Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Câmara de Mariana presta homenagem a Beth Cota

Exoneração de Marcelo Macedo da Secretaria de Governo encerrou a participação da vereadora na edilidade marianense

Homenagem marcou o final do mandato da suplente Beth Cota (MDB)
Homenagem marcou o final do mandato da suplente Beth Cota (MDB) – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Mariana foi marcada pela homenagem a Beth Cota (MDB), que assumiu a vereança em setembro de 2023, por ocasião da nomeação de Marcelo Macedo para a Secretaria Municipal de Governo. Já na quinta-feira anterior (04), quando Macedo foi reconduzido ao seu mandato parlamentar, Beth teve sua participação exaltada por todos os integrantes da edilidade marianense.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão

Homenagem a Beth Cota foi feita em dois momentos

Na sessão especial realizada no dia 04 de abril, Marcelo Macedo assinou o termo de sua recondução, mas Beth Cota não pode comparecer por estar acometida de dengue. Na ocasião, os vereadores presentes, incluindo a vereadora Sônia Azzi (atualmente no Republicanos) fizeram questão de se manifestar, elogiando o comportamento da vereadora em seu curto mandato, configurando uma rara situação, ocorrida anteriormente há mais de 50 anos, quando representatividade feminina também foi de duas cadeiras na Câmara de Mariana.

Nessa segunda-feira (08), já em processo de recuperação, Beth recebeu a homenagem oficial e agradeceu a acolhida que teve ao longo dos últimos sete meses. “Quero dizer para vocês que foi um mandato curto, mas foi um mandato muito profícuo. Às vezes, a gente não precisa de grandes obras, grandes indicações. Nós precisamos das indicações necessárias, principalmente para aquela pessoa ou povo que mais sofreu. Eu quero agradecer à Câmara, aos vereadores que me receberam aqui com muito carinho, a todos os profissionais da Câmara, e desculpe por semana passada, mas realmente a dengue estava me sugando. Estou com dengue, mas graças a Deus está passando”, declarou.

Leia mais sobre Política em Mariana

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Subtítulo

Em entrevista concedida à Agência Primaz, ao final da reunião, Beth Cota avaliou sua passagem pela política, relembrando que o início se deu com seu pai, também vereador em Mariana. “Essa é uma trajetória começou lá atrás com o meu pai. E eu sempre fui muito envolvida nas questões políticas de Mariana. Quando eu fui convidada por Tiago Cotta e por Celso Cotta ‘pra’ ser candidata a vereadora, eu entrei assim com os dois pés no chão. Porém, ‘pra’ mim foi uma surpresa muito grande quando eu fiquei como suplente, e em seguida eu fui conduzida ao cargo, porque Marcelo Macedo foi ‘pro’ governo. Mas foi um momento, esse curto período que eu estive aqui Câmara, foi um período de muita aprendizagem. Foi uma surpresa muito positiva com alguns vereadores, de uma maneira geral”, declarou.

Para a ex-vereadora, é preciso incentivar e proporcionar condições para que as mulheres tenham maior participação política: “Mariana precisa de ter mais mulheres no governo, nós precisamos de fortalecer essa categoria, porque as mulheres sentem medo, elas não têm muito apoio têm medo de candidatar não ganhar. Então eu acho que nós temos muito ainda a contribuir”, ressaltou Beth.

Apesar disso, Beth pretende se afastar da política, não tendo acompanhado o prefeito e vereadores na filiação ao PSDB, ressaltando que a decisão é para preservar sua saúde. “Eu decidi me afastar. Vou me afastar bastante da política por questão de saúde. Eu tenho Parkinson, isso não é novidade para ninguém aqui em Mariana mais. Eu fiz a cirurgia super bem-sucedida, uma cirurgia que eu recomendo para todas as pessoas que têm condição de fazê-la. Não é condição financeira não, condição física mesmo para fazê-la, mas eu decidi preservar mais a minha saúde”, finalizou.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui versão 1

Em novo partido, Marcelo volta ao plenário da Câmara

Marcelo Macedo assinou o termo de usa recondução, em reunião realizada no dia 04 de abril, encerrando o mandato da suplente Beth Cota
Marcelo Macedo assinou o termo de usa recondução, em reunião realizada no dia 04 de abril – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Na ocasião de sua recondução á Câmara, Marcelo Macedo ainda estava filiado ao MDB, em companhia de mais oito vereadores e do prefeito Celso Cota, integrando o chamado “chapão” de candidatos a vereadores.

Em entrevista à Agência Primaz, o agora filiado ao PSDB, considerou positiva sua participação no Executivo Municipal. “Foi um desafio assumir a Secretaria de Governo, mas enfim, nós demos nossa contribuição, ajudamos realmente a equacionar as contas da Prefeitura. Eu acho que ficou lá um trabalho, como foi citado pelos colegas vereadores também, mas fizemos vários projetos lá dentro da Secretaria de Governo, dando apoio ao prefeito Celso Cota. E quando eu falo que foi um desafio poder assumir o Executivo, a Secretaria de Governo, eu pude aprender muito, né? Você legislar é uma coisa e você executar é diferente”.

Questionado sobre as dificuldades para exercer a função de fazer acontecer, ao invés de fiscalizar, o ex-secretário de Governo não demonstrou ter encontrado problemas. “Não tive, assim, dificuldade nenhuma, porque toda segunda-feira eu estava aqui como Secretário de Governo, aqui junto com os vereadores. E questionamento sobre o serviço de gestão vai ter mesmo, isso é normal, natural, mas acredito que administrei isso com muita tranquilidade, né? (…) E eu acho que foi um aprendizado, e eu vou trazer essa experiência para dentro da Câmara, que vai nos ajudar muito aqui”, finalizou Marcelo Macedo.

Banner Anuncie aqui, versão 6