- Mariana
Programação do Natal de Luz é para todas as idades
Atividades culturais variadas foram realizadas no primeiro fim de semana de celebração do Natal e final de ano
Festa de Nossa Senhora da Conceição, na Catedral da Sé, realizada nessa sexta-feira (08), marcou a abertura do Natal de Luz Mariana 2023, cuja abertura oficial aconteceu com a inauguração da Iluminação de Natal, Cortejo – A Alegria Ilumina a Cidade, abertura da “Tenda das Artes”, do “Casarão do Noel” e do “Presépio da Família Sacramento”, fechando a noite com show de Cauã Souza e Banda. No sábado (09) e domingo (10), outras atividades culturais e de entretenimento foram realizadas, integrando a programação que conta com atrações até 06 de janeiro.
Exposição Artesãos de Mariana
O Terminal Turístico tornou-se sede dos artesãos marianenses, que se reúnem a fim de vender seus produtos fabricados a mão. Efigênia Grossi, artesã aposentada do grupo de empreendedoras “Elas Que Fazem”, vende chinelos personalizados e relata como se prepara para as vendas de final de ano “Eu vou fazendo os meus chinelos e vou guardando, na medida que vai saindo, eu vou repondo [já] que a gente tem que ter uma quantidade boa”. Ela diz que, em outras épocas do ano, as integrantes do grupo vendem seus produtos na feira de sábado ou por encomenda.
Ver Mais
Registros do silêncio
Reflexões de um mineiro no deserto de Atacama
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Efigênia também falou da importância do convite feito pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) para expor o artesanato no Terminal Turístico: “É um jeito de divulgar o trabalho da gente ‘né’. É isso, ‘tô’ gostando muito, ‘tá’ muito proveitoso”.
Roseli Carneiro da Silva, também aposentada, trabalha na cooperativa de artesanato “Minha Casa em Mim”, e reforça a importância de divulgar o trabalho dos artesãos de Mariana no fim de ano: “A gente sempre corre atrás da Prefeitura, sempre entra em contato, e vive cobrando deles. E aí quando eles [Prefeitura de Mariana] prometem [ceder o espaço], a gente corre atrás [da produção do artesanato]”. A exposição dos artesãos funciona durante o Natal de Luz e se estende até 15 de janeiro.
Espetáculo Palhaço Vinagre
Nesse sábado (09) à tarde, a Praça Gomes Freire (Jardim) recebeu o artista Raed Hilario D’Angelo que dá vida ao Palhaço Vinagre. Read trabalha com arte circense desde os seis anos de idade, se inspirando na Palhaça Jojoba e no Circo Volante. “Eu acho que vendo outros artistas fazendo palhaçaria, aí eu me descobri, que eu tinha o dom pra fazer isso”, declarou Read/Vinagre.
Aos 16 anos, Raed criou o personagem Palhaço Vinagre e continua a se apresentar com ele até hoje, recebendo seu primeiro convite para participar da programação de fim de ano de Mariana, em 2023.
O show de Raed contou com diversas brincadeiras, piadas para as crianças e até mesmo com a participação do público ao chamar quatro homens da plateia a fim de performar um número de palhaçada em conjunto. O Palhaço Vinagre finalizou sua apresentação contando uma história de infância e fazendo um truque de mágica para “fazer nevar” no palco.
Show Yasmin Mello e sua Turma; Espetáculo Histórias Mágicas “Um conto de Natal”; Espetáculo Vinde Menino Deus – Grupo de Teatro do Recria Vida (Alto do Rosário); Sarau de Natal “Alegrai-vos, Ele está bem perto”; Festival Coletivo Entre no Ritmo; e Vozes de Mariana: Marina Anacleto e Rich Braza, completaram a programação do sábado (09).
No domingo (10), a programação do Natal de Luz Mariana estava ainda mais voltada para atividades culturais e dinâmicas que envolvessem a família e, principalmente, as crianças. Os eventos cobriram os turnos da manhã, tarde e noite com aula de Tai Chi Chuan, o Grande Encontro das Bandas de Mariana, Cortejo Reinado de Chico Calu, Máquina de Brincar e o Espetáculo Histórias Mágicas em: contos dos Irmãos Grimm
Tai Chi Chuan
A primeira atividade do domingo (10) foi a aula de Tai Chi Chuan, ministrada pela Associação HamTai e Congêneres. A dinâmica faz parte da programação “Natal com Saúde”, com aulas gratuitas todos os domingos até 06 de janeiro. A prática do esporte promete trazer benefícios para o corpo e a mente, trabalhando meditação, movimento e respiração.
