Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Arena Mariana passa por reforma para receber jogos de futsal

Prefeito diz que a intervenção já estava em seus planos, independentemente da parceria com o Cruzeiro Futsal

Principal intervenção é a reconstrução integral do piso da quadra da Arena Mariana, cuja concretagem aconteceu na última sexta-feira (26)
Principal intervenção é a reconstrução integral do piso da quadra, cuja concretagem aconteceu na última sexta-feira (26) – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Nessa sexta-feira (26), a reportagem da Agência Primaz acompanhou a vistoria das reformas da arena Mariana, feita pelo prefeito Celso Cota (PSDB) e pelo secretário de Esportes, Gustavo Gomides, juntamente com o diretor do Cruzeiro Futsal, Lucas Mattos. Prefeito e secretário de Esportes revelaram detalhes das obras de reforma e se mostraram confiantes a respeito do cumprimento do cronograma e do sucesso da iniciativa de trazer competições de alto nível para a cidade.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

Reforma da Arena Mariana

Inaugurada em agosto de 2013, na gestão anterior de Celso Cota (PSDB), a Arena Mariana passou apenas por algumas ações pontuais de manutenção, tenho sido, ao longo desses quase 11 anos, para atividades esportivas e outras alheias à sua finalidade, resultando em situações de degradação do piso da quadra, sucateamento da iluminação, placar eletrônico e banheiros, por exemplo.

De acordo com Celso Cota, em visita de vistoria às obras de reforma, na última sexta-feira (26), a intervenção na Arena já era uma das ações previstas, desde sua posse, em agosto do ano passado.

De um jeito ou de outro, algumas dessas intervenções já seriam feitas, independentemente disso [parceria], mas o processo do Cruzeiro acelerou um pouco. Acelerou porque eu acho que Mariana não podia perder essa oportunidade e as pessoas vão começar a sentir a grandeza dessa iniciativa a partir do dia 11 de maio. Como nós já tínhamos programado, no nosso mandato, de a gente fazer a reforma total da Arena para que ela pudesse ser mais uma vez integrada às suas atividades normais, o que nós fizemos foi acelerar essa programação”, afirmou o prefeito.

Questionado em relação à amplitude das obras, Celso Cota assegurou que ela envolve todos os aspectos necessários para sua utilização permanente. “Nós estamos fazendo aqui uma recuperação total da arena. E essa recuperação, ela passa por várias intervenções, né? Nos vestiários, na lanchonete, na parte de forro, na parte hidráulica, pintura, recuperação da quadra, que era muito importante, que estava praticamente inutilizada devido à deterioração”.

Ver mais reportagens da editoria Esporte

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Toda a iluminação interna da Arena Mariana está sendo revisada ou trocada, para adequar às necessidades de uso, inclusive em termos das exigências para transmissão dos efeitos
Toda a iluminação interna da Arena Mariana está sendo revisada ou trocada, para adequar às necessidades de uso, inclusive em termos das exigências para transmissão dos efeitos – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Área externa da Arena Mariana também recebe atenção para manutenção da iluminação, reforma dos sanitários, além de colocação de forro nas lanchonetes e instalação de malhas para evitar a entrada de pombos
Área externa da Arena Mariana também recebe atenção para manutenção da iluminação, reforma dos sanitários, além de colocação de forro nas lanchonetes e instalação de malhas para evitar a entrada de pombos – Foto: Luiz Loureiro/agência Primaz

Esse aspecto também foi ressaltado pelo secretário de Esportes, Gustavo Gomides, destacando as necessidades de intervenções e as exigências feitas pela Confederação Brasileira de Futsal, promotora da competição. “Tivemos várias exigências da Confederação Brasileira de Futsal, como proteção de rede lateral, que não existia na Arena Mariana; troca do nosso placar, que é um investimento de quase 30 mil reais, sem funcionamento por mais de cinco anos, um equipamento queimado, sem condições de reforma; a questão do espaço para a Confederação Brasileira de Futsal e para os patrocinadores do futsal”, informou.

De acordo com Gomides, é fundamental que todas as condições sejam atendidas, dada a importância do evento, que vai marcara a abertura oficial da competição, atraindo as atenções para a cidade. “Porque esse jogo de sábado (11 de maio) é muito importante para a rodada, porque ele é o único jogo da Confederação Brasileira de Futsal no Brasil. É o jogo de abertura do campeonato. Mariana, além de ser a sede do Cruzeiro, fica sendo sede da abertura oficial do campeonato”, destacou Gomides.

