- Mariana
Escolas de samba enchem as ruas de Mariana nesse domingo (11)
Desfiles aconteceram na Avenida Getúlio Vargas
Após quatro anos, a volta dos desfiles das escolas de samba Morro da Saudade e Vila do Carmo pela Avenida Getúlio Vargas marcou a programação do Carnaval Mariana 2024 e encheu as ruas do Centro Histórico nesse domingo (11). A Praça Gomes Freire (Jardim), a Praça da Sé e o Terminal Turístico ficaram lotados de foliões que puderam transitar entre apresentações para crianças, sertanejo, funk, pop rock, rap e os blocos tradicionais da cidade, como o Bloco do Cria, Bloconeco e Bloco Cerejeira. O Carnavalzim Osquindô também proporcionou brincadeiras e concurso de fantasias para as crianças, durante o dia.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Na Praça Gomes Freire, as crianças puderam aproveitar a festa com as brincadeiras proporcionadas pelo Carnavalzim Osquindô, do Clube Osquindô, e com o VIII Concurso de Fantasias para Crianças. O Bloco Zé Pereira da Chácara também fez parte do momento e completou a diversão. Os participantes do concurso de fantasias tiveram direito a tapete vermelho e votação das juradas.
Ver mais publicações sobre Carnaval
Mariana cumpre expectativas de carnaval seguro
Historiador marianense foi referência na Sapucaí
Vendedores consideram razoável o lucro obtido no Carnaval
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
O Bloco do Cria, Bloco Cerejeira e Bloconeco também agitaram as ruas do Terminal Turístico até o Jardim, durante o dia. Confira os registros:
Escolas de samba
Desde a pandemia da Covid-19, essa foi a primeira vez que as ruas de Mariana viram os desfiles das Escolas de Samba Morro da Saudade e Vila do Carmo ao longo da Avenida Getúlio Vargas, durante a noite. A volta foi marcada por grande público, tradicionais carros alegóricos, roupas coloridas e empolgação dos participantes caracterizados, com saída da Praça Tancredo Neves, às 21h.
Segundo o Portal Brasil Carnaval, a Morro da Saudade teve origem a partir do Bloco da Latinha, que desfilava pelas ruas de Passagem de Mariana desde 1975. O crescimento do bloco fez se consolidar a escola de samba, oficialmente fundada em 1984, que passou a fazer parte da programação oficial do carnaval de Mariana a partir dos anos 2000. Em 2024, o tema trazido foi “O amor do Morro da Saudade vai invadir toda a cidade”.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Desfile das Escolas de Samba
O desfile continuou com a Escola de Samba Vila do Carmo, fundada em 1980, concentrando aproximadamente 350 foliões. Com dois carros alegóricos, o tema do desfile foi “A natureza é vida” e explorou elementos da fauna e da flora brasileiras.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Diversidade musical
Além das tradições carnavalescas, a programação incluiu Cortejo Circovolante e apresentações de rap, com Movimento TT1; de pop rock, com Lutz Pop Rock; e de música popular brasileira, com o Grupo Vira Saia.