- Mariana
Prefeitura de Mariana confirma atrações do Carnaval 2024
Confira a lista apresentada durante coletiva de imprensa realizada nessa quarta-feira (24)
Em coletiva de imprensa realizada nessa quarta-feira (24), foi apresentada a organização e a programação do Carnaval 2024 em Mariana, que tem como tema “Fantasias da nossa história” e vai trazer referências a lendas urbanas da cidade. Com a presença do prefeito, Celso Cota (MDB), do vice Cristiano Vilas Boas (PT), do secretário de Cultura e Turismo, Gustavo Leite, e da secretária de Segurança Pública, Marta Guido, foram esclarecidas questões a respeito da quantidade de atrações, locais e medidas de segurança durante os dias de festa, que vão acontecer entre 08 e 13 de fevereiro, na Praça Gomes Freire (Jardim), na Praça da Sé e no Terminal Turístico.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Tema e segurança do Carnaval 2024
O tema do Carnaval 2024 vai resgatar lendas urbanas locais, como A Noiva de Furquim, Caboclo D’água, Capitão Jack e Maria Sabão, através de decorações temáticas pela cidade. O objetivo, segundo as autoridades, é realizar um carnaval para a família, com horários fixados de início e término. “Como no ano passado, optamos por um carnaval que comece mais cedo e termine um pouco mais cedo também, ‘pra’ que as forças de segurança tenham aquele tempo de proporcionar que as pessoas retornem ‘pra’ casa com segurança”, afirmou a secretária de Segurança Pública, Marta Guido.
De acordo com a secretária, 114 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, 34 agentes em formação da GCM e 100 agentes de treinamento e preparo para emergência vão ficar responsáveis pela segurança durante os dias de carnaval.
Ver Mais
Região dos Inconfidentes gasta R$21 milhões com shows
A história de um farmacêutico marianense
Brasil registra uma vítima de feminicídio a cada 6 horas
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Atrações musicais e blocos do Carnaval 2024
Entre as 140 propostas enviadas à Secretaria de Cultura, aproximadamente 50 atrações musicais foram selecionadas para se apresentar no Carnaval 2024, segundo o Secretário de Cultura. A prioridade da seleção foram artistas, grupos, blocos e escolas de samba residentes em Mariana e o objetivo é promover diversidade musical durante as festividades. Tucas Fernandes e Grupo Entre Elas são algumas das atrações musicais confirmadas pela Prefeitura de Mariana, que vai divulgar, em breve, os músicos e grupos locais escolhidos.
Confira a lista de blocos e escolas de samba incluídas na programação do Carnaval 2024 de Mariana na coletiva:
Blocos:
Zé Pereira da Chácara
Bloconeco
Samba no Pé de Moleque
Banda do Palhaço Furreca
Bloco Boqueirão
Folia Nossa
Rock do Peixe
Gato Velho
Bloco do Cria
Bloco da Criançada
Bloco Cerejeira
Bloco Acotirene
Blocão Pet
Bloco Tubalokos
Bloco Santo Antônio
Escolas de samba:
Vila do Carmo
Morro da Saudade
Vila do Carmo (Mirim)
Maestro Athayde (Mirim)
Zé Pereira da Chácara participa do Carnaval 2024
Celso Cota esclareceu os rumores sobre a suposta não participação do tradicional Zé Pereira da Chácara devido a problemas relacionados à documentação e regularização da associação. Segundo o prefeito, não é possível falar do carnaval de Mariana sem a participação do grupo, tendo sido foram mobilizados esforços por parte da prefeitura para que o grupo esteja presente.
“Ele vai estar presente. É importante também dizer que o Zé Pereira jamais pode ficar fora do carnaval, né? Quando existiam alguns boatos que o Zé Pereira ficaria fora do carnaval, seria inconcebível o carnaval sem Zé Pereira em Mariana”, destacou o prefeito.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Fortalecimento da economia local
É esperado que aproximadamente 10 mil pessoas estejam nas ruas de Mariana durante o Carnaval. A expectativa é que a cidade movimente bastante a economia com comércio, turismo e hotéis. Em relação às vendas de rua, de barraqueiros, ambulantes e towners, um sorteio nos dias 25 e 24 vai decidir quais os selecionados para ocupar as vagas, disponíveis em número limitado.
Celso Cota informou que foi feito um investimento de R$1,6 milhão Carnaval 2024, mantendo a média de gastos dos anos anteriores. Gustavo Leite, Secretário de Cultura, vê o valor como o teto de gasto para produzir um carnaval divertido e familiar, esperando que fomente ainda mais o turismo e comércio da região.
“A expectativa é que a gente receba, como diz o prefeito, dez mil pessoas ao dia, para que a gente possa fomentar o nosso comércio, a nossa rede hoteleira, os restaurantes. A gente ainda ‘tá’ buscando informações para saber como está a ocupação, a previsão de ocupação para esses dias”, explicou Gustavo Leite. Por sua vez, o prefeito também destacou que vai haver uma equipe acompanhando os dados de ocupação e de desempenho do comércio durante o carnaval. “Vamos fazer depois uma avaliação e uma divulgação dos números alcançados no carnaval de Mariana. Vamos estar com uma equipe na rua fazendo todo esse acompanhamento”, afirmou.
O prefeito ainda explicou que não haverá aumento das linhas de ônibus na cidade. A ideia é que o carnaval aconteça em horários que sejam compatíveis com o quadro de horário da frota regular do Tarifa Zero. Além disso, Celso acredita ser necessária a movimentação da economia com meios de transportes alternativos como táxis, vans e aplicativos.
Limpeza urbana
A limpeza será reforçada nas áreas de aglomeração de pessoas com o dobro do efetivo permanente no Centro Histórico. Celso Cota informou que houve a contratação de uma nova empresa especializada em limpeza urbana com caminhões e containers novos. Apesar do foco estar nas localidades de festa, o itinerário nos bairros e comunidades vai continuar sem alterações.
Chuvas
Ao final da coletiva, Celso aproveitou para comentar sobre o período de chuvas e explicou que, apesar das atenções da Administração Municipal estarem concentradas no carnaval e no ensino integral nas escolas municipais, a Defesa Civil segue atenta a possíveis problemas causados pela chuva, inclusive com um Comitê de Risco atento às demandas.