Investimento da Prefeitura na Arena Mariana e na parceria com o Cruzeiro Futsal

“[Estão sendo utilizados] recursos da Prefeitura, é um patrimônio da Prefeitura, um patrimônio estruturador no que se refere à questão esportiva, e agora podemos dizer que é um patrimônio do Estado de Minas Gerais. Porque o Cruzeiro Futsal tem esse aspecto, ele vai ser o grande time de futsal de Minas na Liga Nacional. Claro que temos o América na Liga Nacional, mas o Cruzeiro vem com um projeto muito forte no futsal nacional. E essa manutenção tem que ser perene e constante. A gente pretende manter uma equipe constantemente presente, dando manutenção em tempo real aqui na Arena”, afirmou Celso Cota.

De acordo com o Prefeito Municipal, a estimativa inicial era de R$2 milhões, mas o detalhamento da planilha de custos mostrou a possibilidade de redução do valor a ser empregado. “Olha, nós tínhamos, no início, quando chegamos à Prefeitura, tínhamos um projeto de recuperação da Arena que estava na casa dos dois milhões e meio. Nós vamos investir aqui algo em torno de um milhão e meio na recuperação total da arena. Entre um milhão e meio, e um milhão e setecentos. Mas, de toda forma, teríamos que fazer, não pode deixar um equipamento público desse deteriorar como estava deteriorado”, informou.

Em relação ao repasse aprovado pela Câmara Municipal, em reunião realizada na última quinta-feira (25), Celso Cota destacou que se trata de uma parcela do investimento total previsto para o projeto. “Esse é um aporte para que o evento pudesse ter vindo para a Mariana. Mas a proposta do Cruzeiro é que ele possa ser autossustentável, ou seja, que o município, a partir do ano que vem, não tenha que aportar mais nenhum recurso. Ele [Cruzeiro] vai captar esse recurso. Então, o que nós fizemos, esse ano, é fazer um aporte para dar garantia para que o projeto pudesse acontecer. Não é um projeto de 350 mil, é um projeto de um milhão e meio”.

Celso Cota adiantou, à Agência Primaz, que a complementação do volume de recursos necessários já está seno providenciada junto a patrocinadores. “Parte desse recurso já está sendo aportado numa negociação com uma mineradora, que eu acredito que eu já posso até citar, que é a Cedro Mineração que vai entrar esse ano ainda com um milhão de reais para que o Cruzeiro possa desenvolver o seu projeto. A Cedro é de Mariana, então não tem nenhuma razão da gente deixar de entender que o ganho é muito grande para a cidade de Mariana. O projeto é muito maior do que os 350 mil, financeiramente falando”.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2

Questão legal da parceria e benefícios para Mariana

Essa questão legal passou toda pela Procuradoria do município. Está com parecer [favorável] da procuradoria do município e o parecer, para nós é muito claro. Então, eu acredito que o município está agindo de acordo com a sua responsabilidade legal”, retrucou Celso, em relação às críticas levantadas na Câmara.

Além disso, destacou o prefeito, a questão do chamamento público, não é pertinente: “Dizem que deveria ser feito um chamamento público para fazer parceria com o Cruzeiro Futsal. Mas a parceria só poderia ser com o Cruzeiro Futsal, que apresentou um projeto para o município há cinco meses atrás. E existia concorrência de várias grandes cidades do estado de Minas Gerais.

Para o Chefe do Executivo, o estabelecimento da parceria “ajuda o município a desenvolver uma categoria esportiva, que é o futsal, que já é forte aqui no município de Mariana”, além de ter na área de turismo, criando grande visibilidade para Mariana. “Basta ver que, a partir do dia 11 de maio, o que vai acontecer nessa arena aqui, com grande mídia acompanhando, a mídia local, a mídia estadual e a mídia nacional acompanhando aqui, e levando a imagem e o nome de Mariana aí para todos os cantos. E eu acho que tem a pegada também no turismo esportivo muito grande”, ressaltou.

Cronograma apertado

Eu estou fazendo aqui uma vistoria da obra e estou muito feliz, porque o cronograma nosso, apesar de apertado, ele vai se cumprir, e no dia 11 de maio nós vamos estar aqui com a casa totalmente preparada para receber o Cruzeiro”, declarou Celso Cota à reportagem da Agência Primaz.

A necessidade de concluir as obras a tempo de permitir a abertura da competição na primeira quinzena de maio, fez com que o piso da quadra esteja sendo feito em concreto, para posterior instalação de uma espécie de piso emborrachado, específico para a prática do esporte.

