Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Mariana: Grande Público acompanha shows do Festival da Vida

Relembre as apresentações que marcaram a edição deste ano na Praça da Sé

Entre os shows do Festival da Vida, a apresentação de Xamã foi a que atraiu maior número de pessoas, na maioria jovens
Público do show do rapper Xamã, que se apresentou no último sábado (11) - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Os principais shows do Festival da Vida, edição 2024, aconteceram a partir da quinta-feira (9), quando Ivan Barreto e Luana Camarah, participantes do The Voice Brasil subiram ao palco. Na sexta (10), o Padre Fábio de Mello emendou uma trilha diversa de músicas católicas, forró e samba, sendo antecedido por Dunga. No sábado (11), o show ficou por conta do rapper carioca, Xamã, que atraiu bastante o público jovem e animou a noite com rap, funk, rock e pop. Os artistas Ivan Barreto, Luana Camarah e Xamã falaram com a imprensa sobre suas apresentações na Primaz de Minas e a participação em um festival que propõe a diversidade de atrações e públicos.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

Ivan Barreto e Luana Camarah abriram os shows do Festival da Vida

A abertura dos grandes shows do Festival da Vida foi feita pela dupla Ivan Barreto e Luana Camarah
Dupla se encontrou no palco da última edição do The Voice. Foto: João B. N. Gonçalves/Jornal O Espeto

Ivan Barreto, vencedor do The Voice 2023, e Luana Camarah, semifinalista em 2013, fizeram um show animado com músicas populares de diversos gêneros brasileiros. Em conversa com a imprensa, os artistas falaram sobre como estavam as expectativas para a apresentação em Mariana.

’Pra’ gente ‘tá’ sendo um grande prazer estar aqui com vocês. É minha primeira vez em Mariana, e Minas sempre me recebe muito bem. É minha primeira vez com o Ivan no palco também. A gente ‘tá´ superanimado para fazer essa parceria juntos e tocar para o pessoal de Mariana”, declarou Luana Camarah

Ivan Barreto destacou as belezas de Mariana e o convite feito para a parceria com Luana Camarah. Os dois se encontraram nos palcos do The Voice, no ano passado, quando a cantora retornou ao programa apostando em um repertório diferente do rock, trazendo uma homenagem à cantora Marília Mendonça.

Ver mais publicações da Editoria Cultura

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

A gente fez um convite ‘pra’ ela ‘tá’ junto. Sou superfã da Luana, tem uma voz incrível, uma personalidade maravilhosa, né? Gente boa pra caramba. (…) Então, isso aqui é ‘pra’ agora e ‘pro’ que der e vier ‘pros’ próximos, né? Somar talento, somar amizade, amor, carinho, só levar alegria, né? Isso aqui ‘tá’ sendo maravilhoso, a gente tem compartilhado muita coisa boa junto e isso, obviamente, transborda no palco. E as pessoas recebem tudo isso, essa amizade, esse amor, esse carinho que a gente tem um pelo outro”, emendou Ivan Barreto.

Ivan Valente revelou sua satisfação em participar dos shows do Festival da Vida
Ivan Barreto foi o vencedor do The Voice Brasil 2023 - Foto: João B.N. Gonçalves/Jornal O Espeto

Luana também celebrou a parceria formada e falou sobre sua segunda participação no The Voice, trazendo um pouco mais do Brasil dez anos depois, apostando no sertanejo e se sentindo mais confiante, mesmo não sendo seu nicho principal. “No primeiro The Voice eu fui um pouco mais incisiva no meu nicho, que é o pop rock e rock. Esses 10 anos [de intervalo entre as participações no programa] serviram muito ‘pra’ mim, ‘pra’ eu aprender um pouco sobre a música brasileira, sabe? Tentei me aprofundar um pouco mais sobre a música brasileira, porque o meu nicho sempre foi mais pop rock e tende a pesar um pouco mais ‘pra’ músicas americanas. Aí eu brinco: no primeiro The Voice eu fiz o povo bater a cabeça, no segundo eu fiz o povo arrastar o chifre, porque eu só cantei sertanejo”, brincou a cantora.

Padre Fábio de Melo

Jovens eram minoria na plateia do show de Padre Fábio de Melo
Jovens eram minoria na plateia do show de Padre Fábio de Melo - Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

O show do Padre Fábio de Mello foi marcado por grandes clássicos da música católica e gospel, além de canções do rock brasileiro, forró e samba. Durante as canções o padre também abençoava a plateia e trazia orações e reflexões, buscando contato com o público.

Mesmo com vários apelos, a equipe do Padre Fábio de Melo não permitiu que a mídia local tivesse acesso ao palco e ao camarim, impossibilitando a realização de entrevista com o artista.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5

Show de Xamã incluiu músicas de diversos gêneros

O rapper Xamã atraiu o maior público entre os shows do Festival da Vida
O rapper Xamã atraiu o maior público entre os shows do Festival da Vida - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

O rapper carioca atraiu um público expressivo e jovem para seu show. Com um repertório diversificado, Xamã misturou vários elementos da música brasileira com rock, funk, sertanejo e rap. O cantor e poeta, que iniciou sua carreira nas batalhas de rima, também aproveitou o momento para exaltar a cultura periférica. Antes do show do cantor, a Batalha das Gerais fez uma apresentação especial no Festival da Vida.

Em coletiva de imprensa, o cantor falou sobre a presença em um evento com line-up tão diverso que exalta a participação do maior público possível.

Acho que sou um músico indígena de rua, pela forma como eu escrevo minhas músicas, né? Se você reparar, nunca é sobre um assunto só. A música urbana, ela passa por todas as casas, todos os ouvidos, todas as ruas. Então, eu acredito que as pessoas que escutam o Xamã possam estar ouvindo o Padre Fábio de Melo também. Eu acho que a música é muito popular aqui no Brasil, a gente gosta de música, de arte, a gente consome muito e nada muito segmentado assim, né? Toda hora chega uma música nova no seu feed é bacana ter essa mistura. A gente é Brasil, é uma mistura, pode ser diferente”, afirmou.

Em um momento de descontração, um repórter lembrou que uma das frases mais famosas nas músicas do artista era o pedido para abaixar o preço da passagem de ônibus e questionou o rapper como seria adaptação para Mariana com o programa Tarifa Zero. “Ia ter que poetizar outra coisa. Queria que o Rio fosse como Mariana. No início eu falava muito sobre as passagens porque eu morava longe, em Sepetiba. Até chegar nas batalhas que eram maneiras, era longe. Eu e Major, a gente saía e eram duas horas de ônibus para poder chegar no lugar. Se a gente estivesse em Mariana era mais fácil”, reconheceu o rapper.

Não prevista na programação dos shows do Festival da Vida, representantes da Batalha das Gerais antecederam a apresentação de Xamã
Representantes da Batalha das Gerais se apresentaram antes do show do Xamã - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz
Banner Anuncie aqui, versão