Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Vendedores consideram razoável o lucro obtido no Carnaval

Para os foliões, muita música e apresentações artísticas no último dia de carnaval

Carnaval de Mariana 2024 teve mais de 90 atrações, mas vendedores reclamam de lucro apenas razoável, por considerarem a programação pouco atrativa
Foliões aproveitam último dia de carnaval com muita música - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

O último dia do carnaval na Primaz de Minas continuou movimentando foliões com shows e eventos culturais nos três palcos instalados no Centro Histórico . Para os vendedores, entretanto, a terça-feira (13) foi marcada por um movimento mais lento e a expectativa geral de lucro é apenas razoável. Em relatos com pedido de anonimidade, vendedores entrevistados pela Agência Primaz apontaram que a população prefere migrar para Ouro Preto ou Belo Horizonte e que, há alguns anos, o lucro já não é tão recompensador.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

Barraqueiros apontam lucro apenas razoável no Carnaval

A reportagem da Agência Primaz conseguiu conversar com apenas quatro barraqueiros, entre os inúmeros instalados nos três pontos principais de festa (Praça Gomes Freire, Praça da Sé e Terminal Turístico), em que a venda da maioria era de alimentos e um que vendia somente bebidas. Isso porque a maioria dos abordados preferiu não responder às perguntas.

Para todos os que concederam entrevista, sob condição de não terem seus nomes revelados, o movimento geral do carnaval foi menor do que esperavam, considerando que os anos anteriores à pandemia geraram mais lucro. Além disso, três dos quatro entrevistados acreditam que a programação de Mariana não é muito atrativa para o folião, resultando em migração de muitos para a cidade vizinha, Ouro Preto, ou para Belo Horizonte. Em função disso, os entrevistados acreditam que o lucro vai ser apenas razoável, não chegando a atingir as expectativas.

Programação da terça-feira de Carnaval

Na programação do último dia de folia, a maior parte dos shows apresentados foram de samba, forró e pagode, contando também com algumas programações culturais, como a apresentação de dança do “Entre no Ritmo” e o teatro do grupo “Caminho do Sol”. Além disso, aconteceram os cortejos do Bloco Boqueirão e a última apresentação do carnaval do tradicional Zé Pereira da Chácara.

Ver mais reportagens sobre o Carnaval de Mariana

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Bloco Boqueirão

Bloco Boqueirão se apresentando no último dia de Carnaval em Mariana, que proporcionou lucro aos barraqueiros e ambulantes abaixo do esperado
Bloco Boqueirão é de Passagem de Mariana - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Acompanhado da Charanga Avanti 7, o Bloco Boqueirão se apresentou nas ruas de Mariana, seguindo o cortejo da Rua Dom Viçoso até o Jardim. O tradicional Bloco de Passagem trouxe seus mais de 20 anos de história para as ruas com os bonecos feitos de materiais recicláveis.

Entre no ritmo

Dançarinos apresentaram diversas coreografias com músicas famosas do momento e com batidas clássicas de hip-hop.
O grupo de dança Entre no Ritmo nasceu em Mariana e já se apresentou pelo Brasil - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

O grupo de dança de rua “Entre no Ritmo” colocou os jovens para dançar no palco da Praça Gomes Freire (Jardim). Acompanhados do DJ VH, os dançarinos apresentaram diversas coreografias com músicas famosas do momento e com batidas clássicas de hip-hop.  O grupo se formou em 2015, em Mariana, e já se apresentou em diversas cidades da região e do Brasil.

Banner Anuncie aqui, versão 2

Caminho do Sol

Grupo surgiu de uma parceria entre o distrito de Passagem e o bairro Cabanas e, hoje, possui uma média de 20 integrantes.
A companhia Caminho do Sol é responsável pela criação do Festeco - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A companhia Caminho do Sol trouxe uma apresentação teatral dramática que atraiu a atenção das crianças e seus familiares. O grupo surgiu de uma parceria entre o distrito de Passagem e o bairro Cabanas e, hoje, possui uma média de 20 integrantes, que são responsáveis por diversas apresentações teatrais na cidade, entre elas a organização do Festeco, que vai para sua oitava edição em 2024.

Foi muito legal, porque a gente ficou em dúvida se a plateia ia assistir, né? Porque nesse clima de carnaval é difícil as pessoas pararem para ver teatro. A gente vê como o pessoal gosta de teatro, a nossa plateia ficou do início ao fim”, afirmou a fundadora e diretora do grupo, Juliana de Conti Macedo.

Zé Pereira da Chácara

O Zé Pereira da Chácara é uma das atrações mais tradicionais do Carnaval de Mariana que, na opinião de barraquiros e vendedores ambulantes, não proporcionou lucro comparável aos dos anos anteriores à pandemia
Zé Pereira da Chácara atraiu uma multidão no Jardim com seu cortejo Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Em sua quarta e última apresentação no Carnaval de Mariana 2024, o bloco Zé Pereira da Chácara atraiu uma multidão ao Jardim para ver seu cortejo. O bloco foi acompanhado por duas charangas, Avanti 7 e Oi’to Tonto e trouxe um número grande de bonecos. Em 117 anos de história, o bloco sempre atrai crianças e adultos para o desfile.