Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 6 de outubro de 2024

Mariana recebeu a 3ª edição do Conexão Circuito do Ouro

Evento reuniu diferentes profissionais da área do turismo, visando fortalecer a identidade regional dos quatros destinos pertencentes ao Circuito do Ouro

Thiago Akira, grande nome do marketing turístico do país, falou sobre planejamento de conteúdo para turismo na 3ª edição do Conexão Circuito do Ouro
Thiago Akira, grande nome do marketing turístico do país, falou sobre planejamento de conteúdo para turismo - Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

Após ter passado por Belo Horizonte e Santa Bárbara nas duas primeiras edições, nesta quinta-feira (30) foi a vez de Mariana sediar a 3ª edição do Circuito do Ouro – Destinos e Negócios. Realizado pela Associação do Circuito do Ouro, o evento aconteceu no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens e teve a participação de renomados profissionais da área do turismo. A programação contou com palestra sobre planejamento de conteúdo para o turismo, sala de experiências, apresentação sobre o desenvolvimento de novos negócios no turismo, mesa redonda sobre desafios e oportunidades na comercialização dos roteiros do Circuito do Ouro e apresentação dos municípios no Destaque Regional, além de uma breve performance do grupo Barroco Jazz.

Banner Anuncie aqui versão 1

Conexão Circuito do Ouro

Durante a manhã, o consultor de marketing digital Thiago Akira apresentou algumas soluções e dicas para os empreendedores do ramo de turismo impulsionarem seus negócios. Após esse momento de partilha, o ator Marcelino Xibil Ramos arrancou gargalhadas da plateia ao contar causos mineiros num momento de descontração.

Seguindo a programação, os participantes puderam se deliciar com um prato de arroz doce salgado acompanhado de costelinha ao molho de jabuticaba e couve crua, preparado pela cozinheira Milsane de Paula. Atuante no segmento do turismo com ênfase em gastronomia, Milsane se destaca por investir em pratos autorais que harmonizam as diversas influências culturais presentes na culinária mineira, provenientes dos indígenas, africanos e europeus.

Milsane de Paula, proprietária do Restaurante Sebastião, preparou prato de comida contemporânea para os participantes do Conexão Circuito do Ouro
Milsane de Paula, proprietária do Restaurante Sebastião, cozinha de comida contemporânea com referência mineira - Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Turismo como fonte de renda

A diretora executiva do Circuito do Ouro, Márcia Martins, explica que a ideia do evento é proporcionar uma ponte entre o poder público, a iniciativa privada, a comunidade e os pequenos produtores, com o propósito de fortalecer os quatro destinos pertencentes ao Circuito como destinos turísticos. O Circuito do Ouro é uma região mineira marcada pelo ciclo do ouro e berço da Inconfidência Mineira, composta por municípios que possuem proximidade geográfica, afinidades culturais, históricas e naturais, e abriga os programas turísticos “Entre Serras: de Piedade ao Caraça”; “Entre Trilhas Sabores e Aromas”; “Entre Cenários e História”, que agrupa os municípios de Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana; e “Entre Ruralidades e Personalidades”.

Além de considerar que é preciso reconhecer a atividade turística como uma vertente econômica, e que o setor está carente de profissionalismo, Márcia acredita que a dinâmica do evento propicia ao participante a qualificação necessária para que as comunidades locais possam compreender seus papéis dentro da atividade turística e, assim, consigam disseminar os aprendizados dentro do próprio território. Para ela, “o Conexão é para ajudar a valorizar o trabalho dessas pessoas, mostrar para elas que o pouco que elas fazem no seu município é fundamental para o desenvolvimento da região como um todo. É muito importante que os participantes do evento entendam o seu protagonismo dentro da região do Circuito do Ouro.

Sylvio Campos, da empresa GKS, de São Paulo, falou “Apoiando o desenvolvimento de novos negócios no turismo”, em que apresentou o programa “Corredores e Rotas”, que tem como foco a geração de renda e o desenvolvimento territorial. O turismo, segundo Sylvio, é uma atividade econômica que deve envolver empreendedorismo, negócios e criatividade, além de estratégias que devem ser aplicadas para aprimorar o Turismo de Experiência, que envolve pessoas, locais e métodos. Atrativos com infraestrutura, serviços, governança, comunicação e acesso também são elementos essenciais, segundo Sylvio Campos.

O momento também contou com uma mesa redonda com a participação de Ricardo Campos, da agência HT Happy Travel; Rodrigo Lopes, da Índio Ecotour, e José de Matos, da Ouro Branco Ecoturismo. A HT Happy Travel atua em Brumadinho e Belo Horizonte e Ricardo frisou a necessidade de se tratar o turismo como um negócio. “Não é simplesmente uma gestão. Está diretamente ligado ao papel de colocar dinheiro no bolso das pessoas, é geração de renda. Deve trazer dinheiro para o município, principalmente para os que vivem de mineração”, afirmou. Durante a mesa, a desvalorização de guias turísticos locais também foi colocada em pauta.

Depois da performance do grupo Barroco Jazz, representantes de Catas Altas, Barão de Cocais, Sabará, Nova Lima e Nova Era apresentaram projetos em andamento nos municípios para o fomento do turismo. “Um novo olhar de rural e vivência” e “Dell Turismo” foram os projetos apresentados por Catas Altas e Barão de Cocais, respectivamente. Essaas cidades fazem parte do Destaque Regional e, juntamente com Caeté, Santa Bárbara, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana, Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará, Raposos, Santa Luzia, Nova Era, Itabira e o distrito de Ipoema, integram o Circuito do Ouro.

Banner Anuncie aqui, versão 6

***