Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Diretores e vice-diretores são empossados na rede municipal de Mariana

Cerimônia de posse conclui o processo de escolha das chapas que assumem a coordenação das escolas municipais

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Mesa da cerimônia de posse dos novos diretores e vice-diretores
Os novos diretores foram eleitos através de processo técnico aprovado pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

A Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (04), no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, a cerimônia de posse dos cargos de Diretor e Vice-diretor das Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil Municipal (CMEI). Os novos representantes das unidades municipais de ensino foram eleitos por meio de um processo seletivo democrático e participativo, sancionado em 2022 pela Lei nº 3.620/2022, durante a gestão interina do vereador Ronaldo Bento à frente do Executivo.

*** Continua depois da publicidade ***

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

*** 

Na cerimônia de posse, Cláudia Guimarães, secretária de Educação, ressaltou que o momento é um marco histórico para o município e garante mais autonomia às novas direções. “Com a gestão democrática, o diretor terá mais autonomia. Como ele foi escolhido pela comunidade, ele fez um plano de governo, o que ele vai aplicar na comunidade. Então ele assumiu verdadeiramente um compromisso com aquela comunidade e, além disso, ainda tem os colegiados que vão acompanhar todo o processo dentro das escolas junto com os diretores”, ressaltou a secretária.

Professora da rede municipal há 25 anos, Cláudia afirmou que almeja fazer uma gestão participativa que aproxime a Secretaria de Educação e a comunidade escolar. “Precisamos caminhar rumo àquilo que almejamos: uma educação de caminhada no compromisso, respeito e qualidade para com nossos alunos“.

Durante o evento, em quebra de protocolo, o ex-prefeito interino Edson Leitão, solicitou ao mestre de cerimônia que o vereador Fernando Sampaio pudesse ter um momento de fala. Na oportunidade, o ex-presidente do poder Legislativo marianense ressaltou a importância da criação da lei n°3.620/2022 e lembrou ao Prefeito e à Secretária de Educação a importância da valorização dos salários dos diretores e vice-diretores. Sampaio também lamentou a atual condição em que as escolas do município se encontram. “Um município que tem a arrecadação que nós temos, ter escolas que não têm estado para manter o aluno lá dentro: isso é vergonhoso”, declarou.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Compromissos de Celso Cota com a educação

No seu quarto mandato como prefeito, Celso Cota, iniciou sua fala afirmando que “a educação é a mola mestra do desenvolvimento e da transformação humana”, e que o planejamento da atual gestão é implementar o regime de tempo integral amplo nos centros educacionais da cidade. “Para o ano que vem, uma meta audaciosa que temos é colocar todas as escolas em tempo integral. É um desafio que estamos assumindo agora e vamos fazer todos os esforços para que todas escolas tenham tempo integral”, garantiu o Chefe do Poder Executivo.

Na posse dos diretores e vice-diretores, Celso Cota garantiu que a educação é prioridade na sua gestão

Celso Cota ainda assumiu outros compromissos com a comunidade escolar, destacando que seu governo irá ampliar a rede de atenção às creches, com a construção de mais três unidades até o final do próximo ano. “Onde vamos construir? Vamos identificar as prioridades do município para que possamos fazer essas realizações”, informou Cota. Além disso, garantiu que vai melhorar o salário dos cargos de diretor e vice-diretor e continuar com as capacitações do professorado. Em seu pronunciamento, Celso anunciou que o vereador Marcelo Macedo vai assumir a Secretaria de Governo. O que abre vaga para Beth Cota (MDB), assumir a cadeira de vereadora, como suplente.

*** Continua depois da publicidade ***

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Diretores e vice-diretores

A maioria dos recém empossados em cargos de direção das Escolas Municipais e CMEI’s já atuavam no gerenciamento das unidades educacionais, o que permite uma continuidade nos trabalhos. A diretora Natália Barros, que está frente da Escola Municipal Cônego Paulo Diláscio desde 2020, afirmou à Agência Primaz que o processo de escolha desses cargos é importante por “dar oportunidade para as pessoas, de forma democrática, votarem no que elas acreditam que seja o melhor para a educação, pros filhos, para a comunidade escolar”. Sobre os desafios que vai enfrentar, Natália afirmou estar confiante: “Acredito muito nessa gestão. Como entrei [na rede municipal de educação] em 2013, pude acompanhar de perto o trabalho e eles sempre se preocuparam com a educação, com a infraestrutura, com a formação. E até mesmo foi na época do Celso Cota que melhorou os salários dos professores efetivos”, declarou.

A cerimônia contou com a participação de representantes do legislativo, além dos diretores e vice-diretores eleitos
A cerimônia contou com a participação de representantes do legislativo, além dos integrantes das chapas eleitas. Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

Era uma vez a interferência política…

Respaldados pela garantia de poder cobrar sem sofrer com o medo da demissão, os cargos de diretor e vice-diretor deixaram de ser ocupados por nomeação e passaram a ser ocupados por critérios de desempenho e pela consulta à comunidade escolar. O vice-diretor eleito pela Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira, Sebastião Moreira, considera que o processo democrático é fundamental. “A gente não depende de uma nomeação, você não pode ir lá fazer seus pedidos porque um político te indicou. Foi a comunidade, foram os meus alunos, os pais dos meus alunos, foram os meu colegas, eles que quiseram que eu estivesse lá [como vice-diretor]”, resumiu o profissional de Educação Física.

Por mensagens de WhatsApp, a reportagem da Agência Primaz ouviu Francisco de Assis Souza, presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Mariana (Sindserv), a respeito do entendimento que a entidade tem do processo de escolha dos diretores e vice-diretores das unidades municipais de ensino. Para Chico Veterinário, como é conhecido, o processo precisa ser melhor elaborado, de forma que “a prova de competência possa atribuir diferentes funções técnicas e administrativas, possibilitando  o exercício perfeito da gestão em cada local, em cada unidade educacional”, de modo a permitir maior participação da comunidade.

Nesse aspecto, o presidente mencionou que o Sindserv chegou a apresentar propostas mas, segundo ele, “parece que, infelizmente, algumas pessoas insistem em manter esse modelo é um modelo  que agrada  somente a alguns“. Um dos pontos destacados é que o modelo não estimula a participação de professores, uma vez que não foi resolvida a questão da remuneração adicional que seria justa para quem exerce esse tipo de cargo, impedindo “que todos possam contribuir com a gestão eficiente e eficaz nas unidades educacionais do município de Mariana“.

Em relação às expectativas geradas com a nomeação de Cláudia Guimarães para a Secretaria de Educação, Chico lembra que ela já exerceu o cargo de adjunta em administração anterior, e que não vê “problemas de lidar” com a nova titular do cargo. O presidente ressaltou esperar que ela se abra ao diálogo, especialmente em relação “a um modelo de gestão que contemple a todos” e não seja benéfico apenas para uma minoria.

Em termos da nova administração anterior, Chico lembra que o prefeito recém-empossado nunca deixou de receber o sindicato e discutir suas propostas. Agora, o presidente está à espera de uma oportunidade para realizar a aproximação, dando um tempo para que o prefeito tenha condição de se inteirar por completo da situação do município.

A gente está respeitando, dando esse tempo que ele solicitou, e vamos agendar, porque temos discussões já numa pauta longa que colocamos para tentar discutir com as gestões anteriores. A administração municipal precisa melhorar, e a gente acredita que o prefeito Celso Cota possa fazer uma amplitude desse diálogo, desse debate, porque sempre se pautou com o Sindserv Mariana de uma forma cordial, tranquila, e é assim que a gente espera que seja nessa nova administração dele“, finalizou, Chico Veterinário.

***