- Brasil
IBGE abre mais de 800 vagas para concurso de servidores
Período de inscrições vai desta sexta-feira (19) até 09 de fevereiro
- Marina Ferreira
- Supervisão: Luiz Loureiro
Na última quarta-feira (10), os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram publicados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), disponibilizando 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também é um dos órgãos englobados pelo edital e está realizando um processo seletivo com 895 vagas. As inscrições ficam abertas de 19 de janeiro a 09 de fevereiro e as taxas são de R$60 para nível médio e R$90 para nível superior. A aplicação da prova acontece dia 05 de maio, em 220 cidades.
*** Continua depois da publicidade ***
***
O CPNU é um novo sistema de processo seletivo de contratação de servidores públicos que, segundo o Governo Federal, tem o objetivo de democratizar as oportunidades de acesso a cargos públicos e de padronizar os procedimentos de aplicação das provas. O modelo divide os cargos concorridos em oito blocos temáticos: “Infraestrutura, Exatas e Engenharias”, “Tecnologia, Dados, e Informação”, “Ambiental, Agrário e Biológicas”, “Trabalho e Saúde do Servidor”, “Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos”, “Setores Econômicos e Regulação”, “Gestão Governamental e Administração Pública” e “Nível Intermediário”.
Além do IBGE, a Advocacia Geral da União (AGU), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) são alguns dos demais órgãos com vagas para as áreas de engenharia, tecnologia, meio ambiente, saúde, educação e desenvolvimento social, economia e administração. Ao todo, são mais de 20 órgãos e mais de 6 mil vagas.
Ver Mais
Reflexões de um mineiro no deserto de Atacama
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Concurso Público Nacional Unificado
De acordo com o Governo Federal, o novo modelo de concurso público foi inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já recebeu mais de 5 milhões de inscritos e descentraliza os locais de aplicações da prova, que acontecem em várias cidades do país. No caso do CPNU, 220 municípios foram selecionados, com base na densidade populacional e em dados do IBGE, para que a realização das provas se tornasse mais acessível.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve escolher um dos oito blocos temáticos disponibilizados e quantos cargos quiser dentro do bloco escolhido, por ordem de preferência, e provas objetivas e específicas vão ser aplicadas aos concorrentes.
Vagas no IBGE
Com a adoção do CPNU, o IBGE vai realizar o maior concurso público de sua história, segundo o Governo Federal, com expectativa de mais de 3 milhões de inscritos. O órgão disponibiliza vagas para sete dos oito blocos temáticos, dividindo-as em cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas. Confira todos os cargos, especialidades e quantidade de vagas do instituto: