Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

“O começo do fim”: 7º episódio da temporada “Rebeldes!” disponível nas plataformas de streaming

Ouça o episódio 7 e saiba como aconteceu o encerramento das atividades das bandas “Os Abutres” e “Os Incas” que, juntamente com a banda “The Rebels”, animaram os bailes nos anos 1960 e 1970.

Compartilhe

"O começo do fim" é o 7º episódio da temporada Rebeldes!, integrante do podcast Memórias Primaz
Arte: Nikolle Gandra/Agência Primaz

Disponível desde a última sexta-feira (29), o sétimo episódio da série Rebeldes!, intitulado O começo do fim, apresenta as histórias e os acontecimentos que culminaram com o encerramento das atividades das bandas “Os Abutres” e “Os Incas”, nos primeiros anos da década de 1970. O episódio também traz os áudios de músicas executadas por ex-integrantes dessas bandas, gravadas com exclusividade para o radiodocumentário que originou a primeira temporada do podcast Memórias Primaz, juntamente com a contextualização de uma situação que mudou o cenário político de Mariana naquela época. O mais novo episódio da série Rebeldes! está disponível no Youtube, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Soundcloud, com o apoio do programa Acelerando Negócios Digitais, desenvolvido pelo International Center for Journalism (ICFJ) e Meta, em parceria com associações brasileiras de mídia.

Por dentro do Episódio 7: O começo do fim

No início dos anos 1970, integrantes das bandas “Os Abutres” e “Os Incas” já estavam saindo da adolescência ou, até mesmo, buscando alternativas de trabalho e subsistência, optando por dar fim às atividades musicais, não sem antes passarem por modificações de última hora na composição dessas bandas.

Em situações às vezes complicadas, mas que acabaram sendo resolvidas até mesmo na Delegacia de Polícia, o encerramento da atuação aconteceu em uma época que coincidiu com a eleição de Hélio Petrus para a Prefeitura de Mariana, caracterizando a primeira quebra na hegemonia entre as correntes políticas “esquerda” e “direita”, mas que terminou em uma cassação dos direitos políticos do então prefeito, dois meses e meio apenas do término de seu mandato.

Mas o episódio também retoma a questão da primeira edição do Festival de Música Popular de Mariana e apresenta depoimentos sobre a festiva eleição de Eliane Parreira Guimarães como Miss Minas Gerais e, em seguida, Miss Brasil, em 1971.

Memórias Primaz é uma produção da ⁠Agência Primaz de Comunicação⁠, em cujo site você vai encontrar material complementar em textos, vídeos e áudios, contribuindo para maior imersão no tema da temporada.

Outras opções para ouvir o podcast Memórias Primaz

Ouça o episódio 7 de “Rebeldes!” no Google Podcast

Memórias Primaz também está disponível no Apple Podcast

Se sua preferência for o Soundcloud, o podcast Memórias Primaz também está lá.

E, como mais uma opção, o episódio “Festivais e Festivaleiros” também pode ser acessado no Deezer.

Confira também os episódios anteriores

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Engajamento

Sua opinião, com comentários, críticas e sugestões, pode nos ajudar a aprimorar o podcast Memórias Primaz. Para isso, disponibilizamos o WhatsApp (31) 99381-5580, mas também podem ser utilizadas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).

E, para receber as notificações da liberação dos episódios, ou da disponibilização de materiais complementares, basta inscrever-se em nosso grupo de transmissão pelo WhatsApp.

Acelerando Negócios Digitais

Na edição de 2023, o processo de seleção do programa Acelerando Negócios Digitais escolheu 160 projetos de mídia no país, sendo 80 de organizações e 80 de jornalistas independentes. Os veículos jornalísticos beneficiados são de 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país. Em Minas, além do podcast Memórias Primaz, outros 13 projetos foram escolhidos entre os propostos por jornalistas independentes, além de 6 projetos de organizações, como os jornais A Sirene e o Estado de Minas.

Com 1.534 participantes, de todos os estados, representando 254 cidades brasileiras e 473 organizações, o programa Acelerando Negócios Digitais está oferecendo suporte a veículos midiáticos de diferentes tipos e tamanhos, de pequenas rádios a grandes empresas de TVs, passando por diferentes jornais impressos e organizações de jornalismo digital, mas com uma preocupação de estimular a diversidade regional.

Foi assim que o projeto da Agência Primaz foi escolhido e está sendo desenvolvido com a mentoria de Fabrício Vitorino, indicado pelo programa Acelerando Negócios Digitais.

***