Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Mariana cumpre expectativas de carnaval seguro 

Cidade teve poucas ocorrências registradas durante os dias de festa

Reforços garantem carnaval seguro
Carnaval de Mariana trouxe união de forças entre Guarda Civil, Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros Militares. - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Mariana

Cumprindo as expectativas expostas na coletiva de imprensa do dia 24 de janeiro, Mariana promoveu um carnaval tranquilo e com poucas ocorrências. Segundo o Comandante da Guarda Civil, Leonel Tiago Braz, somente cinco foram registradas, entre 08 e 13 de fevereiro, no circuito do carnaval, que leva em conta as Praças Gomes Freire, Sé, Tancredo Neves e Ferroviários. A maioria dos boletins foram sobre extravio de pertences, não havendo ocorrências de importunação sexual e roubo.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão

Reforço na segurança

Secretária de Segurança Pública afirma que o carnaval foi seguro
Secretária de Segurança Pública, Marta Guido, e Comandante da Guarda Civil, Leonel Tiago Braz. Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

O carnaval marianense recebeu reforços na segurança pública com 114 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, 34 agentes em formação da GCM e 100 agentes de treinamento e preparo para emergência. Além de reforço da Polícia Militar de Belo Horizonte. 

O 1º Tenente e Comandante da 239º CIA da PM, Thiago Henrique Mota, falou sobre a união diária entre as diferentes forças tarefas e o trabalho no carnaval: “A gente sempre trabalhou junto de maneira diária. E aí, a gente trabalhou junto no planejamento da segurança também do carnaval e, como resultado, nós obtivemos êxito em ter um carnaval extremamente tranquilo no que diz respeito à segurança”, afirmou.

Para o Comandante da Guarda Civil, Leonel Tiago Braz, é possível dizer que o carnaval de 2024 em Mariana foi o mais seguro dos últimos anos, zerando os números de ocorrência de roubo e sem nenhum registro de importunação sexual. Somente duas ocorrências foram de nível policial, relacionadas a confusões em bloco. 

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Em relação à circulação de recipientes de vidro em locais públicos, que é proibido no município pela Lei Nº 3.731/2023, o saldo também foi positivo. De maneira geral, a população respeitou a lei e poucas garrafas foram recolhidas pelas Fiscalização de Postura. O Comandante, Leonel Tiago Braz, apontou o trabalho de divulgação e conscientização da prefeitura sobre a proibição como essencial para o cumprimento da lei. 

A Secretária de Segurança Pública, Marta Guido, avaliou a segurança do carnaval como um sucesso, cumprindo todas as expectativas expostas durante a coletiva de imprensa no final de janeiro: 

“O nosso objetivo era fazer um carnaval de paz e, na quarta-feira, no final do carnaval, a gente pode chegar a essa conclusão que essa união de esforços, a Secretaria de Cultura nos ouvir, é primordial para que aconteça o evento em segurança. As pessoas terem essa sensação de segurança faz com que o evento fique leve, faz com que as famílias venham e foi isso que a gente sentiu no carnaval de Mariana, um carnaval leve e de integração, inclusive de muitas famílias”. 

Ocorrências fora do circuito carnavalesco

1º Tenente e Comandante da 239º CIA da PM, Thiago Henrique Mota. Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

O Comandante da Guarda, Leonel Braz, reiterou que, apesar dos reforços concentrados no Centro Histórico e no circuito de carnaval, a cidade continua viva e houve uma preocupação em estender as patrulhas para os outros bairros da cidade. Para Thiago Mota, o crime mais grave que aconteceu na cidade durante a semana do carnaval, mas fora do circuito e não relacionado com as atividades carnavalescas, foi um homicídio no bairro Cabanas. 

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui versão 1