Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Queda de árvore suscita discussão sobre cuidado com o Jardim

Apesar de nenhum dano material ou feridos, queda de tronco de Angico Branco, com aproximadamente 10 metros traz à tona discussões sobre fiscalização e políticas de conservação da vegetação da Praça Gomes Freire (Jardim)

Queda de tronco da árvore nativa Angico Branco, com aproximadamente 10 metros de altura, ocorreu no Jardim, na tarde da última sexta-feira
Queda de tronco da árvore nativa Angico Branco, com aproximadamente 10 metros de altura, ocorreu no Jardim, na tarde da última sexta-feira – Foto: Reprodução

Na tarde da última quinta-feira (13), um tronco de aproximadamente 10 metros de uma árvore da espécie nativa Angico Branco caiu na Praça Gomes Freire (Jardim). Segundo Felipe Patoilo, engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente, não houve nenhum dano estrutural e nenhum transeunte foi ferido. Para a professora Karina Gomes Barbosa, que estava no local no momento do ocorrido, percebe-se uma falta de cuidado público com o Jardim e a necessidade de uma política de conservação desses espaços históricos. Foi a segunda vez que o Jardim sofreu esse tipo de acidente.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2

Falta de fiscalização e de cuidado com a vegetação do Jardim

Danos causados no Jardim pela queda de um galho do flamboyant, em 2021
Danos causados no Jardim pela queda de um galho do flamboyant, em 2021 - Foto: Lui Pereira/Arquivo Agência Primaz

Não é a primeira vez que uma árvore cai no local. Em 2021, a queda de um tronco de um Flamboyant reacendeu a discussão sobre a reforma do jardim e expôs contradições no processo de elaboração do projeto paisagístico implantado na Praça Gomes Freire. Na ocasião, um banco e um poste foram danificados pela queda.

Ver mais reportagens da Editoria Cidades

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

A queda do tronco de Angico Branco da última semana retoma questões sobre cuidado e fiscalização da vegetação do jardim. Segundo a professora Karina Gomes Barbosa, um casal estava sentado em um banco próximo, no momento do ocorrido. O barulho e a poeira levantada chamaram a atenção de pessoas e de comerciantes, que ligaram para as autoridades. O casal que estava próximo ficou coberto de poeira e saiu rapidamente do local.

Na hora a minha única reação foi assim: caramba, podia ter criança ali. Tanto é que nas fotos que eu faço, que foram feitas logo depois, já tem crianças brincando e crianças ali perto. Sempre que a gente passa tem menino brincando e eu não sei qual seria a velocidade de resposta de uma criança que estivesse sentada ali ou uma pessoa mais velha, que também é bastante comum, né?”, afirmou Karina.

Criança observa o tronco caído no Jardim na última quinta-feira
Criança observa o tronco caído no Jardim na última quinta-feira - Foto: Karina Gomes Barbosa

Karina comentou que permaneceu no jardim durante vinte minutos após a queda do tronco e nenhum agente da administração pública tinha comparecido até então. De acordo com Felipe Patoilo, a equipe de poda que presta serviço à Secretaria de Meio Ambiente prontamente se deslocou até o local e, às 19h do mesmo dia, a praça já estava limpa e liberada.

O engenheiro florestal também afirmou que são realizadas vistorias periódicas para avaliação das condições das árvores e intervenções para mitigação de risco por parte da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente.

Entretanto, para a Karina é notável a falta de políticas que se atentem ao cuidado da vegetação da Praça. “A gente sente uma falta de cuidado, não só com as árvores, mas com o Jardim de modo geral, né? E eu imagino, se o Jardim, que é uma área nobre preservada, tombada, patrimoniada, ponto turístico, ‘tá’ assim, como não ‘tá’ o resto da cidade? E não tem jeito, com essas árvores que são históricas, que são antigas, é preciso ter uma política de cuidado rotineira”, finalizou a professora.

Banner Anuncie aqui versão 1