- Mariana
Grupo Galpão encanta público de todas as idades em Mariana
A Fanfarra de Santa Rita Durão também marcou presença na abertura do “Projeto Encontro” na última sexta-feira (24)
A abertura do “Projeto Encontro” na Praça da Sé, na última sexta-feira (24), emocionou e divertiu o público com a apresentação do espetáculo “De Tempo Somos” do Grupo Galpão. O teatro musical intercalou momentos de comédia, drama e reflexão, com uma apresentação visual e musicalmente bonita que prende a atenção dos espectadores de diversas idades. A Fanfarra de Santa Rita Durão também se apresentou durante a abertura, trazendo um repertório que misturava o clássico e moderno e propondo brincadeiras com o público.
*** Continua depois da publicidade ***
Grupo Galpão
Luzes, fumaça, roupas divertidas e grande variedade de instrumentos, estilos musicais e letras atraíram um público diverso para a Praça da Sé na noite de sexta-feira. O elenco, também diversificado, alternou momentos coletivos e individuais para trazer histórias e canções que se misturam e entretêm o público em uma jornada divertida e emocionante.
Era notável a atenção e o envolvimento de adultos, crianças e idosos com o espetáculo. Os atores ocupavam todo o palco e dedicavam atenção para todos os cantos, conversando e interagindo com o público em convite para participar ativamente do teatro musical, cantando, dançando e batendo palmas.
Ver mais reportagens da Editoria Cultura
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Associação das Cidades Históricas lança livro em Mariana
Minas lança rotas do Queijo da Canastra e do Serro no Festuris
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
“De Tempo Somos”, reúne 25 músicas do repertório do grupo, mesclando montagens antigas e trabalhos recentes, incluindo textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. Lydia Del Picchia e Simone Ordones são as diretoras do espetáculo que tem como objetivo desafiar os atores a se reinventarem em cena e se aproximarem ainda mais do público, inclusive com músicas dedicadas a personagens que conheceram nas plateias ao longo dos anos de estrada.
Não é a primeira vez que o Grupo Galpão se apresenta em Mariana e região. Em julho de 2023, o grupo esteve presente no Festival de Inverno em Ouro Preto para a apresentação do mesmo sarau na Praça Tiradentes.
*** Continua depois da publicidade ***
Para Simone Ordones, foi ainda mais interessante retornar à região como participante do “Projeto Encontro”. “Eu acho muito bonito esse evento, porque é um evento que está também ligado à literatura, à ecologia, né? Um projeto lindo e a gente se sentiu muito honrado de participar desse projeto, [porque] a gente ‘tava’ com saudade das praças e, aqui em Mariana, tinha muito tempo que a gente não voltava, né?”, relembrando que a Praça da Sé já foi palco dos espetáculos “Till”, “Um Moilière Imaginário” e “Gigantes da Montanha”:
“É uma praça que a gente tem um afeto por ela, né? É uma alegria encontrar com o público e foi uma concentração do público, um respeito com o espetáculo, um carinho com a gente, que a gente volta para casa vitaminados, fortificados com a arte e o coração quente”, acrescentou.
Fanfarra de Santa Rita Durão
Antes da apresentação do Grupo Galpão, a Fanfarra de Santa Rita Durão animou o público com um repertório que misturava o clássico e o moderno, juntamente com brincadeiras com a plateia. O Regente Maestro, Maicon Juliano, destacou a importância da Fanfarra para a história de Mariana. “A gente desenvolve estratégias metodológicas, para que eles possam se empenhar, a gente tenta trazer um repertório mais atualizado, né? E a gente preza muito a questão do trabalho em equipe, tenta valorizar o máximo possível a união deles para que eles não percam esse Patrimônio. Sempre tem o apoio da comunidade que é o mais importante”.