Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 6 de outubro de 2024

Amor, política e amizade em “O Poeta das Cinzas”

Livro marca a estreia da jovem marianense Bella Mol na literatura

Bella Mol é nascida e criada no bairro Rosário, em Mariana, e se inspirou nas histórias da avó para escrever "O Poeta das Cinzas"
Mariana é o cenário do romance, representado pela cidade fictícia “Demetra”. Foto: Marina Ferreira/Agência Primaz

Isabella Coelho Mol, ou Bella Mol, tem 19 anos e é autora de “O Poeta das Cinzas”, romance que vai ser lançado no dia 09 de março, na Casa de Cultura de Mariana, e que inaugura a carreira literária da jovem. Estudante de jornalismo na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), ela simpatiza com a escrita desde criança e passou a ver futuro na área depois de ganhar um concurso de redação no ensino fundamental, quando viu surgir o sonho de escrever romances. “O Poeta das Cinzas” nasceu em 2020 e se passa em Demetra, cidade fictícia que remete a Mariana (MG), e é inspirado por histórias da sua avó. O evento de lançamento começa às 14h e vai contar com momentos de leitura coletiva, coffee break e sessão autógrafos.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

*** 

Bella Mol é nascida e criada no bairro Rosário, em Mariana, e, durante a pandemia da Covid-19, inspirada pelas histórias da avó, durante a juventude, na cidade que carrega todas as suas memórias afetivas, iniciou a escrita do seu primeiro livro, “O Poeta das Cinzas”, um romance de época que envolve amor, política e amizade, em Demetra. O que inicialmente era para ser um roteiro de curta-metragem para um amigo, tornou-se a história de um livro que marca o início da carreira que a jovem pretende seguir na literatura. “Eu escrevia e não parava de escrever. No fim das contas, escrevi outra história ‘pra’ ele e transformei a minha em narrativa”, contou.

O lançamento

Apesar da habilidade de contar histórias, Isabella precisou lidar com a insegurança de atender às expectativas do público durante o processo de escrita, mas lembrou do apoio dos avós para superar o obstáculo. A ideia era publicar o romance de forma independente, mas, pela falta de experiência, preferiu entrar em contato com editoras. “Busquei formas de fazer isso sozinha, mas eu não tinha experiência. Tive muita dor de cabeça no começo até saber o que seria mais fácil ‘pra’ mim”, explicou. “O Poeta das Cinzas”, por fim, vai ser lançado pela editora Viseu.

Isabella também está à frente de todo o processo de organização do evento de lançamento do livro, que vai acontecer na Casa de Cultura de Mariana e vai contar com momentos de abertura, café e venda dos exemplares. A jovem salientou que o espaço fica aberto a autores e é preparado para eventos, e ainda incentivou escritores. “Vendi doce na faculdade, fiz rifa na minha família. Todo mundo que quer escrever um livro deve tentar. ”, disse.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Sobre Bella Mol

Além de escrever, Isabella gosta de ler livros de fantasia, assiste séries e cursa jornalismo na UFSJ. A escolha do curso foi influenciada pela vontade de conhecer novas pessoas e praticar a escrita, que, segundo ela, evoluiu muito depois de iniciar a graduação. “‘Pro’ meu TCC eu gosto muito da ideia de livro-reportagem, mas, no futuro, com certeza eu quero unir essas coisas [jornalismo e literatura]. A meta é a escrita literária, mas o jornalismo vai seguir comigo na imprensa”, explicou.

A autora de “O Poeta das Cinzas” contou que já está trabalhando em dois novos projetos: um livro de fantasia e outro de poemas, e reforçou o convite para o evento de lançamento da obra, que vai acontecer dia 09 de março, às 14h.

Banner Anuncie Aqui versão 5