composta por familiares e amigos dos jogadores. Foi realizada uma cerimônia de abertura, na qual os jogadores entraram enfileirados em direção ao meio do campo, onde os atletas perfilados cantaram o Hino Nacional Brasileiro.
Foi um jogo muito disputado, com as duas equipes em busca da vitória. O Guarany abriu o placar com um belo gol de Wantuir Batista aos 19 minutos, do primeiro tempo, em uma jogada de contra-ataque. Aos 38 minutos, Evanir Pires (Nanin) ampliou a vantagem do time colorado, em uma batida de falta por cima da barreira.
O Aluminas teve boas chances de marcar, porém elas não foram bem aproveitadas e o goleiro Glauber Gonçalves (Gal) fez boas defesas. Nos minutos finais da segunda etapa (49’), Francisco Reis (Chiquinho), após uma bela troca de passes, deu números finais ao placar.
Ver Mais
Colunista da Agência Primaz lança livro em Mariana
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Volante do Aluminas, Vander Ferreira (Vandinho), em entrevista à Agência Primaz, comentou sobre o desempenho do time na disputa da final. “Alguns detalhes poderíamos ter melhorado. Erramos e eles souberam aproveitar as oportunidades e fizeram os gols. O jogador ressaltou que, mesmo com a idade de 50 anos, a experiência serve de aprendizado. “Serve de aprendizado, mesmo apesar dos 50. No mais é agradecer”, finalizou Vandinho.
Autor do 3º gol, Chiquinho avaliou a partida, afirmando que o time vem mostrando bom futebol, fazendo uma comparação com o jogo da semifinal. “Semana passada jogamos muito mal e conseguimos a classificação. Hoje podemos voltar com o nosso futebol e saímos com o resultado positivo”, explicou o jogador.
Premiações
No final do evento, a Liga Esportiva Ouro-pretana realizou a entrega das premiações ao juiz Marcelio Marques e seus auxiliares. Robson dos Santos e Jonathan Maximiniano, que receberam uma medalha especial pela participação na final. Em seguida, foi entregue a Antônio Alberto (Beto Marimbondo), o troféu de artilheiro, tendo o jogador marcado 3 gols durante o campeonato. A premiação foi entregue pelo jogador do Guarany Júlio César, que também marcou 3 gols no campeonato, mas ficou sem a medalha pelo critério de idade (Beto Marimbondo tem 59 anos e Júlio César 57).
Em seguida, o goleiro do Guarany, Glauber Rogers (Gal), recebeu o troféu de “Goleiro de Defesa Menos Vazada”, com quatro gols sofridos durante a competição. Os jogadores da equipe vice-campeã receberam, das mãos de Ronaldo Silva, as medalhas de prata e o troféu, o mesmo acontecendo com os jogadores da equipe campeã, que receberam medalhas de ouro e troféu.
Copa LEO Cinquentão
A primeira edição da Copa LEO Cinquentão, promovida pela Liga Esportiva Ouro-pretana, teve sua abertura oficial realizada no dia 30 de abril, tendo como objetivo fomentar a participação de atletas com 50 anos ou mais, que já participaram de outras competições com vitalidade e experiência com o esporte.
Os jogos aconteceram aos domingos pela manhã no Estádio Genival Alves Ramalho. Foram 5 times tradicionais da cidade de Ouro Preto participantes (Guarany, Aluminas, 13 de Maio, Tabajaras e Trovão Azul), contando com 250 atletas inscritos. Na fase inicial foram realizadas cinco rodadas, com quatro equipes classificadas para as partidas da fase semifinal, disputadas em partida única.
Ronaldo Silva, presidente da LEO e organizador do campeonato, em entrevista à Agência Primaz, fez um balanço da competição. “É o primeiro campeonato que realizo nesta faixa etária. Pelo que vi na arquibancada, ele veio para ficar, a aceitação está muito grande”. O presidente também ressaltou a importância do esporte para pessoas com uma idade mais avançada. “O Cinquentão veio, mais uma vez, para ratificar que o futebol é a família, saúde, história. Fico muito feliz e parabenizo todos os participantes”, afirmou Ronaldo Silva.
*** Continua depois da publicidade ***
Campanhas das equipes finalistas
Os finalistas Guarany e Aluminas fizeram campanhas diferentes na competição. De cinco partidas disputadas, exceto a final, o time colorado ganhou quatro, vencendo o Trovão Azul (6×1); Tabajaras (4×0) e o 13 de Maio (1×0), empatando com o próprio Aluminas na última partida da fase de classificação (1×1). Com esse resultado o Guarany classificou em primeiro lugar da chave e enfrentou o quarto colocado na semifinal (Tabajaras), quando venceu por 4 a 1, nos pênaltis, depois de empate (1×1) no tempo normal
Já o Aluminas, que terminou a primeira fase na segunda posição, estreou perdendo para o 13 de Maio (2×0); venceu o Trovão Azul (4×1) e o Tabajaras (3×0) e empatou com o Guarany. Na semifinal, conseguiu nova vitória sobre o Tabajaras, também por 3 a 0.
Próximos campeonatos da Liga Esportiva Ouro-pretana
Finalizada a Copa LEO Cinquentão, a Liga Ouro-pretana já tem novas competições agendadas até o final do ano, além do campeonato das categorias de base (sub 11, 13 e 15), que se encontra em disputa.
Neste domingo (25), começa o Campeonato Distrital de Ouro Preto, com a participação de dez equipes, enquanto acontecem os preparativos para o Campeonato Adulto (1ª e 2ª divisão). O calendário esportivo vai ser encerrado com o Campeonato Feminino sub 17 e sub 20, e com a Recopa, com participação dos vencedores dos campeonatos realizados pela Liga.