- Ouro Preto
Partido Republicanos lança pré-candidatura de Duarte Júnior
Intenção do atual Deputado Federal, de concorrer à Prefeitura de Ouro Preto, havia sido anunciada à Agência Primaz em abril
O quadro político de Ouro Preto, com vistas à eleição municipal de outubro, começa a tomar contornos mais claros com a realização de eventos de lançamento de pré-candidaturas à Prefeitura Municipal. Depois de Júlio Pimenta e Angelo Oswaldo – o primeiro ainda em março, e o segundo, nessa quarta-feira (08) –, Duarte Júnior vai apresentar seu nome aos ouro-pretanos no dia 20.
*** Continua depois da publicidade ***
Lançamento oficial da pré-candidatura
Em entrevista concedida à Agência Primaz no mês de abril, Duarte Júnior afirmou: “cada vez mais, eu estou inclinado a disputar as eleições de Ouro Preto”, assegurando que, ainda em maio se posicionaria quanto à possibilidade de concorrer ao Executivo de Ouro Preto. “Mas eu preciso conversar com o partido, eu preciso conversar com as minhas principais lideranças para entender qual suporte eu vou ter, como o quadro realmente se desenha. Porque hoje você trabalha com pesquisas”, ressaltou.
Em consonância com essa declaração, a reportagem da Agência Primaz teve acesso à informação que o pré-lançamento da candidatura de Duarte Júnior à Prefeitura de Ouro Preto, em evento marcado para as 19h do dia 20 de maio, no Clube XV de Novembro (Rua Santa Efigênia nº26, bairro Antônio Dias.
Embora não tenham sido informados detalhes sobre nomes que prestigiariam o lançamento da pré-candidatura, assim como possíveis alianças para a eleição majoritária, na mencionada entrevista Duarte Júnior havia anunciado que o partido Republicanos participaria da eleição de outubro com chapa completa de candidatos e candidatas à Câmara Municipal de Ouro Preto.
Com o lançamento de Duarte Júnior, a Região dos Inconfidentes pode vir a presenciar uma eleição com dois irmãos disputando o Poder Executivo em Ouro Preto e Mariana, uma vez que, ainda que não tenha feito o lançamento oficial, Juliano Duarte (PSB) já anunciou sua intenção de concorrer à Prefeitura de Mariana, amparado em uma coligação com mais cinco partidos.
Ver mais reportagens da Editoria Política
Novos vereadores: conheça Ítalo de Majelinha
Candidatas recebem só 12% dos votos para a Câmara de Mariana
Por que Mariana não elegeu nenhuma mulher como vereadora?
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Trajetória política de Duarte Júnior
Filiado ao PL, em 2000, aos 19 anos, Duarte Júnior tornou-se o vereador mais jovem do país,. Na eleição municipal seguinte (2004) lançou sua candidatura a vice-prefeito, pelo PRTB, tendo João ramos como cabeça de chapa. Na ocasião, o atual prefeito de Mariana, Celso Cota Neto foi o vencedor do pleito.
Em 2008 Duarte Júnior concorre novamente ao Executivo marianense, pelo PPS, mas é derrotado por Roque Camêllo, que teve o apoio de Celso Cota, mas alia-se a este último em 2012, elegendo-se vice-prefeito de Mariana.
Com o afastamento de Celso Cota, assume a administração municipal em 2015, reelegendo-se, em 2016, na companhia de Newton Godoy, com a expressiva marca de 74,24% dos votos válidos.
Seu governo ficou marcado por duas grandes crises: o rompimento da barragem de fundão, em novembro de 2016, e a pandemia da Covid-19, a partir de 2020.
Nesse mesmo ano, lançou a chapa integrada por Newton Godoy e Tenente Freitas à Prefeitura de Mariana, sendo novamente derrotado por Celso Cota que, entretanto, só assumiu o cargo em agosto de 2023.
Na eleição de 2022, Duarte Júnior lançou sua candidatura a Deputado Federal pelo PSC, conseguindo a primeira suplência do partido e, em fevereiro de 2024, passou a substituir Euclydes Petersen na Câmara dos Deputados.