“O Tai Chi Chuan é uma prática meditativa em movimento, é chamado de meditação em movimento. A gente trabalha o pensamento, a respiração e o movimento, isso produz uma circulação equilibrada no corpo, eliminando o que a gente não precisa e trazendo saúde, renovando nossas células, renovando nossa energia vital. Quem quiser participar é gratuito, é o Natal com saúde para equilibrar as festas”, convida a professora do esporte, Diana dos Santos.
Grande Encontro das Bandas de Mariana
As tradicionais Bandas de Mariana marcaram presença em um Grande Encontro na manhã deste domingo. Diversas corporações musicais de várias regiões e distritos da cidade se reuniram no Jardim para celebrar a música, o talento e as festividades.
A apresentação das bandas, dentro da programação do Natal de Luz de Mariana tem um papel importante na manutenção de uma tradição muito marcante na cidade e, para os músicos, a performance ajuda a cultuar o interesse das crianças pelas bandas.
“A importância é para cultura do município, divulgar a cultura do município, incentivar a música que é uma coisa boa para todo mundo. A nossa sociedade tem músicos de várias idades, temos vários aprendizes, o pessoal já vai chegando cedo para começar a aprender música”, aponta Roberto Silva, músico da Sociedade Musical São Sebastião, de Passagem de Mariana.
Adriana de Lourdes, integrante da banda Santa Cecília de Passagem, também ressaltou a importância da inclusão das crianças na tradição. “Eu ‘tô’ na banda tem 22 anos. Participar é ótimo, é uma coisa boa para comunidade, né? E isso aí ‘tá’ promovendo as crianças para estar incentivando elas, para estar incluindo nas corporações musicais”, declarou.
Cortejo Reinado de Chico Calu
À tarde, uma das principais atrações foi o tradicional Cortejo Reinado de Chico Calu – Repertórios Sagrados da Irmandade “Os Carolinos”. A Guarda de Congo iniciou o Cortejo em frente à Casa de Câmara e Cadeia, seguindo para o Jardim, depois para o adro da Igreja Nossa Senhora do Carmo, e finalizando as festividades no ponto inicial.
Além do cortejo, a Casa de Câmara e Cadeia recebeu uma exposição fotográfica sobre a tradição centenária do Cortejo Reinado do Chico Calu, que festeja os santos do panteão congadeiro, os reinos negros e a ancestralidade. “Então, do meu avô passou para os filhos dele, dos filhos dele passou para os outros filhos, agora ‘tá’ com os netos, né? É tudo de bom, viu? A minha vida é o Congado. Nós já estamos começando a treinar os pequenininhos para ficar no nosso lugar porque é sempre assim de geração em geração”, afirmou a bisneta do Chico Calu e atual capitã do Cortejo, Neide de Assis Silva.
Máquina de Brincar e Espetáculo Histórias Mágicas em: Contos dos Irmãos Grimm
Ainda na parte da tarde, o Jardim de Mariana concentrou a programação das atividades voltadas para as famílias e as crianças. A caravana “Máquina de Brincar” trouxe dinâmicas com pintura, artesanato e brincadeiras gratuitas para os pequenos. Mais tarde, a contadora de histórias Nana e o mágico Evan, fizeram uma apresentação teatral com contos de fadas famosos dos Irmãos Grimm.
A programação recheou o local com brincadeiras e apresentações culturais que atraíram crianças e famílias para a praça. A contadora de histórias e bonequeira Nana, falou à Agência Primaz sobre a importância da inclusão de atividades infantis na programação de Natal da Cidade: “Para gente é muito gratificante, né? Fazer parte dessa programação, um evento tão rico culturalmente. Além disso, trazer a arte ‘pra’ rua, ‘pra’ praça, é realmente urgente e muito importante, porque é daí que a gente forma o público, leva a cultura para as crianças e, de repente, elas se transformam em adultos mais sensíveis, melhores e futuros artistas”.
***