Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Sobreviventes: Liberado o 8º episódio da temporada “Rebeldes

Ouça o episódio 8 e conheça as histórias da fase em que a banda The Rebels reinou sozinha no universo dos bailes de Mariana e cidades vizinhas

Arte: Nikolle Gandra/Agência Primaz

Disponível desde a última sexta-feira (06), o oitavo episódio da série Rebeldes!, intitulado Sobreviventes, apresenta as últimas mudanças na banda The Rebels e a história da única vez em que seus integrantes se permitiram usufruir do dinheiro dos cachês obtidos nos bailes, cada vez mais abundantes depois do término das atividades das bandas “Os Abutres” e “Os Incas”. Além de áudios de músicas executadas por ex-integrantes, gravadas com exclusividade para o radiodocumentário que originou a primeira temporada do podcast Memórias Primaz, o episódio também reúne depoimentos que narram situações que demonstram o crescimento de um clima de esgotamento e pequenas rusgas internas, que conduziram a banda à derradeira aparição pública. O mais novo episódio da série Rebeldes! está disponível no Youtube, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Soundcloud, com o apoio do programa Acelerando Negócios Digitais, desenvolvido pelo International Center for Journalism (ICFJ) e Meta, em parceria com associações brasileiras de mídia.

Por dentro do Episódio 8: Sobreviventes

Ainda antes do término da banda “Os Abutres”, Carlinhos Baeta é convidado a integrar o conjunto The Rebels, para substituir Aloísio Rolim nos teclados. A saída de Aloísio, assim como as saídas de Strauss e Jairo Antunes, em sequência com pouco tempo de intervalo, produzem grandes mudanças na banda, mas também geram interpretações e lembranças um tanto ou quanto desencontradas. Sem a concorrência local e com muitos convites para bailes e apresentações, a turma do The Rebels passa a dispor de recursos que superam a necessidade de atualização e modernização de equipamentos, permitindo-se um período de férias no Espírito Santo e na Bahia, mas que também foi aproveitado para apresentações em um restaurante à beira-mar.

Em 1979, já casado e iniciando sua carreira profissional como engenheiro geólogo, Evandro Rolim vê nascer seu primeiro filho, e essa ocasião gera uma situação bastante desagradável, reforçando nos integrantes a decisão de encerrar as atividades da banda.

Outras opções para ouvir o podcast Memórias Primaz

Ouça o episódio 8 de “Rebeldes!” no Google Podcast

Memórias Primaz também está disponível no Apple Podcast

Se sua preferência for o Soundcloud, o podcast Memórias Primaz também está lá.

E, como mais uma opção, o episódio “Sobreviventes” também pode ser acessado no Deezer.

Confira também os episódios anteriores

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Engajamento

Sua opinião, com comentários, críticas e sugestões, pode nos ajudar a aprimorar o podcast Memórias Primaz. Para isso, disponibilizamos o WhatsApp (31) 99381-5580, mas também podem ser utilizadas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).

E, para receber as notificações da liberação dos episódios, ou da disponibilização de materiais complementares, basta inscrever-se em nosso grupo de transmissão pelo WhatsApp.

Acelerando Negócios Digitais

Na edição de 2023, o processo de seleção do programa Acelerando Negócios Digitais escolheu 160 projetos de mídia no país, sendo 80 de organizações e 80 de jornalistas independentes. Os veículos jornalísticos beneficiados são de 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país. Em Minas, além do podcast Memórias Primaz, outros 13 projetos foram escolhidos entre os propostos por jornalistas independentes, além de 6 projetos de organizações, como os jornais A Sirene e o Estado de Minas.

Com 1.534 participantes, de todos os estados, representando 254 cidades brasileiras e 473 organizações, o programa Acelerando Negócios Digitais está oferecendo suporte a veículos midiáticos de diferentes tipos e tamanhos, de pequenas rádios a grandes empresas de TVs, passando por diferentes jornais impressos e organizações de jornalismo digital, mas com uma preocupação de estimular a diversidade regional.

Foi assim que o projeto da Agência Primaz foi escolhido e está sendo desenvolvido com a mentoria de Fabrício Vitorino, indicado pelo programa Acelerando Negócios Digitais.

***