Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 6 de julho de 2024

Celso Cota desiste de candidatura à Prefeitura de Mariana

Carta aberta e depoimento em vídeo divulgados nesta sexta-feira (07) anunciam a decisão do político por problemas de saúde

Eleito em 2020, Celso Cota só conseguiu assumir a Prefeitura de Mariana em agosto de 2023
Eleito em 2020, Celso Cota só conseguiu assumir a Prefeitura de Mariana em agosto de 2023 – Foto: Lui Pereira/Arquivo Agência Primaz

Em carta aberta endereçada à população marianense, e em vídeo divulgado na tarde desta sexta-feira (07), Celso Cota, Prefeito de Mariana, anunciou sua retirada da política, renunciando à sua pré-candidatura anteriormente anunciada pelo PSDB. No depoimento e na carta, Celso informa que a decisão “é movida por razões de foro íntimo”, confirmando os rumores de que ele estaria com problemas de saúde e revelando ter sido “diagnosticado com princípio de Parkinson”. A decisão do Chefe do Executivo Marianense provoca mais uma reviravolta na conturbada política marianense, afetada por quatro trocas de comando desde 2021.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

Depoimento em vídeo

Olá, minha gente! Esse é um momento muito especial da minha vida que eu quero partilhar com cada um de vocês. Eu quero falar um pouquinho do Celso Cota, ser humano, pai, amigo, pessoa comum, cidadão marianense, e falar com vocês também um pouquinho de Celso Cota, prefeito, cidadão partidário, preocupado com as causas da cidade de Mariana, preocupado com seu estado, com seu país, com nossa gente”, iniciou Celso em seu depoimento em vídeo, com duração de aproximadamente seis minutos, disponível no canal da Agência Primaz no Youtube.

Ver mais reportagens da Editoria Política

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Subtítulo

Confira a íntegra do depoimento, no qual ele relembra sua trajetória na vida pública e finaliza dizendo ter “certeza que estamos deixando um legado, que você [Mariana] continue pujante, crescendo nos pilares da sustentabilidade econômica, social e ambiental, mas sempre com foco na melhoria de vida de cada um de nós”.

Íntegra do depoimento em vídeo:

Olá, minha gente!

Esse é um momento muito especial da minha vida que eu quero partilhar com cada um de vocês.

Eu quero falar um pouquinho do Celso Cota, ser humano, pai, amigo, pessoa comum, cidadão marianense, e falar com vocês também um pouquinho de Celso Cota, prefeito, cidadão partidário, preocupado com as causas da cidade mariana, preocupado com seu estado, com seu país, com nossa gente.

Têm comentado muito pela cidade, principalmente por parte de alguns concorrentes nossos na política, de que eu passo por um momento difícil na minha vida pessoal em relação à minha saúde.

Claro que muitas falas são falas maldosas, pretensiosas, que querem com isso denegrir a nossa capacidade de gestão, coisa que realmente jamais foi abalada. Mas também tem um fundo de verdade.

Eu fui diagnosticado com o princípio de Parkinson. E o Parkinson, ele deixa a gente com uma feição um pouco diferente, uma rigidez facial. Deixa a gente com uma fala um pouco mais lenta.

Mas, graças a Deus, o meu raciocínio continua galopante, criativo! Continua prevalecido a sua capacidade de raciocinar e de agir e de decidir.

Mas é uma verdade. Passo por esse momento que a gente já percebe muitas e muitas pessoas também passando e passo com a mesma dignidade que tantas outras têm passado. Continuo trabalhando e trabalhando forte.

Continuo pai de família, continuo amigo, continuo cidadão do dia a dia.

Mas eu quero falar de vocês também um pouquinho em Celso Cota, Prefeito, cidadão político partidário também, que tem um envolvimento na vida pública de mais ou menos 30 anos corridos.

Fui presidente da Associação Mineira dos Municípios por dois mandatos,

fui presidente da Associação das Cidades Mineradoras de Minas Gerais.

Participei como presidente da Rural Minas, que tem um trabalho muito forte na região norte do estado de Minas Gerais. Participei também da AMAP, uma associação que agrega municípios aqui do nosso entorno, fui Prefeito de Mariana e estou prefeito de Mariana por quatro mandatos.

Sempre contando com a confiança, com o apoio de cada um de vocês, com uma caminhada firme e propositiva. Caminhada sempre embasada em políticas que pudessem valorizar e promover a vida humana aqui na cidade de Mariana.

Tivemos a oportunidade de melhorar o aspecto da própria cidade. Tivemos a oportunidade de deixar marcas na saúde, criamos um programa de Saúde da Família. Praticamente todas as unidades básicas de saúde da cidade M ariana e distrito foram construídas em nosso governo.

Tivemos uma participação muito forte na educação, está aí de volta o tempo integral, praticamente todas as creches também foram construídas em nosso governo, a maioria das escolas…, eu digo que 90% das escolas [se] não foi construída no governo Celso Cota, foi construída no governo João Ramos Filho.

Trabalhamos forte no esporte, trabalhamos em programas sociais, criamos o Cria e Recria Vida, o Grupo Ação. Construímos a Arena, criamos uma estrutura muito forte do esporte, criamos um calendário cultural, Festival da Vida, Natal de Luz. Fortalecemos as nossas festas folclóricas, tive a oportunidade de melhorar a habitação de tantas e tantas famílias.

Minha gente, tudo na vida tem um tempo. Tudo na vida tem o tempo de começar, o tempo de viver e o tempo também de entender que chega um momento que a gente precisa também de encerrar.

