Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 6 de julho de 2024

Missão cumprida! Chegou a hora de partir!

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda”. (Timóteo 4:7-8)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

2024-05-15_Missão Cumprida

Ouça o áudio de "Missão cumprida! Chegou a hora de partir!", de Júlio Vasconcelos:

“Minha missão está cumprida! Chegou a hora de partir!”, estas foram umas das últimas frases que ouvi da minha esposa em meus braços, em um leito de Unidade de Tratamento Intensivo, antes que ela partisse para os Braços do Pai. Uma dor lancinante atingiu meu peito e eu pensei, naquele momento, que meu mundo tinha acabado. Só depois de algum tempo fui entender o significado daquilo tudo! …

Ana Cláudia Quintana Arantes, médica e escritora, especialista em Cuidados Paliativos no seu livro “A morte é um dia que vale a pena viver”, deixou-me várias lições nos meus estudos psicanalíticos sobre Perdas e Luto, que muito me ajudaram no meu processo de ressignificação. Uma dessas lições foi com a frase “Saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente o que ganhou um dia”. Vale a pena refletir!

“Saber perder”: aprendi que todos os dias estamos perdendo alguma coisa ou alguém, algumas que nos são menos valiosas, outras imprescindíveis. Um celular, um objeto preferido, um emprego, um animal de estimação, um amigo, um irmão, um pai, uma mãe, um filho, um esposo, uma esposa! …

Aprendi que não importa quem você perdeu, importa sim o que você irá fazer da sua vida depois que você perdeu! Se você desistir, a batalha está perdida; se você arregaçar as mangas e, apesar da imensa dor, seguir em frente, a vida, com certeza, voltará a fazer sentido!  A resposta, por mais difícil que pareça, está dentro de você mesmo!

“A arte de quem conseguiu viver plenamente”: aprendi a refletir diariamente o que é viver plenamente! Aliás, isso faz parte da minha missão de vida estampada em um quadro na parede do meu escritório e que leio todos os dias.

Será que você está realmente conseguindo viver plenamente ao lado das pessoas que você ama? Isso, com certeza, é uma arte!

Aprendi que viver plenamente ao lado da pessoa que você ama significa, de forma inegociável, independentemente das circunstâncias, em primeiro lugar, amar-se a si mesmo como um ser único, feito à imagem e semelhança de um Deus Criador. Significa curtir verdadeiramente estar um com o outro e não perder nenhuma oportunidade nesse sentido. Significa manter sempre um diálogo aberto e sincero, querer o bem do outro, fazer o outro feliz, se doar, ter paciência, respeito, persistência, saber pedir perdão e perdoar e, acima de tudo, transbordar espiritualidade. Se você ainda não consegue colocar isso em prática, muito cuidado por que pode ser que não dê mais tempo! Novamente, a solução está dentro de você mesmo!

“O que ganhou um dia”: aprendi, a duras penas, que quem ganha, um dia, mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra, também perde! Nada é eterno!

Aprendi que tudo que temos ou possuímos pode ser retirado de nós em breve e às vezes, muito mais breve do que esperamos! O que realmente importa é como vivemos, o que fizemos com isso tudo!

Finalmente, surgem no ar algumas últimas perguntas que não querem se calar: você sabe qual a sua Missão de Vida aqui nesse mundão de meu Deus? Caiu de paraquedas e não sabe o que está fazendo aqui e nem para onde vai? Quando chegar a sua hora de partir, poderá dizer, como o Apóstolo Paulo, que combateu o bom combate e que a sua missão está cumprida, como eu ouvi ao lado da minha esposa? 

Vale lembrar o belíssimo pensamento atribuído ao inesquecível Charlie Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. 

Quem tem ouvidos, que ouça!

Se você quiser conversar sobre o assunto, faça contato comigo:

Júlio César Vasconcelos – Psicanalista, Especialista em Perdas e Luto. (31)99345-0515 – WhatsApp. E-mail: jcesarvasconcelos@yahoo.com.br

Júlio Vasconcelos
Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas
***

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Banner Anuncie aqui, versão 6
Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos