- Mariana
Mercado de trabalho em Mariana sofre queda em 2023
Mesmo com saldo positivo entre admitidos e desligados, desempenho global do índice de ocupação ficou abaixo do registrado em 2022
Os indicadores divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que o número de admissões, nos primeiros 11 meses de 2023, caiu de 13.068 para 12.399, representando uma queda de 5,6%. De acordo com a coordenação do Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Mariana, a diminuição foi decorrente da situação atípica registrada em 2022, devido ao início das operações da Cedro Mineração e à aceleração das obras de construção do novo Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Apesar disso, o setor da construção foi o destaque de 2023, com mais de 12 mil contratações, número 10% superior ao dos desligamentos no período. Na contramão desse movimento, o setor de comércio teve diminuição de 64 postos de trabalho.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Retração do mercado de trabalho em Mariana
“Comparando com ano de 2022, em 2023 tivemos uma pequena queda no número de admissões. Lembrando que, em 2022, a unidade da mineradora CEDRO começou a operar em Mariana, demando um número significativo de contratações de mão de obra. Além disso, o aceleramento nas obras de construção do novo Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, também contribuíram para o aumento do número de admissões em 2022”, informou Viviane Ribeiro, coordenadora do Sine Mariana.
A última atualização do CAGED refere-se ao mês de novembro de 2023, observando-se um outro aspecto preocupante nos números disponíveis. No ano passado, ainda considerando os primeiros 11 meses, foram registradas 1.152 contratações além dos desligamentos, contra 2.211 em 2022. Em outras palavras, é como se o número de novas vagas criadas no mercado de trabalho, em Mariana, tivesse encolhido 47.9%
Ver mais reportagens sobre Economia
Setor produtivo de MG é contra fim da escala 6×1 de trabalho
Vale e outras mineradoras dão calote bilionário no CFEM
Começa a 18ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Itabirito
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Desempenho por setor do mercado de trabalho
Os gráficos da figura refletem a evolução dos setores que compõem o mercado de trabalho, de acordo como são apresentados os números pelo CAGED, e em termos globais dos registros de admissões, desligamentos e saldo de vagas (diferença entre contratados e demitidos.
Os gráficos mostram, claramente, a importância do setor de construção, mas com grande queda em 2021, decorrente da diminuição das atividades, principalmente nas obras dos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em função da pandemia. No mesmo ano, o crescimento do saldo no setor de serviços, aparentemente, tem a mesma causa, devido ao crescimento da oferta de delivery.
No ano seguinte, entretanto, esses setores apresentaram comportamentos distintos, com a retomada das atividades presenciais plenas, produzindo crescimento dos setores de construção e comércio, mas com recuo do setor de serviços, desempenho negativo da agropecuária e praticamente estabilidade do de indústria.
Já em 2023, a situação apresenta uma leve recuperação do setor agropecuário, com queda da construção e serviços, estabilidade da indústria e desempenho negativo do comércio. Em termos de desempenho global, entretanto, o CAGED mostra queda de todos os indicadores, embora o setor da construção ainda seja o de melhor cenário, tendência que pode sofrer agravamento com a proximidade do término das obras de reassentamento, tendo em vista que, ainda em outubro de 2022, foi assinado um termo de compromisso entre a Prefeitura de Mariana e a Fundação Renova, para que o Poder Público passasse a se responsabilizar pelos serviços essenciais no distrito do Novo Bento Rodrigues.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Emprega + Mariana
Implantada em maio de 2023, a plataforma Emprega + Mariana é o canal oficial de anúncio de vagas, registro de currículos e contratações realizadas no mercado de trabalho de Mariana, com atualização em tempo real.
“Todas as empresas que buscam anunciar vagas através do SINE Mariana, são direcionados para a plataforma Emprega + Mariana, toda a intermediação de mão de obra é feita exclusivamente pela plataforma”, informou a coordenadora Viviane Ribeiro, em resposta aos questionamentos encaminhados pela reportagem da Agência Primaz.
A plataforma, segundo consulta realizada nesta terça-feira (30), informa que o sistema, desde sua implantação, já recebeu 928.275 visitas, resultando em 4.633 contratações, realizadas pelas 324 empresas cadastradas, contando ainda com 12.374 currículos registrados.
Na data da consulta, o sistema apresentava 391 vagas disponíveis, com destaque para os setores de Energia, mineração e utilitários (133); Construção, reparo e serviços de manutenção (115); Telecomunicações (58); e Atacado e varejo (42).
Entretanto, nos oito meses de funcionamento do Emprega + Mariana, o grande destaque é o setor de Construção, reparo e serviços de manutenção, com 3.608 vagas disponibilizadas.