Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Mariana faz cadastramento de atrações para o Carnaval 2024

Prazo vai ser encerrado nesta quarta-feira (10)

Cadastramento para o Carnaval 2024 pode ser feito online ou presencialmente
Cadastramento pode ser feito online ou presencialmente – Foto: Divulgação/Prefeitura de Mariana

Desde o final de dezembro a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer (SECULT) está coletando informações para elaborar um “levantamento geral de artistas locais e das imediações”, com a intenção da participação do Carnaval 2024, em Mariana. O prazo para o cadastramento se encerra nesta quarta-feira (10) e pode ser feito mediante o preenchimento de um formulário disponibilizado online, ou presencialmente na secretaria, situada na Rua Frei Durão, n° 22, segundo andar do Cine Teatro Municipal.

Banner Anuncie aqui, versão 6

Carnaval 2024

O objetivo específico do cadastramento é o de levantar as demandas dos fazedores de cultura local (blocos caricatos, agremiações, artistas, músicos e agentes culturais), em especial aquelas que “sejam viáveis e de acordo com o que se espera de um carnaval”, conforme nota encaminhada à Agência Primaz. De acordo com a SECULT, serão contratados os proponentes cujas “propostas se encaixem na atmosfera carnavalesca”, segundo critérios já estabelecidos e em consonância com a disponibilidade orçamentária.

Assim como aconteceu em 2023, a Banda dos Farrapos deve fazer a abertura oficial do Carnaval 2024
Desfile da Banda dos Farrapos, na abertura do Carnaval de 2023 – Foto: Luiz Loureiro/Arquivo Agência Primaz

No caso de blocos e agremiações, como a Banda dos Farrapos, que normalmente abre a programação oficial no sábado de Carnaval, de acordo com a secretaria, “não há necessidade de seleção”, devido à “tradicionalidade”.

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Previsão de custos do Carnaval 2024

Em resposta a questionamentos da Agência Primaz, a SECULT respondeu que “temos, dentro do orçamento, uma previsão de valor para a execução de todo o Carnaval, ainda não subdivididos e salientamos que a gestão municipal irá priorizar o investimento em artistas locais” e que a “programação oficial já está sendo construída. e questões como logística, estrutura, segurança, e limpeza “já estão encaminhadas, sendo discutidas com demais setores interessados e já previstas no orçamento total”.

De acordo com a Lei 3.749, de 29/12/2023, que “estima a receita e fixa a despesa do Município de Mariana para o exercício financeiro de 2024”, a previsão de despesas da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer atinge pouco mais de R$27 milhões, dos quais quase R$25 milhões são destinados à “administração geral da SECULT, sem discriminação de valores a serem utilizados em cada ação específica, como é o caso do Carnaval.

Nossa reportagem pesquisou o Portal da Transparência, nesse domingo (07) e verificou que ainda nenhuma informação referente à evolução de receitas e despesas foi inserida lá, até este domingo (07).

Utilização futura do cadastramento

O cadastro pode vir a ser utilizado mesmo no caso de propostas que não sejam consideradas adequadas ao período carnavalesco. “Não há restrições quanto a estilos, formatos e afins, nem manifestações. Não havendo a possibilidade [de contratação no Carnaval], poderão ter oportunidade em outros eventos ao longo do ano pois esse credenciamento ficará arquivado, visto a extensa agenda cultural do município”, diz a nota encaminhada à Agência Primaz.

Banner Anuncie Aqui versão 5