Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 6 de outubro de 2024

Estrada da Purificação foi inaugurada nessa sexta-feira (17)

Distrito de Antônio Pereira e a sede de Ouro Preto agora têm acesso direto

Placa de sinalização instalada na "nova" estrada da Purificação, ligando Antônio Pereira a Ouro Preto
Placa de sinalização da “nova” Estrada da Purificação - Foto: Marina Ferreira/Agência Primaz

Nessa sexta-feira (17), a pavimentação da Estrada de Purificação, que liga a sede de Ouro Preto (MG) ao distrito de Antônio Pereira, foi inaugurada pela mineradora Samarco. Foram investidos cerca de R$73,6 milhões na obra e, a partir de agora, é possível se deslocar até Antônio Pereira sem passar por Mariana (MG. No momento da inauguração, estiveram presentes os representantes da Samarco e autoridades de Ouro Preto e Mariana, além da imprensa local, moradores do distrito e os profissionais da empresa Hexágono Engenharia, responsáveis pela execução da obra.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Segundo a Samarco, os mais de 7km da estrada foram pavimentados com blocos fabricados com 33% de rejeito de minério, com tecnologia desenvolvida em parceria com a Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) em Mineração Sustentável, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Terraplanagem, drenagem profunda e superficial, sinalização e instalação de calçada próximo ao bairro Alvorada foram os serviços executados para a reativação da estrada.

A Estrada da Purificação vai ter limitações em relação ao tipo de veículos permitidos na via
A via não permite passagem de veículos pesados, com carga acima de 7 toneladas e comprimento maior que 8 metros - Foto: Marina Ferreira/Agência Primaz

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Cerimônias de inauguração da pavimentação da Estrada da Purificação

Duas inaugurações marcaram a entrega da estrada à comunidade: uma em Ouro Preto e outra em Mariana. Em ambas, as autoridades das duas cidades estiveram presentes e agradeceram à mineradora pela realização da obra. O presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, afirmou que a estrada não vai ser utilizada pelos veículos da mineradora, que o recurso investido veio da própria empresa, e que 90% da mão de obra utilizada na pavimentação foi de trabalhadores de Ouro Preto.

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, agradeceu à mineradora e disse que a estrada vai permitir a aproximação entre a sede e o distrito, já que, antes, era necessário passar por Mariana para alcançar a MG-129 e chegar a Antônio Pereira. Ele também agradeceu o acolhimento de Mariana ao distrito e afirmou que a iniciativa da Samarco é uma compensação concreta da mineração.

Celso Cota, prefeito de Mariana, também agradeceu à Samarco e ressaltou a importância da ação e do incentivo à mobilidade urbana. Na ocasião, ele aproveitou para anunciar um novo investimento de R$9 milhões para a infraestrutura do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que vai ser voltado ao tratamento de água do bairro Santo Antônio, em Mariana, com capacidade par abastecer também os bairros Rosário e São Gonçalo.

Autoridades de Ouro Preto e Mariana compareceram aos dois eventos que marcaram a conclusão da pavimentação da Estrada da Purificação
Autoridades de Ouro Preto e Mariana compareceram aos dois eventos que marcaram a conclusão da pavimentação da Estrada da Purificação – Foto: Marina Ferreira/Agência Primaz

*** Continua depois da publicidade ***

Comunidade

Marlete Deusdete, moradora de Antônio Pereira, demonstrou seu sentimento de agradecimento pela entrega da nova estrada. “É um prazer estar aqui tendo acesso a essa estrada que meus pais percorreram há tanto tempo a pé, a cavalo, ‘pra’ vir fazer compras em Ouro Preto. É muito gratificante, uma sensação de pertencimento, de voltar a pertencer àquela cidade que é nossa”, afirmou, emocionada. Ela completou dizendo que é uma nova era para o distrito de Antônio Pereira, após tanto tempo isolado atrás das montanhas.

Thiago Junior, morador de Mariana, do bairro Alvorada, questionou algumas obras, que, para ele, ficaram faltando. Ele sentiu a necessidade de um trevo para a entrada do bairro, iluminação, quebra-molas na estrada e um ponto de ônibus para que as crianças possam pegar ônibus de forma segura. Além disso, ele lamentou a falta de tratamento de esgoto e de água no local, mas agradeceu à Samarco, afirmando que espera a continuidade da obra.

Banner Anuncie aqui, versão

***