- Mariana
Novas mudanças definem quadro político de Mariana
Chapão de vereadores, anunciado no MDB, migra para o PSDB juntamente com o prefeito Celso Cota
Anunciado na última quinta-feira (04), véspera do prazo final para que os atuais vereadores formalizassem a troca de partido político, o chamado “chapão do MDB” tomou outro rumo, de acordo com publicação do prefeito Celso Cota nas redes sociais, no dia seguinte. As novas mudanças resultaram na filiação dos ex-vereadores Gerson Cunha e Bruno Mol no PSDB, juntamente com o Chefe do Executivo e dos nove vereadores integrantes do chapão. A evolução do quadro político de Mariana indica que Celso Cota, Juliano Duarte, agora filiado ao PSB, e eventuais candidatos de outros partidos vão disputar os votos dos eleitores marianenses, prevendo-se que mais de 150 nomes sejam apresentados como candidatos(as) à Câmara de Vereadores.
*** Continua depois da publicidade ***
Perspectivas do quadro político de Mariana
Os detalhes de toda a movimentação no final do prazo de filiação, encerrado no último sábado (07) foram motivo de manifestações no plenário da Câmara Municipal, durante a reunião ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (08).
Durante a palavra livre, em sua primeira reunião depois de deixar a Secretaria de Governo, Marcelo Macedo referiu-se ao recém estabelecido quadro político estabelecido de Mariana, em especial a filiação de seu grupo político ao novo partido, lembrando que seus primeiros quatro mandatos foram conquistados pelo PSDB.
“Quero aqui, Senhor Presidente, nesse momento, agradecer a cada um dos vereadores que se filiaram no PSDB, o que muito me honra, porque estou retornando agora para o PSDB. Estou voltando às origens já que tive aqui quatro mandatos pelo PSDB. (…) Quero agradecer mesmo, de coração, a cada um dos vereadores que entenderam em todos ficarem no mesmo partido. Saudações tucanas a todos os vereadores e hoje nós estamos aqui com essa casa com nove vereadores tucanos”, declarou o ex-secretário de Governo.
Ver mais reportagens sobre Política
Novos vereadores: conheça Ítalo de Majelinha
Candidatas recebem só 12% dos votos para a Câmara de Mariana
Por que Mariana não elegeu nenhuma mulher como vereadora?
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
De acordo com Marcelo Macedo, o “chapão” foi enriquecido com mais nomes importantes da política marianense, demonstrando confiança no resultado das urnas. “Eu tenho certeza que esse chapão fará diferença, sim, para a cidade de Mariana. Temos lá o ex-vereador Gerson Cunha, o ex-vereador Bruno Mol e também a ex-prefeita Terezinha Ramos, filiada ao PSDB. Com certeza nós vamos para a eleição e sairemos vitoriosos dessa eleição, não tenho dúvida”, finalizou.
Juliano Duarte reafirma sua pré-candidatura
Vereador mais votado em 2020, concorrendo pelo Cidadania, Juliano Duarte confirmou sua pré-candidatura pelo PSB, partido que abrigava os vereadores Fernando Sampaio e Ronaldo Bento, este último seu sucessor como prefeito interino, em 2022. “Senhor Presidente, hoje eu faço parte do partido PSB, número 40. Depois de quatro mandatos, com muito orgulho, no partido Cidadania, a gente vai iniciar nossa trajetória política no partido PSB 40, onde vamos lançar também uma chapa completa de vereadores”, anunciou.
No novo partido, o ex-prefeito interino vai ter a companhia de Ediraldo Ramos, ex-Avante, com o apoio do Republicanos e de mais quatro partidos. “Agradeço o vereador Ediraldo Ramos ‘Pinico’, que também faz parte do partido PSB 40, por aceitar caminhar conosco. Agradeço também a vereadora Sônia, que faz parte hoje também do Partido Republicanos 10, que faz parte também da nossa base aliada de partidos coligados. Fico muito feliz de ter dois vereadores também caminhando conosco na nossa pré-candidatura a prefeito e a vereador do município de Mariana. E além dos partidos PSB e Republicanos, nós vamos lançar mais quatro partidos com chapa completa, totalizando 96 pré-candidatos a vereador”, afirmou Juliano.