- Mariana
Lançamento do livro “Águas Amargas”
A obra traz um ponto de vista poético sobre as emoções das comunidades afetadas pelo rompimento da Barragem de Fundão

Nesta quinta-feira (22), aconteceu o lançamento do livro “Águas Amargas” da autora Rita de Cássia Moraes na Casa de Câmara e Cadeia de Mariana. A cidade é a primeira a receber o lançamento da obra que propõe trazer um olhar poético sobre as emoções das comunidades afetadas e o impacto ambiental deixado pelo rompimento da Barragem de Fundão. Estiveram presentes na Sessão Solene, o vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos (AVANTE), a vereadora Sônia Azzi (União) e a Michelle Schiavoni, representando a vereadora Elizabeth Cota (MDB).
*** Continua depois da publicidade ***

Livro "Águas Amargas"

A obra da mineira de Nova Era, Rita de Cássia Moraes, é resultado de uma extensa pesquisa em que a autora esteve presente em diversas comunidades atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão em 2015, desde Bento Rodrigues até as regiões litorâneas por onde o barro passou. O livro de poemas busca trazer um olhar lírico para a maior tragédia socioambiental do país, atuando também como um instrumento de memória, destacando os trajetos da lama e as narrativas dos atingidos, destacando a relação entre o homem e a natureza.
A autora falou sobre o processo longo e emocionante de escrever a obra, em que passou por diversos problemas ao longo dos anos de produção, como o adoecimento por conta do COVID-19: “Eu falo um pouquinho de cada cidade que eu passei. Inclusive, eu estive em regência no Espírito Santo, lá onde o rio abraça mar, estive em várias cidades onde o rio percorre. Não deu para ir em todas, mas onde eu pude, eu fui”.
Ver Mais

Jovem marianense lança livro na Casa de Cultura

Memórias ancestrais de Mariana em “O Livro dos Minerais”

Amor, política e amizade em “O Poeta das Cinzas”
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Durante a Sessão Solene, a vereadora Sônia Azzi destacou a importância do material para preservação da memória e pediu ao executivo que adquirisse uma cópia do livro para a biblioteca pública de Mariana: “Peço ao prefeito que olhe com carinho e coloque na biblioteca pública esse livro maravilhoso que traz emoções, traz alegria, traz tristezas de um poema também”.

