Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 4 de julho de 2024

Espaço Maker busca estimular a criatividade em Mariana

Iniciativa foi inaugurada em Mariana no dia 24 de abril, com instalações no CRIA e no clube Osquindô (Passagem de Mariana)

O Espaço Maker está localizado no CRIA, em Mariana
O Espaço Maker está localizado no CRIA, em Mariana - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

O Laboratório Little Maker é uma iniciativa do Observatório Jovem, em parceria com a empresa Little Maker. O objetivo do programa é prover todos os meios e materiais necessários para que os alunos assumam uma posição ativa na construção do seu aprendizado. Dentro deste programa existe o Espaço Maker (espaço de fazer), destinado a criar uma ambientação favorável para alimentar a criatividade das crianças e adolescentes. Em Mariana, o Espaço Maker foi inaugurado no dia 24 de abril deste ano no Centro de Referência à Criança e ao Adolescente (CRIA).

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

Como surge o Espaço Maker

O espaço, padronizado, é concebido para estimular os alunos a serem criativos
O espaço, padronizado, é concebido para estimular os alunos a serem criativos - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

O projeto é uma iniciativa do Clube Osquindô em parceria com o Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA), através do Observatório Jovem, que surge em 2012, e tem como principal objetivo fomentar espaços criativos de leitura, arte e cultura com ações baseadas nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em 2022, o Observatório Jovem inicia a edição “Mão na Massa”, com apoio do Itaú Social, que traz a iniciativa de desenvolver, implementar e compartilhar tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira.

Ver mais reportagens da Editoria Educação

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

O espaço Maker surge justamente da parceria entre o Observatório Jovem “Mão na Massa” e a empresa Little Maker, que tem atuações em diversas instituições no Brasil, trazendo um ambiente padronizado que busca transmitir mensagens de valorização da criatividade, trabalho em equipe, aprendizado, criação e compartilhamento, entre outros.

O espaço Maker utiliza métodos padronizados de ensino e em correlação com a BNCC
O espaço Maker utiliza métodos padronizados de ensino e em correlação com a BNCC - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Funcionamento do Espaço Maker

No Espaço Maker os alunos têm acesso a diversas tecnologias de ponta
No Espaço Maker os alunos têm acesso a diversas tecnologias de ponta - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

O Espaço Maker é um ambiente que mistura tecnologia e ferramentas refinadas com materiais comuns do dia a dia, como produtos recicláveis, por exemplo. Em Mariana, no CRIA, o espaço se propõe a desenvolver o programa “Maker Inovador”, destinado a alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). A partir do conceito de “micromundos”, baseados em assuntos relacionados à vivência prática e escolar, os alunos são incluídos na temática de forma gradual, através de discussões, reflexões e trabalho em equipe.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2

Ao final do processo, que tem duração média de 8 aulas, são desenvolvidos projetos que percorrem uma trajetória composta por pesquisa (imersão e estudo); problematização (estudo do ambiente e persona); planejamento (levantamento de ideias, plano de projeto, mapa de necessidades); aquisição (habilidade e conhecimento e reunião de equipe); adversidade (organização); prototipação (construção, reunião de equipe, compartilhamento); apresentação (mapa processual) e reflexão (conexões), sob supervisão e avaliação por monitores.

Têm vários temas que a gente trabalha e, em cima desses temas, eles fazem as pesquisas, eles compartilham entre si o que acharam de curiosidade. Enfim, aí tem a problematização, a gente coloca um levantamento de ideias. Normalmente é um projeto para atender uma necessidade daquele ambiente que a gente ‘tá’ fazendo, aí eles têm que fazer a aquisição do material”, explica Euler Martins, monitor do CRIA.

Euler Martins é monitor do CRIA e atua no Espaço Maker
Euler Martins é monitor do CRIA e atua no Espaço Maker - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Em Mariana, os alunos que participam do Maker Inovador são os que estão inseridos em programas do CRIA, com aulas duas vezes por semana, às terças e quintas. Entretanto, o monitor Euler Martins, explica que pode haver uma abertura para outros programas da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC e até mesmo para a população geral no futuro:

A sala foi inaugurada agora, então a gente está num processo de organização ainda das ideias, mas é isso: a gente pretende atender todos os usuários”, esclareceu Euler. Além do espaço Maker, também foi inaugurada, no CRIA, a Laboroteca, enquanto no Clube Osquindô, em Passagem de Mariana, foi implantada uma extensão da Little Maker, com o trabalho “Maker Criativo”, destinado a alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 4º ano)

Eu acho que a questão socioambiental, que é a questão do material reciclável com o uso de tecnologia, pode agregar bastante o conhecimento e as novas formas de lidar com o mundo, né? Eu acredito que é interessante para quem está descobrindo agora”, afirma o monitor, ressaltando que o espaço Maker tem grande importância não só para os alunos, mas também para o município de Mariana. “Por exemplo, existem profissionais que estão trabalhando agora com impressoras 3D, então aqui também é uma oportunidade até de adquirir um conhecimento que eles vão usar futuramente. Reforçar a importância da sala aqui não só para CRIA, mas para a Mariana inteira”, finaliza Euler.

Banner Anuncie aqui versão 1