- Mariana
Gustavo Leite e os desafios da cultura e do turismo marianense
Com uma extensa carreira como servidor público e experiência política, Gustavo assumiu a pasta em dezembro de 2023
Gustavo Henrique Oliveira Leite, marianense, tem 37 anos e uma longa carreira como servidor público, iniciada em 2006 como cadastrador do Bolsa Família na Secretaria de Desenvolvimento Social. No ano seguinte, foi aprovado no concurso de agente administrativo, em Ouro Preto. Em 2020, foi candidato a vereador em Mariana pelo PT, mas não conseguiu se eleger. Em dezembro de 2023, foi convidado pelo prefeito Celso Cota (MDB) para assumir a Secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer de Mariana, tendo se licenciado do cargo na cidade vizinha.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Primeiras medidas na Secretaria de Cultura
Ainda em 2020, Gustavo teve a oportunidade de dialogar com vários moradores de Mariana para construir um plano de governo para a área da cultura em Mariana, visando sua campanha política. Para ele, essa experiência, somada aos anos de carreira como servidor público, auxilia o desenvolvimento do seu trabalho atual como secretário. “A Secretaria precisa de alguma pessoa, em qualquer ambiente que seja, uma pessoa que seja também técnica, né? [Que] saiba de toda a burocracia para se fazer uma contratação, além de conhecer bastante grupos e atividades culturais e turísticas”, afirma o secretário.
Ao assumir a pasta no dia 4 de dezembro, além de lidar imediatamente com a execução do Natal de Luz, a primeira medida foi formar uma equipe para auxiliar as entidades que receberam repasse do município na prestação de contas. O secretário percebeu a deficiência na oferta desse serviço nos dois meses em que atuou como coordenador de turismo na Secretaria.
Ver Mais
ELEIÇÕES 2024 – Geraldo Alex Bailão (PCdoB)
ELEIÇÕES 2024 – Geraldo Sales (PDT)
ELEIÇÕES 2024 – Aída Anacleto (Partido dos Trabalhadores)
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Calendário de cultura e turismo
O calendário de eventos do município já foi apresentado ao prefeito Celso Cota e será divulgado em breve. Gustavo explicou que ocorreu um atraso no lançamento porque preferiram apresentar todas as atividades previstas para o ano inteiro.
Além disso, um dos focos da Secretaria é aumentar o número de atividades voltadas ao turismo em Mariana, promovendo a divulgação e a publicidade de todas as atividades culturais da região, como o artesanato e bandas.
De acordo com o secretário, em breve será lançado o edital de credenciamento de bandas, que tem previsão de ser expandido também para artesãos e artistas plásticos, visando o reconhecimento e a divulgação das artes e cultura produzidas no município.
Como uma das programações especiais do Natal de Luz de Mariana 2023, aconteceu o Circuito Experimente Mariana, projeto que busca trazer experiências especiais com produtores e produtoras de cultura marianense na sede e nos distritos. O coordenador do projeto, João Bosco, tinha expressado a ideia de o circuito seguisse suas atividades ao longo deste ano, incluindo visitações nos destinos previstos no calendário turístico da cidade e Gustavo Leite confirmou que a continuidade do projeto está nos planos da secretaria.
Sobre o retorno do Festival Canta Mariana, que não aconteceu no ano de 2023, o secretário afirma que ele faz parte do calendário oficial de eventos e por isso não pode ser retirado ou modificado. Porém, todas as atividades previstas serão revisadas também pelo Conselho de Cultura e mais informações serão divulgadas nas próximas semanas.
Carnaval 2024
Em relação ao planejamento do Carnaval de 2024, o secretário explica que será realizada uma coletiva de imprensa para a divulgação do tema e programação, revelando sua pretensão de inscrever a edição do próximo ano em leis de incentivo à cultura e/ou editais de chamamento público para patrocínio de empresas privadas.
Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19 e prevê um repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal.
Em julho de 2023, a prefeitura realizou uma consulta pública com membros da comunidade artística de Mariana, por intermédio das secretarias de Cultura, Fazenda, Administração e Desenvolvimento Econômico. Na ocasião, foram apresentados esclarecimentos sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG) e apresentação do Plano de Trabalho. Gustavo Leite explica que, no momento, está sendo finalizada a revisão do edital, em função das recomendações dos pareceristas, prevendo que ele seja publicado em breve.
“A gente está fazendo isso ‘num’ tempo mais corriqueiro, quer dizer, dando um tempo maior depois que o prazo foi prorrogado, para que a gente não incorra em erros que podem prejudicar os proponentes. Então a gente está fazendo tudo da maneira mais correta e mais legal possível”, explicou o secretário.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura
Maior iniciativa voltada ao setor cultural do Brasil, a Política Nacional Aldir Blanc vai repassar, até 2027, R$15 bilhões aos estados, Distrito Federal e municípios – Foto: Reprodução/Associação Mineira de Municípios
Gustavo destacou a participação de Mariana na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), iniciada em 2023 e que tem como objetivo fomentar a cultura nacional ao apoiar estados, Distrito Federal e municípios brasileiros durante 5 anos. Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo, mas de uma maneira contínua e sistêmica.
Mariana já está inscrita na PNAB e se prepara para a segunda fase que, em conjunto com o Conselho de Cultura, vai definir para quais ações serão destinados os recursos. Dentro do valor a ser recebido, é obrigatória a aplicação mínima de 25% do total de recursos recebidos para a Política Nacional Cultura Viva (PNCV).
***