Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 4 de abril de 2025

Lançamento do livro “Águas Amargas”

A obra traz um ponto de vista poético sobre as emoções das comunidades afetadas pelo rompimento da Barragem de Fundão

capa
Da esquerda para direita: a vereadora Sônia Azzi, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, a autora Rita de Cássia Moraes e Michelle Schiavoni, representando a vereadora Elizabeth Cota. Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Nesta quinta-feira (22), aconteceu o lançamento do livro “Águas Amargas” da autora Rita de Cássia Moraes na Casa de Câmara e Cadeia de Mariana. A cidade é a primeira a receber o lançamento da obra que propõe trazer um olhar poético sobre as emoções das comunidades afetadas e o impacto ambiental deixado pelo rompimento da Barragem de Fundão. Estiveram presentes na Sessão Solene, o vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos (AVANTE), a vereadora Sônia Azzi (União) e a Michelle Schiavoni, representando a vereadora Elizabeth Cota (MDB). 

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

Livro "Águas Amargas"

Livros
A obra “Águas Amargas” é o 5º livro da autora. Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A obra da mineira de Nova Era, Rita de Cássia Moraes, é resultado de uma extensa pesquisa em que a autora esteve presente em diversas comunidades atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão em 2015, desde Bento Rodrigues até as regiões litorâneas por onde o barro passou. O livro de poemas busca trazer um olhar lírico para a maior tragédia socioambiental do país, atuando também como um instrumento de memória, destacando os trajetos da lama e as narrativas dos atingidos, destacando a relação entre o homem e a natureza. 

A autora falou sobre o processo longo e emocionante de escrever a obra, em que passou por diversos problemas ao longo dos anos de produção, como o adoecimento por conta do COVID-19: “Eu falo um pouquinho de cada cidade que eu passei. Inclusive, eu estive em regência no Espírito Santo, lá onde o rio abraça mar, estive em várias cidades onde o rio percorre. Não deu para ir em todas, mas onde eu pude, eu fui”. 

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Durante a Sessão Solene, a vereadora Sônia Azzi destacou a importância do material para preservação da memória e pediu ao executivo que adquirisse uma cópia do livro para a biblioteca pública de Mariana: “Peço ao prefeito que olhe com carinho e coloque na biblioteca pública esse livro maravilhoso que traz emoções, traz alegria, traz tristezas de um poema também”. 

autora do livro
Rita de Cássia Moraes, autora do livro, é de Nova Era - MG. Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz
Banner Anuncie aqui, versão 6