- Mariana
Vereadores participam da primeira reunião ordinária na Casa de Câmara e Cadeia restaurada
Vereadores voltam do recesso parlamentar direto para o plenário do prédio restaurado
- Matheus Camargos
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe
Aconteceu na tarde dessa segunda-feira (07), no edifício da Casa de Câmara e Cadeia, a primeira reunião do legislativo marianense, após mais de dois anos desde o início da restauração do prédio tricentenário projetado pelo mestre José Pereira dos Santos, construído em 1798. A sessão plenária contou com a participação dos 15 vereadores eleitos e marcou o retorno das atividades legislativas ao histórico prédio localizado na Praça Minas Gerais.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Vereadores em primeiro mandato fazem estreia no histórico plenário
Dentre os vereadores eleitos para a legislatura 2021/2024, oito deles puderam participar pela primeira vez de uma reunião na Primeira Casa de Leis de Minas Gerais, são eles: Sônia Azzi (União Brasil), Ricardo Miranda (Republicanos), Pedrinho Salete (Cidadania), Maurício da Saúde (Avante), Manoel Douglas (PV), José Sales (PDT), Gilberto Mateus (Cidadania) e Ediraldo Ramos (Avante).
“É minha primeira reunião ordinária da qual eu vou participar na data de hoje, nessa segunda-feira. Então, assim, eu ‘tô’ maravilhado em relação a tudo que ‘tá’ acontecendo, principalmente na minha vida, no meu mandato”, destacou o vereador Ricardo Miranda, ainda antes do início da reunião.
“A primeira vez que eu pisei aqui nessa Câmara, eu estava vendendo salgado, eu vendia salgado na rua e eu entrei aqui e conheci a Câmara. E hoje estou aqui como vereador da cidade. ‘Pra’ mim é uma honra, um privilégio poder ‘tá’ aqui num prédio centenário e poder viver esse momento no dia de hoje”, completou o vereador, que atualmente preside a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
O vereador Pedrinho Salete, que também está em seu primeiro mandato como representante do povo, manifestou sua satisfação por realizar um sonho. “É muito gratificante e cabe aqui ressaltar que para mim hoje é a finalização de um sonho, porque eu sempre tive um sonho de estar aqui nesta Câmara, especificamente como vereador”, afirmou.
“O que eu digo é de sentar hoje na primeira reunião aqui no plenário e dar continuidade no trabalho que eu venho fazendo. Um trabalho de representar, de ser a voz de cada um e não medir esforços para buscar melhorias para que a vontade do povo seja respeitada”, finalizou Pedrinho Salete.
“‘Pra’ mim é um momento histórico no dia no qual eu sinto muita honra em poder estar participando e representando o nosso povo de Mariana na casa legislativa restaurada. Hoje estamos aqui para poder, realmente, trazer de volta essa emoção de estarmos nessa representatividade e dizer o quanto eu estava já ansioso e motivado para estar participando dessa primeira reunião”, afirmou Maurício da Saúde (Avante), outro dos vereadores em primeiro mandato.
Aproveitando a ocasião, o vereador ressaltou o excelente trabalho feito na restauração do prédio, inclusive no aspecto da acessibilidade, fazendo um convite para que a população venha conhecer as instalações e participar das reuniões. “O prédio da Câmara, hoje, apresenta acessibilidade, no qual foram realizados aí grandes esforços da comissão do presidente e de outros vereadores também, que não estão presentes hoje na vereança, mas contribuíram para que hoje esse restauro fosse finalizado. E quero convidar a todos das associações, a todos da população de Mariana, ‘pra’ que possam vir conhecer a Câmara, ‘pra’ que possam ver esse novo visual e participar das reuniões presencialmente”, finalizou Maurício.
Discurso de boas-vindas
Em pronunciamento quase ao final da reunião, o líder de governo, Marcelo Macedo (MDB), deu boas-vindas aos vereadores “novatos” no plenário da sede do Legislativo Marianense, conclamando a todos a continuarem trabalhando em prol da comunidade, destacando ainda que a garantia do direito à acessibilidade foi uma preocupação para a equipe responsável pela restauração do prédio.
Destacando que o prédio agora conta com um elevador e uma rampa de acessibilidade, o que torna a Casa de Câmara e Cadeia o primeiro e único prédio histórico de Mariana a garantir o direito de ir e vir às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, Marcelo usou a iniciativa como incentivo a ele e a todos os vereadores. “Tem como fazer as coisas sim, mas tem que ter vontade para fazer. Foi uma construção do legislativo, com o IPHAN, com a Secretaria de Obras, com todos os atores envolvidos, e hoje temos uma Casa com acessibilidade. Isso só tem a nos engrandecer que entregamos um prédio histórico com acessibilidade” pontuou o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Restauro.
*** Continua depois da publicidade ***
Câmara passa a contar com uma sede administrativa em novo local
Também na tarde dessa segunda, antes da Reunião Ordinária, ocorreu a abertura da nova sede administrativa da Câmara de Mariana, localizada na Rua do Seminário, nº 237. Na instalação, estão os setores de Almoxarifado, Arquivo, Controladoria Interna, Contabilidade, Departamento de Comunicação e Cerimonial, Compras e Licitação, Financeiro, Informática, Patrimônio, Recursos Humanos e Transportes.
No prédio histórico, além do Plenário, permanecem o Gabinete da Presidência, a Procuradoria do Legislativo, o Protocolo, o Departamento de Atas, o estúdio de transmissão e, anexo ao edifício, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).