Então devido a todas essas questões que eu coloquei em relação a minha saúde, que graças a Deus não tem dificultado e nem me impedido de fazer essa gestão firme que eu estou fazendo, mas é hora de perceber que a gente precisa de um cuidado maior, pessoalmente falando.

Então diante de tudo isso, eu quero dizer a vocês que não disputarei as eleições em 2024, mas continuo prefeito até dia 31 de dezembro de 2024.

E continuo comprometido com aquilo que me fez ir até a porta de cada um de vocês, que é o sentimento de amor a esse povo, a essa gente, a essa cidade.

Eu quero encerrar agradecendo a Deus, agradecendo à família, minha mãe, meu pai que se foi, meus irmãos, agradecendo a minha esposa, esse grande pilar da minha vida, agradecendo aos meus filhos, meus irmãos, minha nora, meus netos.

Um agradecimento especial a cada um de vocês que eu chamo de amigo, que eu chamo de amiga, que eu chamo de maninho, de compadre, de comadre. Vocês que me ajudaram a percorrer essa estrada tão bacana, tão linda, que vai ficar eternamente na minha memória.

Nossa querida Mariana, na certeza que estamos deixando um legado, que você continue pujante, crescendo nos pilares da sustentabilidade econômica, social e ambiental, mas sempre com foco na melhoria de vida de cada um de nós.

Um grande abraço, o trabalho forte continua.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5

Carta aberta de Celso Cota à população marianense

Em linguagem ligeiramente mais formal, a carta aberta do prefeito de Mariana repete praticamente a fala do depoimento em vídeo, revelando acreditar “que “que é tempo de passar o bastão para novas lideranças que, espero, continuarão a trabalhar com o mesmo fervor e compromisso com o bem-estar de todos”, sem dar qualquer pista de quem seriam essas novas lideranças, já que sua pré-candidatura estava posta, mesmo sem a confirmação de Cristiano Vilas Boas (PT) como seu companheiro de chapa.

Em abril, Celso Cota anunciou sua filiação ao PSDB, juntamente com nove dos atuais 15 vereadores
Em abril, Celso Cota anunciou sua filiação ao PSDB, juntamente com nove dos atuais 15 vereadores – Foto: Reprodução

Ficam agora os questionamentos de quem poderia preencher a lacuna de liderança representada por Celso Cota, uma vez que foi ele o construtor de uma ampla aliança, inicialmente chamada de Chapão do PMDB, composta por nove vereadores, que depois migraram, também em bloco, para o PSDB, a quem se juntaram os ex-vereadores Bruno Mol e Gerson Cunha.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 4

Confira a íntegra da carta aberta de Celso Cota

Queridas e queridos marianenses,

É com um misto de sentimentos que escrevo esta carta para comunicar que, após quase 30 anos dedicados à vida pública, decidi não concorrer nas próximas eleições. Esta decisão, embora difícil, é movida por razões de foro íntimo, pelo que peço a compreensão de todos.

Desde o início de minha trajetória política, sempre estive comprometido em servir ao nosso povo com integridade, dedicação e um profundo desejo de contribuir para a melhoria das condições de vida de cada um de vocês. Juntos, enfrentamos desafios e celebramos conquistas e, a cada passo do caminho, foi guiado pelo anseio de ver nossa comunidade prosperar.

Seja como prefeito da nossa querida Mariana ou como Presidente da Associação Mineira dos Municípios – AMM, da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais – AMIG ou da Fundação RURALMINAS, sempre trabalhei visando ao bem-estar da população. Quero expressar minha mais profunda gratidão por cada voto de confiança que recebi ao longo dos anos. Foram esses votos que me deram a força e a coragem para lutar por políticas públicas justas e eficazes.

Agradeço, primeiramente, a Deus por me dar a oportunidade de tanto fazer à cidade de Mariana e seu povo. À minha querida família, especialmente, meus pais, meus irmãos, minha esposa, meus filhos e netos, a minha eterna gratidão pelo amor e apoio incondicionais em todos os momentos dessa longa, difícil e gratificante caminhada. Por fim, de forma muito carinhosa, agradeço a todos os amigos e companheiros de caminhada, que abraçaram a causa e me deram suporte para trabalhar. Também agradeço aos colegas, colaboradores e cidadãos que estiveram ao meu lado, sem os quais, os sucessos alcançados não seriam possíveis.

Ao olhar para trás, sinto um imenso orgulho do que conseguimos juntos. No entanto, acredito que é tempo de passar o bastão para novas lideranças que, espero, continuarão a trabalhar com o mesmo fervor e compromisso com o bem-estar de todos. Encerro este capítulo da minha vida com muitas lembranças valiosas e a certeza de que fiz o meu melhor a cada dia. Mesmo fora da arena política, como marianense apaixonado que sou, continuarei a apoiar as causas em que acredito e contribuir para o crescimento da nossa cidade.

Com a seriedade e o comprometimento de sempre, seguirei à frente da Prefeitura até o final deste ano de 2024, cumprindo o mandato vigente, na certeza de que entregarei a Administração do Município e a nossa amada Mariana com avanços em diversas áreas e melhoria da qualidade de vida da população. Muito obrigado por tudo. Que possamos seguir em frente com esperança e determinação para enfrentarmos os desafios futuros.

Com respeito e gratidão, um fraterno abraço,

Celso Cota

Prefeito Municipal de Mariana

Banner Anuncie aqui, versão 3