- Mariana
Mariana: Câmara estuda implantação de novo Arquivo Histórico
Local da construção é o mesmo onde morou o historiador Diogo de Vasconcelos
Na manhã desta quarta-feira (07), representantes da Câmara Municipal de Mariana e da Secretaria de Obras estiveram presentes na Rua Dom Viçoso, no Centro Histórico, para uma visita técnica ao lote previsto para ser o Arquivo Histórico da Câmara, local onde existiu a residência do historiador Diogo de Vasconcelos. O momento foi destinado a discutir quais as necessidades do local e quais intervenções devem ser feitas para garantir a segurança e a conservação dos documentos. A visita atendeu ao ofício 01/2023, de autoria do vereador Fernando Sampaio, e o primeiro passo, segundo os participantes presentes, é visitar os outros Arquivos Históricos do município.
*** Continua depois da publicidade ***
Além de Fernando Sampaio, o arquiteto e representante da Secretaria de Obras, Luís Carlos Gonçalves, e a representante do Departamento de Arquivo da Câmara, Vanessa Alves, também estiveram presentes e esclareceram informações sobre o que seria necessário, em um primeiro momento, para a construção do Arquivo Histórico naquele local. Higienização, segurança, sistemas de combate a incêndio e umidade foram pontuações feitas para serem analisadas, já que os documentos devem ser armazenados e conservados em bom estado.
O vereador explicou que, quando era presidente da Câmara Municipal, enviou um ofício ao estado solicitando a cessão do terreno para a construção do Arquivo e, agora, com o terreno cedido à Câmara, os estudos estão sendo feitos para saber a quantidade de documentos, como vão ser armazenados e qual a forma de ventilação do local. O prazo para a construção, segundo Luís Carlos, deve ser alinhado com o Secretário de Obras.
Quem foi Diogo de Vasconcelos
O terreno onde se pretende construir o Arquivo Histórico foi, a quase um século, moradia de Diogo de Vasconcelos, que, atualmente, denomina um dos antigos distritos de Mariana, elevada à categoria de Cidade em 1963. Segundo o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Diogo Luís de Almeida Pereira de Vasconcelos (1843-1927) nasceu em Mariana e teve grande atuação política como deputado e senador. Era um grande defensor da monarquia e do catolicismo e foi membro da Academia Mineira de Letras, onde foi muito prestigiado.
Ver Mais
Registros do silêncio
Reflexões de um mineiro no deserto de Atacama
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Embora não fosse historiador por formação, Diogo de Vasconcelos publicou diversas obras sobre Minas Gerais, como “História Antiga das Minas Gerais” (1904) e “O diário de Vera Cruz” (1908), e chegou a ser membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e um dos fundadores do IHBMG e do Instituto Histórico de Ouro Preto. “A arte em Ouro Preto” (1934) e “História da Civilização Mineira: Bispado de Mariana” (1935) foram suas obras póstumas.
Diogo de Vasconcelos é, atualmente, uma das cidades que compõem a Estrada Real, com aproximadamente 4 mil habitantes. A localidade era um distrito de Mariana até 1963, quando foi emancipada, de acordo com a página oficial da cidade. O povoado de São Domingos passou a se chamar Diogo de Vasconcelos em 1928 e possui diversos pontos turísticos, como a Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão, a Fazenda dos Caldeirões, a Praia Branca, a Cachoeira das Laranjeiras e a Barragem Hidrelétrica de Miguel Rodrigues.