- Ouro Preto
Mulheres de Ouro Preto recebem comendas da Câmara Municipal
A cerimônia agraciou educadoras, artistas e ativistas do município
- Milena Reis Silva
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe
A Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP) realizou, na última sexta-feira (14), a 7ª Sessão Solene do ano, na qual foram entregues as Comendas “Bárbara Heliodora” e “Beatriz Francisca de Assis Brandão”. Ambas as honrarias são destinadas às pessoas físicas ou jurídicas, que tenham realizado trabalhos de valorização e proteção das mulheres, e as escolhas são realizadas pelos Conselhos Deliberativos. O evento aconteceu às 17h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A sessão solene para entrega das comendas contou com a presença do Presidente da Câmara, José Geraldo Muniz (Zé do Binga) (PV), da representante do executivo, da vice-prefeita Regina Braga e dos vereadores Lílian França (PDT), Matheus Pacheco (PV) e Renato Zoroastro (MDB). O Presidente da CMOP realizou a abertura do evento, ressaltando a importância da solenidade. “É com muito orgulho que realizamos essa homenagem que, na minha opinião, deveria ser realizada todo mês, em uma cidade como Ouro Preto”, declarou.
Comenda Bárbara Heliodora
A Comenda Bárbara Heliodora (criada pela Câmara Municipal de Ouro Preto, por meio da resolução 237/2020, de autoria da ex-vereadora Regina Braga), tem como finalidade homenagear pessoas e entidades que tenham realizado trabalhos e ações cujo objetivo seja o reconhecimento, a valorização e a proteção das mulheres. As homenageadas receberam uma medalha e um certificado, entregues por representantes de organizações e vereadores presentes.
Leandra da Silva, modelo, atriz e influencer digital, única mulher trans a receber a honraria, fez o uso da palavra e ressaltou a importância de ser uma agraciada. “É um orgulho ser representada e representar a comunidade LGBTQIA+. Dedico essa homenagem a milhares de mulheres homossexuais e travestis que foram mortas por conta de pessoas que não tem o mínimo de empatia”, declarou Leandra.
As agraciadas pela comenda foram: Cláudia Martins Carneiro, Dona Cecília Gomes, Kelly Lima de Souza, Leandra da Silva Souza Peixoto, Projeto Mães Reais e Marcella Barbosa Sampaio Tropia Pinheiro.
Ver Mais
Colunista da Agência Primaz lança livro em Mariana
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão
A Comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão foi criada pela Câmara Municipal de Ouro Preto, por meio da resolução 08/2005, de autoria dos ex-vereadores Crovymara Batalha, Maurílio Zacarias e Júlio Pimenta, em parceria com a professora Cláudia Pereira. A honraria tem como finalidade reconhecer o trabalho de pessoas ou entidades que trabalham com educação, artes e ações voltadas aos direitos das mulheres.
Regina Braga, que já recebeu a honraria por indicação do ex-vereador Maurílio Zacarias, explicou a importância de as comendas levarem o nome dessas mulheres. “São duas comendas que levam o nome de duas mulheres que fizeram história, que foram fora da curva no século em que viveram. Elas nos honram”, afirmou.
A vice-prefeita também ressaltou o sentimento de receber essa medalha. “Receber essa comenda enche nosso peito de orgulho e gratidão, porque tem um peso imensurável. Em nome do povo ouro pretano, gostaria de agradecer a todas por atuarem em áreas tão importantes, que merecem nossa gratidão. Parabéns à Câmara pelas escolhas”, finalizou Regina Braga.
Jussara Fernandes da Silva, Maria D’Assunção Leandro, Márcia Valadares, Silvana Aparecida dos Santos Borges e Solange Sabino Palazzi integraram a lista de homenageadas com a comenda.