Narcisistas em frente à Torre de Babel
“O ser humano nada mais é que um pacote que o obstetra entrega ao coveiro” (Autor desconhecido)
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”
Ouça o áudio de "Narcisistas em frente à Torre de Babel", de Júlio Vasconcelos
O mundo moderno criou as mais diversas profissões e todas elas deveriam contribuir de forma significativa espiritualmente e sistemicamente para a construção de um mundo melhor. No entanto, parece que nem sempre essa é a realidade na prática. O narcisismo profissional parece colocar os profissionais em frente a uma Torre de Babel onde, infelizmente, não se entendem e se digladiam querendo provar quem é melhor que o outro! Um pouco de ficção talvez possa nos ajudar a refletir um pouco sobre esse aspecto.
Um Médico, enclausurado no seu doutoral jaleco branco, encontra um Advogado e, com um ar de superioridade, afirma que ele é o mais importante de todos os profissionais porque traz os homens ao mundo e cura as suas doenças, livrando o ser humano da morte! Sem ele e a sua medicina, a morte impera!
Um Advogado, com seu impecável terno engravatado, dá um sorriso sarcástico e afirma que o Médico está redondamente enganado: ele é o mais importante! É ele quem cria todas as leis que trazem o bem para a humanidade, inclusive as leis que regem a profissão do médico e tem o poder de convencer o Juiz a prendê-lo ou soltá-lo diante das acusações de erros médicos e perdas humanas inevitáveis que ele comete! Sem ele e as suas leis os homens se destruiriam!
Um Engenheiro se aproxima e ri dos dois, afirmando que os dois estão errados: ele é o mais importante! É ele que constrói os hospitais, os fóruns, as casas e tudo que tem dentro delas, os carros, as estradas, as pontes e todos os aparelhos e equipamentos que tornam possível e, além disso, mais fácil e prazerosa a vida dos homens! Sem ele e a sua engenharia o mundo não existiria!
Um Administrador aparece no meio deles e, com um olhar estratégico, discorre que os três estão equivocados: ele é o mais importante! É ele que administra os hospitais, os fóruns, as cidades onde estão todas as casas, os estados e os países que fazem parte do mundo! Sem ele e a sua administração o mundo seria um caos!
Um Economista surge de repente e, com um olhar economático, argumenta que os quatro estão equivocados: ele é o mais importante! Sem ele, os hospitais fecham, os fóruns não funcionam, os lares não sobrevivem, as fábricas não funcionam e os administradores não conseguem administrar! Sem o capital financeiro e o seu devido controle feito por ele o mundo não funcionaria!
Um Soldado, muito bem fardado e armado até os dentes, chega com ar autoritário e se propõe a colocar ordem no fuzuê! Afinal ele é o mais importante! É ele o responsável pela manutenção da ordem e do progresso! É ele que protege a vida de todos diante das ameaças externas e internas no País, faz funcionar as leis, protege a vida dos cidadãos e, muito mais, dá a sua própria vida em nome da Pátria querida! Sem ele e suas armas os homens se autodestruiriam!
O Professor, escondendo-se atrás de um par de lentes garrafais, com um ar magistral, chega logo em seguida e explica, didaticamente, como se estivesse em uma sala de aula, que ele sim é o mais importante, afinal, sem maiores delongas, quem ensinou tudo que eles sabem? Sim, foi ele e todos eles foram seus alunos! Sem ele e suas lições as profissões não existiriam!
O Psicólogo que, já a algum tempo observava circunspectamente o desenrolar dos fatos, pede a palavra e diz que, segundo os estudos freudianos, todos estão equivocados. Ele é o mais importante, pois ele é quem entende da mente humana e é ela que governa tudo! É ele que cura os traumas, as neuroses, as depressões, as fobias e todas as patologias da mente humana. Sem ele e sua psicologia, o mundo piraria!
O Padre, ostentando vaidosamente um belo traje sacerdotal, abençoando a todos, com gestos acolhedores, sobe em um monte e entre metáforas e parábolas, roga que eles repensem suas palavras e voltem seus olhos para ele, o mais importante, o legítimo representante de Deus aqui na terra. Ele, como sacerdote, os conduzirá ao caminho da redenção! Sem ele e a sua religião, a vida não faria sentido!
E a procissão de narcisistas profissionais vai aumentando ao pé da Torre a cada momento! Cada um se julgando o mais importante de todos, em uma discussão cada vez mais calorosa, infrutífera e interminável! …
Dezembro vai, janeiro vem e a vida passa como um trem! No final, todos eles envelheceram, ficaram senis e foram para um asilo, precisando da ajuda um do outro. A idade foi pesando cada vez mais com o passar dos anos, a dependência aumentando e eles tardiamente e forçadamente foram percebendo que nenhum deles é mais importante que outro e que a vaidade que os consumia não fazia mais nenhum sentido e tudo tinha ficado para trás! Todos estavam em um mesmo barco! O avançar da idade foi ensinando-os a reconhecer o tamanho da fragilidade humana e o quanto tinham estado equivocados, mas já não mais era tempo de voltar! Vários túmulos esperavam por todos eles, friamente sem qualquer distinção, deixando todos os seus diplomas e glórias para trás!…
Quem tiver ouvidos, que ouça!
P.S.: O Narcisismo é um desvio comportamental de um indivíduo que possui características exageradas de grandiosidade, fantasias de sucesso Ilimitado, necessidade permanente de ser admirado e invejado e de explorar os outros para atender às suas próprias necessidades.
O Mito Bíblico da Torre de Babel (Gênesis, 11, 1-9) narra a tentativa pela humanidade da construção de uma torre que alcançaria o Céu. Diante de tal ousadia, Deus teria causado confusão entre os construtores, estabelecendo diferentes idiomas, que acabou por tornar a obra um fracasso.
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.