Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

“Isso é uma gangue”, diz moradora sobre infestação de ratos

Vídeos mostrando ratos em pontos de depósito de lixo circularam pelas redes sociais, na semana passada

Infestação de ratos foi flagrada em lixeira localizada diante de terreno baldio, na Rua Dom Viçoso, e também no Jardim
Ratos foram filmados em lixeira localizada diante de terreno baldio, na Rua Dom Viçoso, e também no Jardim - Foto: Captura de tela de vídeo em rede social

Na última quinta-feira (07), vídeos mostrando infestações de ratos em ruas do Centro Histórico de Mariana passaram a circular nas redes sociais. Os vídeos mostram ninhadas nos arredores da Praça Gomes Freire (Jardim) e na Rua Dom Viçoso, gerando grande repercussão entre os internautas. Um dos vídeos, enviado à Rádio Itatiaia de Ouro Preto, mostra um grupo de roedores em uma lixeira e em um buraco abaixo dela, narrado por uma moradora da cidade. “Isso é uma gangue”, ironizou a moradora que enviou o vídeo à emissora de rádio. A Agência Primaz ouviu um comerciante e setores da Administração Pública, e algumas providências já foram tomadas.

Banner Anuncie aqui, versão 6

Questão de Saúde Pública

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, em nota encaminhada à Agência Primaz, as infestações são comuns, mas só agora estão repercutindo na mídia, e acontecem devido à distribuição irregular de lixo, que serve de alimento para os roedores. Na nota, a equipe de vigilância informou que realizou a intervenção com a aplicação de raticidas assim que teve ciência dos vídeos em circulação.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Saúde através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde informa que já vem realizando o controle dos roedores através da aplicação de raticida em locais propícios para abrigo e alimento, concomitante vem analisando o ambiente e a causa da proliferação. A principal razão para aparecimento dos roedores é a disposição irregular de resíduos do comércio fora dos horários de coleta.

Lembramos que as lixeiras atuais do Centro Histórico são para pequenos volumes de resíduos e a coleta de lixo é realizada três vezes ao dia.

Com o intuito de resolver o problema atual, a Prefeitura de Mariana (com participação da Saúde, Meio Ambiente, Obras e Desenvolvimento Econômico) e ACIAM estão planejando a construção de um ponto de recebimento de resíduos dos comércios do centro da cidade. O objetivo é eliminar a oferta de alimento para os animais sinantrópicos [que conseguem se adaptar a viver entre os humanos, como ratos, baratas, escorpiões e pombos, entre outros];

Além disso, sempre que uma denúncia envolvendo roedores chega à Subsecretaria de Vigilância, as ações pertinentes são executadas imediatamente, visto que se trata de risco à saúde pública.

Em relação ao Natal, ressaltamos que estaremos intensificando o monitoramento e controle de roedores no Centro de Mariana”.

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Comerciante repudia insinuação de descarte inadequado de lixo

Carlos Alberto Trindade, um dos proprietários do restaurante Rancho da Praça, localizado na Praça Gomes Freire, afirmou que o lixo do estabelecimento não é depositado na rua, mas sim em um recipiente em que os restos de alimentos são retirados diariamente. “Não é comum, é uma infestação geral. Vamos ser vítimas se entrar aqui ‘pra’ dentro”, desabafou o comerciante.

De acordo com Carlos Alberto, seu estabelecimento deposita os restos de comida em recipientes adequados, que ficam armazenados em local especialmente construído, de acordo com orientação da vigilância sanitária, com retirada diária por pessoal que utiliza essas sobras como alimento de animais.

Recipientes onde são depositados restos de alimentos, no restaurante Rancho da Praça
Recipientes onde são depositados restos de alimentos, no restaurante Rancho da Praça - Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Banner Anuncie Aqui versão 5

Medidas tomadas para combater a infestação de ratos

A Prefeitura de Mariana, através do Departamento de Comunicação, também enviou nota oficial à imprensa informando que não existe infestação de roedores e que as imagens em circulação se referem a pontos específicos que já estão sendo tratados pela vigilância sanitária. A nota também justifica explica o motivo da atração dos animais como sendo o descarte incorreto de lixo orgânico.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Mariana, através das secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, esclarece que não existe infestação de roedores no município. As imagens em circulação nas redes sociais, tratam-se de pontos específicos que já estão sendo investigados pela vigilância sanitária.

Roedores aparecem devido ao ambiente propício para a sobrevivência deles. O descarte incorreto de lixo orgânico colabora para esse quadro e para o transtorno registrado. A coleta de lixo no Centro Histórico de Mariana acontece três vezes ao dia e é necessário que comerciantes e moradores locais façam o descarte nos horários corretos.

A vigilância sanitária trabalha o controle dos roedores com raticida, de forma emergencial. No entanto, uma parceria da Prefeitura de Mariana e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), prevê a construção de um ponto para recebimento de resíduos do comércio”.

Equipamento pesado utilizado para a limpeza do terreno da Rua Dom Viçoso, visando eliminar a infestação de ratos
Equipamento pesado utilizado para a limpeza do terreno da Rua Dom Viçoso, visando eliminar a infestação de ratos – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A Comunicação da Prefeitura de Mariana também informou que aconteceu uma reunião de alinhamento com outras secretarias nessa segunda-feira (11), para o estabelecimento de parcerias para o processo de conscientização, e que, na manhã desta terça (12), as equipes responsáveis já estiveram na Praça Gomes Freire para o recolhimento do lixo, aplicação de raticida e limpeza do local.

Nesta quarta-feira (13), a reportagem da Agência Primaz presenciou a ação de uma retroescavadeira procedendo à limpeza do terreno baldio da Rua Dom Viçoso.

Banner Anuncie aqui, versão

***