Cronograma da reforma da Arena Mariana prevê entrega da obra na véspera do jogo inaugural do Campeonato Brasileiro de Futsal
Cronograma da reforma da Arena Mariana prevê entrega da obra na véspera do jogo inaugural do Campeonato Brasileiro de Futsal – Foto: Reprodução

A ideia é a gente conseguir um piso que é, na verdade, um piso removível do futsal, que é uma lona emborrachada, que existe com a marcação de futsal, que até a confederação de basquete tem, a confederação de handebol tem, mas aqui a gente vai precisar, porque a quadra precisa ser polidesportiva, até em respeito às outras modalidades”, informou o secretário de Esportes.

Em função do prazo curto para a reforma, Gomides informou que não vai haver possibilidade de realizar um jogo teste ou um evento de apresentação do Cruzeiro Futsal. “Na verdade, a ideia era fazer um jogo teste, fazer um jogo aqui na cidade, mas a gente não tem o equipamento. Diferente do que foi falado aí, que talvez fosse trazer o futebol feminino ‘pra’ cidade em 2021, mas a gente sabe que o equipamento esportivo da cidade de Mariana não comporta isso. No caso do jogo teste, a gente não tem quadra com arquibancada para fazer um jogo teste desse, então a gente não conseguiu fazer essa experiência de apresentação, trazer o Raposão, ou trazer a diretoria do Cruzeiro, para poder fazer essa apresentação prévia”.

Garantia de realização dos jogos do Cruzeiro Futsal em Mariana

Lucas Motta, diretor do Cruzeiro Futsal, acompanhou Celso Cota e Gustavo Gomides na vistoria realizada na última sexta-feira (26) na Arena Mariana
Lucas Motta, diretor do Cruzeiro Futsal, acompanhou Celso Cota e Gustavo Gomides na vistoria realizada na última sexta-feira (26) – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Em princípio, o que acontece com o projeto do Cruzeiro é que ele já está com a equipe montada há mais tempo, e já está havendo os treinamentos, e é claro que o Cruzeiro não podia esperar Mariana acontecer [aprovar a parceria] para que o projeto dele tivesse andamento. Então, naturalmente, isso vai acontecendo. O primeiro ano é um ano de adequação, acredito que, na medida que for passando, a partir do ano que vem, avancemos mais com este projeto”, declarou Celso Cota à reportagem da Agência Primaz, ressaltando que “a proposta do Cruzeiro, em Mariana, é que ele tenha atividade junto à categoria de base”.

Em relação ao fato de o Cruzeiro Futsal ter indicado o Mineirinho também com um possível local de realização de seus jogos como mandante, o prefeito se mostrou tranquilo, atribuindo o fato a uma simples apenas do regulamento do campeonato. “Todo time, quando se inscreve em uma liga como esta, tem que colocar dois endereços. Isso aí é questão legal para poder estar na Liga Nacional. É parte do regulamento e aí está inserido o Mineirinho, né? Mas os jogos serão praticamente todos eles aqui na Arena de Mariana. Eu tenho quase certeza que praticamente 90% dos jogos serão aqui em Mariana”, assegurou.

Utilização da Arena Mariana para eventos esportivos locais

Tanto Celso Cota quanto Gustavo Gomides ressaltaram que a Arena Mariana não vai ficar exclusivamente para utilização do Cruzeiro Futsal. “É bom deixar muito claro que, além dela [Arena Mariana] sediar o futsal do Cruzeiro, seus jogos serão todos mandados aqui, com certeza vai haver algum tipo de treinamento aqui também. Mas ela continua sendo utilizada também dentro de um calendário esportivo de Mariana, tem outras atividades que serão desenvolvidas aqui”, garantiu o prefeito.

De acordo com Gustavo Gomides, mesmo com a exigência inicial, em termos de marcação exclusiva da quadra para o futsal, isso não vai inviabilizar a utilização da Arena Mariana pelas associações esportivas locais. “Com relação à demarcação da quadra, a TV não faz transmissão em quadra polidesportiva. Tem que ser uma quadra com marcação específica de futsal. Mas a gente também já está em tratativa com as associações de Mariana, para que os outros esportes, como handebol, basquete e voleibol, voltem ‘pra’ casa do esporte”, afirmou o secretário, assegurando que as atividades locais vão continuar, de segunda a sexta-feira, a princípio fazendo a marcação específica com fita, “até a gente conseguir fazer a marcação definitiva, em 2025”.

Banner Anuncie aqui versão 1