Episódio está disponível desde sexta-feira (18) nas principais plataformas digitais
Compartilhe
A primeira temporada do podcasts Memórias Primaz, produzido pela Agência Primaz teve seu primeiro episódio lançado nesta sexta-feira (18), com o título Aprendizes de Música. A temporada Rebeldes! conta a trajetória das bandas de baile que existiram em Mariana (MG) nas décadas de 1960 e 1970. Durante 10 episódios disponibilizados semanalmente em plataformas como Youtube, Deezer Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Soundcloud vai ser possível entender a história das bandas “Os Abutres”, “Os Incas” e “The Rebels”, assim como o contexto político, econômico e cultural da época. O podcast tem o apoio do programa Acelerando Negócios Digitais, do International Center for Journalism (ICFJ), com apoio da Meta e parceria com associações brasileiras de mídia.
Se preferir, o podcast Memórias Primaz também está disponível no Spotify:
Por dentro do Episódio 1: Aprendizes de Música
A década de 60 foi um momento histórico que gerou mudanças sociais, econômicas e culturais por todo o mundo. No Brasil, marcado pela ditadura civil-militar, diversos artistas surgiram com músicas de protesto contra a opressão política, mas também carregadas de referências ao rock internacional que fazia sucesso na época.
Em Mariana, eram os grupos musicais que tocavam nos bailes realizados nos clubes Guarany e Marianense que animavam a cidade. Foi nesse contexto que surgiram as primeiras bandas de baile da região. O episódio Aprendizes de Música, conta os detalhes da criação das bandas “The Rebels”, “Os Abutres” e “Os Incas”, como o “paitrocínio” e empréstimos nada convencionais, os desafios enfrentados e como esses jovens conseguiram consolidar suas bandas.
Para isso, o episódio conta com entrevistas originais do trabalho de conclusão de curso (TCC) de jornalismo, desenvolvido em 2018 por Thiago Henrique Fernandes Leão Gomes e Luiz Fernando Loureiro Ribeiro, sob a supervisão da Profª. Drª Débora Cristina Lopez. Participam deste episódio, os ex-integrantes da banda The Rebels, Marcelo Morais e os irmãos Aloísio, Marcelo e Evandro Rolim; Cleber Antunes e Lalado (Os Abutres) e Léo Murta (Os Incas), além de Vanderlei Machado e Frederico Ozanan, esses últimos falando sobre questões políticas e culturais da Primaz de Minas na época retratada.
Outras opções para ouvir o podcast Memórias Primaz
Ouça o episódio 1 de “Rebeldes!” no Google Podcast
Memórias Primaz também está disponível no Soundcloud
Se sua preferência for o Deezer, o podcast Memórias Primaz está lá também.
Confira também o episódio piloto.
Ver Mais
Ouça “O sonho acabou”, penúltimo episódio da 1ª temporada do podcast “Memórias Primaz”
Sobreviventes: Liberado o 8º episódio da temporada “Rebeldes
“O começo do fim”: 7º episódio da temporada “Rebeldes!” disponível nas plataformas de streaming
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Engajamento
Sua opinião, com comentários, críticas e sugestões, pode nos ajudar a aprimorar o podcast Memórias Primaz. Para isso, disponibilizamos o WhatsApp (31) 99381-5580, mas também podem ser utilizadas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).
E, para receber as notificações da liberação dos episódios, ou da disponibilização de materiais complementares, basta inscrever-se em nosso grupo de transmissão pelo WhatsApp.
Acelerando Negócios Digitais
Na edição de 2023, o processo de seleção do programa Acelerando Negócios Digitais escolheu 160 projetos de mídia no país, sendo 80 de organizações e 80 de jornalistas independentes. Os veículos jornalísticos beneficiados são de 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país. Em Minas, além do podcast Memórias Primaz, outros 13 projetos foram escolhidos entre os propostos por jornalistas independentes, além de 6 projetos de organizações, como os jornais A Sirene e o Estado de Minas.
Com 1.534 participantes, de todos os estados, representando 254 cidades brasileiras e 473 organizações, o programa Acelerando Negócios Digitais está oferecendo suporte a veículos midiáticos de diferentes tipos e tamanhos, de pequenas rádios a grandes empresas de TVs, passando por diferentes jornais impressos e organizações de jornalismo digital, mas com uma preocupação de estimular a diversidade regional.
Foi assim que o projeto da Agência Primaz foi escolhido e está sendo desenvolvido com a mentoria de Fabrício Vitorino, indicado pelo programa Acelerando Negócios Digitais.