Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Banda dos Farrapos coloca 3 mil foliões nas ruas de Mariana

O mais tradicional bloco do carnaval marianense apresentou um samba com referências às lendas incluídas no tema “Fantasias da nossa História”

Participando da Banda dos Farrapos, foliões e foliãs ocuparam toda a parte baixa da Praça Gomes Freire (Jardim) e boa parte da Rua Frei Durão – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Participando da Banda dos Farrapos, foliões e foliãs ocuparam toda a parte baixa da Praça Gomes Freire (Jardim) e boa parte da Rua Frei Durão – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Ponto alto da programação desse sábado (10) de carnaval em Mariana, a tradicional Banda dos Farrapos ofereceu um espetáculo de animação e criatividade nas fantasias, ao desfilar da Rua Wenceslau Braz até a Praça Gomes Freire (Jardim). Na concentração, foi realizado o concurso de fantasias, que fez premiações em dinheiro para as mais criativas, inclusive uma que representava o Caboclo d’Água, um dos personagens do tema “Fantasias de nossa História”, escolhido para o carnaval deste ano. Desde o início da tarde, até a noite, o sábado foi recheado de atrações nas praças Gomes Freire, da Sé e Tancredo Neves, incluindo variados ritmos, e com atrações especiais para a criançada.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

Tradição e resgate das origens da Banda dos Farrapos

Desde o início da tarde, a Banda dos Farrapos atraiu foliões e foliãs para a tradicional concentração na Rua Wenceslau Braz, com muita animação
Desde o início da tarde, a Banda dos Farrapos atraiu foliões e foliãs para a tradicional concentração na Rua Wenceslau Braz, com muita animação – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Uma boa parte da extensão da Rua Wenceslau Braz foi ocupada por pessoas fantasiadas ou não, juntamente com simples expectadores, ansiosos pelo início do desfile e muitas crianças.

Enquanto aguardavam, adquiriam produtos carnavalescos, como spray de espuma, confete e serpentina, além de diversos tipos de bebidas, colocadas à venda em estabelecimentos comerciais de diferentes tipos, todos adaptados para a festa carnavalesca.

Juri composto por integrantes da Banda dos Farrapos escolheu e premiou as fantasias mais criativas
Júri composto por integrantes da Banda dos Farrapos escolheu e premiou as fantasias mais criativas – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

O também tradicional concurso de fantasias mostrou evolução em termos de criatividade e esmero na concepção e execução, em relação aos anos anteriores.

Entre as cinco classificadas, o destaque ficou para a dupla que alcançou os dois primeiros lugares: a Mulher sem Cabeça e o Caboclo d’Água.

Vanderlei Lúcio, integrante da diretoria, ressaltou o sucesso da iniciativa, que é uma das bandeiras para o resgate da tradição da Banda dos Farrapos. “É exatamente isso que nós estamos buscando, tentando premiar as fantasias para buscar também as origens da banda. Porque o pessoal participar sem fantasia não é a tradição da banda. Então nós buscamos isso aí, motivando o pessoal através de premiação, justamente para buscar, a cada ano, mais pessoas fantasiadas”, comemorou.

Ver mais reportagens sobre Carnaval

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Música da Banda dos Farrapos e tema do Carnaval

Fantasia do Caboclo d’Água foi inspirada em uma das lendas marianenses incluídas no tema do Carnaval Mariana 2024
Fantasia do Caboclo d’Água foi inspirada em uma das lendas marianenses incluídas no tema do Carnaval Mariana 2024 – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

O tema “Fantasias da nossa História”, escolhido para o carnaval deste ano, em Mariana, faz alusão a seis das mais populares lendas marianenses e, pelo menos duas delas serviram de inspiração para fantasias de foliões que participaram do desfile da Banda dos Farrapos: a Noiva de Furquim e o Caboclo d’Água.

A Noiva de Furquim, inclusive, foi incluída na letra do samba utilizada pelo bloco este ano, composto por Odilon Júnior, atualmente residente em Conselheiro Lafaiete, mas que tem mais de 20 anos de ligação com a banda. “Olha, nessa história começou em 2003, no Bar do Gereba, aqui mesmo na rua Wenceslau Braz, quando surgiu a ideia, meio de brincadeira, de fazer um samba para a Banda dos Farrapos. Nesse período todo, acho que fiz uns 12 sambas. E esse ano eu fiz uma música falando sobre as tradições de assombração de Mariana”, relembrou o compositor, em entrevista à Agência Primaz.

Mas esse ano eu quero te contar

Tem muita história que você vai assustar

Em Mariana essa tradição

(…)

Tem fantasia e imaginação

Eu ‘tô’ na Banda dos Farrapos

Contando histórias nesse carnaval

A caipirinha, não falta não

Faz muita gente até ver assombração

Leva na boa, não é o fim

E tome cuidado com a Noiva de Furquim

De forma bem-humorada, Odilon manteve o costume do bloco de apresentar um samba anualmente, repetindo o que ele fez aproximadamente 12 vezes, nesses 21 anos de dedicação à Banda dos Farrapos.

Este ano, além dos carros de som, a Banda dos Farrapos deixou a cargo da Charanga Avanti 7 a animação dos foliões
Este ano, além dos carros de som, a Banda dos Farrapos deixou a cargo da Charanga Avanti 7 a animação dos foliões – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Outro ponto importante destacado por Vanderlei Lúcio, foi a participação da Charanga Avanti 7, como mais um esforço de resgate das origens do bloco. “A gente fica muito feliz, porque a gente conseguiu atender aquilo que estava previsto, que os foliões pedem e procuram [na Banda dos Farrapos]. Algumas coisas a gente sempre tem que acertar, é normal, mas a participação dos músicos nos favoreceu bastante, é uma busca que nós viemos fazer no resgate da origem da banda”, declarou o diretor após o desfile, estimando que o bloco tenha colocado 3 mil pessoas nas ruas.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2

Carnaval Consciente

Grupo de foliãs transmitindo mensagens de conscientização no desfile da Banda dos Farrapos
Grupo de foliãs transmitindo mensagens de conscientização no desfile da Banda dos Farrapos – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Atentas às campanhas de prevenção ao assédio e de respeito na festa carnavalesca, algumas foliãs aproveitaram o desfile da banda dos Farrapos para transmitirem mensagens próprias e divulgarem a campanha instituída pela Administração Municipal, como pode ser visto no carrossel de imagens abaixo.

Também houve quem utilizasse a campanha do Ministério da Saúde, com alerta para infecções sexualmente transmissíveis, como inspiração para fantasia, distribuindo preservativos durante e depois do desfile da Banda dos Farrapos.

Fantasiada de Chapeuzinho Vermelho, foliã usa a cestinha para distribuir camisinhas no desfile da Banda dos Farrapos
Fantasiada de Chapeuzinho Vermelho, foliã usa a cestinha para distribuir camisinhas no desfile da Banda dos Farrapos – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Programação nas praças de Mariana

Durante toda a tarde e até à noite do 3º dia do carnaval em Mariana contou com muitas atrações, apresentadas na Praça Gomes Freire (Jardim), na Praça Cláudio Manoel (Praça da Sé) e na Praça Tancredo Neves (Terminal Turístico).

Confira imagens de algumas atrações e do ambiente das praças e ruas, na tarde desse sábado:

Banner Anuncie aqui versão 1